Página Selecionada

4 cachoeiras e cascatas para conhecer em Santa Catarina

4 cachoeiras e cascatas para conhecer em Santa Catarina

Nem só de mar e piscina se vive um verão, não é mesmo? A natureza também nos presenteia com suas cascatas e cachoeiras que refrescam o corpo, relaxam a mente e nos convidam a momentos de auto cuidado e conhecimento. 

 

Aqui em Santa Catarina, além de nossas belas praias você vai encontrar em meio a florestas e rochas, águas cristalinas e geladas que são um convite a paz e sossego.

Já comentamos em outro post, os benefícios que um bom banho de cachoeira podem trazer ao corpo e a mente, agora vamos apresentar 5 cascatas e cachoeiras na região da Praia do Rosa e Grande Florianópolis, para você aproveitar e se encantar.

 

Cachoeira Costa da Lagoa – Florianópolis

Na capital do estado, cidade com mais de 40 praias, você vai poder fugir das águas salgadas para curtir um passeio de barco ou uma trilha em meio a mata atlântica para chegar à Costa da Lagoa. A escolha vai depender exclusivamente da sua disposição em caminhar por aproximadamente 2 horas ou fazer a travessia de barco que leva cerca de 40 minutos.

A Costa da Lagoa é uma região pequena colonizada por portugueses açorianos, então a arquitetura do lugar também é um atrativo durante a viagem. A trilha até a cachoeira possui placas de fácil visibilidade, visto que a cachoeira é bastante procurada por turistas. 

Ao chegar à cachoeira, você vai se impressionar com seus 8 metros de altura, água doce e represada, formando uma piscina natural. As pedras da queda d’água parecem formar uma linda escadaria, mas atenção: não tentar subir as pedras, são extremamente escorregadia, o indicado é aproveitar mesmo sua piscina.

 

Cachoeira do Jarrão/Cambirella – Praia de Fora – Palhoça

cachoeiras em Santa Catarina

Se você procura por um lugar menos visitado e incomum, a cachoeira do Jarrão pode ser uma boa opção. Esse paraíso está 30km de Florianópolis e 60km da Praia do Rosa, ao pé do Morro Cambirella em Palhoça. 

Chegar a Cachoeira já é uma aventura, porque sua trilha tem início junto a rodovia BR101, então se for de carro é necessário estacionar no Posto Cambirela, km 223, sair a direita do posto e atravessar um pequeno córrego na estrada, ali inicia a trilha. 

O caminho possui indicações na entrada, mas é importante ficar atento, pois como o percurso não possui alto fluxo de pessoas, você pode confundir alguma das bifurcações ao longo do caminho. A sugestão é sempre seguir próximo ao rio, assim fica mais fácil localizar a cachoeira.

Essa cachoeira impressiona por sua vista e sua piscina natural de borda infinita! Do alto do morro é possível visualizar a praia do Pontal até o mar enquanto você aproveita as águas geladas da cachoeira.

 

Cachoeira do Salto do Rio Vermelho – Santo Amaro da Imperatriz

Uma opção mais afastada dos grandes centros é a Cachoeira do Salto do Rio Vermelho fica a  45km da capital. Para chegar lá, você deve pegar a estrada-geral da Vargem do Braço logo após a saída da BR-282 na altura do KM 22. Vai seguir por uma estrada de chão, passar por 3 porteiras até chegar nos limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. 

A trilha tem aproximadamente 2km e possui um certo nível de dificuldade, pois é necessário subir um morro íngreme com 120m de altura e depois descer um desfiladeiro utilizando cordas como apoio. 

Mas tudo vale a pena ao chegar na cachoeira, você estará imerso na natureza, cercado por mata nativa, em uma queda dágua de aproximadamente 12m de altura que resulta uma profunda piscina natural aos seus pés. O percurso pode ser cansativo, mas a chegada é recompensadora.

 

Cascata da Encantada – Paulo Lopes

Por último e não menos importante, se estiver na região da Praia do Rosa e Garopaba, vale a pena pegar a estrada para conhecer essa cascata que, como o nome já diz, é encantada!

O acesso a cascata é fácil, saindo de Garopaba basta dobrar a esquerda a 8km do trevo de entrada da cidade e seguir por uma estrada de chão batido, existem placas pelo caminho que vão te guiar com facilidade até o parque da cascata. 

A cascata está protegida por um parque, com estrutura de camping, cabanas e piscinas. Para acessar a cascata, é preciso pagar uma taxa de R$35,00 para adultos e R$20,00 para crianças. Vale a pena aproveitar um final de semana em família em meio a mata nativa. 

Dentro do parque o acesso à cascata é fácil, tudo guiado por placas e trilhas, as piscinas da cascata ainda contam com 2 trapiches para pulos. Tudo supervisionado por salva-vidas que ficam no local.

 

Agora escolha sua cachoeira e aproveite para relaxar! Depois nos conte como foi sua experiência, vamos adorar saber!

E se você gostou desse post, vai adorar conhecer os benefícios que exercícios aquáticos trazem a saúde.

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

TRILHAS DO ROSA!!!

VAMOS JOGAR!!

BAIXE O E-BOOK!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

PINTEREST CASAMENTOS