Página Selecionada

Energia solar, uma alternativa sustentável para o seu negócio

No final de 2012, a energia solar no Brasil se tornou uma opção para os consumidores que desejam gerar a sua própria energia, através da instalação e utilização dos chamados sistemas fotovoltaicos conectados à rede (On-Grid).

Desde então, a tecnologia não parou mais de crescer no país e se tornou o objeto de desejo dos brasileiros que querem economizar na conta de luz das suas casas ou empresas. Nos últimos anos, a oferta de incentivos e linhas de financiamento, assim como a queda de preços dos sistemas, acelerou o número de instalações de tal forma que o Brasil já se destaca no cenário internacional.

O benefício da economia com a redução de (possivelmente) quase todo o custo nas contas de energia elétrica é certamente a principal vantagem para todos os consumidores que adquirem um sistema de energia solar no Brasil. Isso porque, através das regras da geração própria de energia, o consumidor que instala um sistema tem a opção de conectá-lo na rede elétrica da distribuidora local e fazer a troca da energia do sistema pela energia consumida da rede. Assim, toda a energia consumida em sua casa ou empresa passa a vir, direta ou indiretamente, do seu sistema, reduzindo em até 95% a conta de energia elétrica que você recebe todo mês.

Os sistemas residenciais, hoje em dia, oferecem um retorno financeiro sob seu investimento muitas vezes acima de investimentos comuns na vida do brasileiro, como fundos de renda fixa, tesouro direto e caderneta de poupança. Com o custo crescente nas tarifas energéticas e a queda no custo da energia solar no Brasil, o investimento para aquisição de um sistema residencial, por exemplo, se paga em média entre 4 a 6 anos. Por outro lado, a tecnologia garante ao seu proprietário uma economia durante pelo menos 25 anos, tempo de vida útil padrão do painel solar (e que pode durar por mais tempo!).

Uma outra vantagem econômica tangível para o proprietário de um sistema solar fotovoltaico residencial, ou até mesmo comercial, é a imediata valorização do imóvel após a instalação.  As vantagens na aquisição de um sistema solar fotovoltaico conectado à rede vão além dos benefícios econômicos e podem variar de acordo com o perfil e expectativa do cliente.

Para clientes com perfil mais comercial, por exemplo, o reconhecimento por uma ação de pioneirismo e a possibilidade de ações de marketing verde acerca do sistema solar e seus benefícios ambientais aumentam ainda mais o apelo pela aquisição do sistema, tornando possível não só o retorno tangível como também o intangível.

É amplamente sabido que as fontes de energias renováveis substituem as fósseis e ajudam a combater um dos principais desafios da humanidade atualmente: as mudanças climáticas. Muitas empresas e organizações carregam essa bandeira entre seus mais importantes valores e demonstram extrema convicção de que a implantação de um sistema solar é um passo importante nesse sentido. Poder, Segurança e Estabilidade também fazem parte dos benefícios da Energia Fotovoltaica.

Uma última, mas não menos importante, vantagem da energia solar no Brasil para os consumidores de energia é o fato de que ela protege contra a inflação do custo da geração elétrica no país, a qual mantém a maioria dos consumidores expostos a aumentos repentinos nas suas respectivas contas. Devido à má administração do nosso governo no setor elétrico, que demora na adoção de novas tecnologias para a diversificação da matriz elétrica nacional, somado a efeitos climáticos que reduzem a produção elétrica e, ainda, os impactos da pandemia do novo coronavírus sobre o setor, os consumidores brasileiros encaram uma inflação energética que irá se estender por muitos anos.

Em um ambiente tão instável do ponto de vista de planejamento e risco, quem paga pelos aumentos de custo e necessidades de melhorias dos sistemas é o próprio consumidor, que depende da distribuidora de sua região e não tem outra escolha senão consumir daquela fonte, daquela maneira e naquele preço.

A partir da instalação de um sistema de energia solar conectado à rede, o seu proprietário ganha poder de escolha e trava o custo da tarifa de energia, pois a troca entre a energia consumida da rede e a gerada pelo sistema é feita em igualdade de proporções. Isto é, sempre de 1 kWh por 1 kWh (quilowatt-hora).

Desse modo, ele consegue uma almejada estabilidade e previsibilidade no seu custo com energia elétrica, que será justamente a distribuição mensal do valor investido (ou financiado) no sistema ao longo de sua vida útil, quando este entregar todos os benefícios prometidos.

Além de ser uma alternativa renovável e econômica, é também uma maneira de contribuir para um mundo mais sustentável, tendo em vista inúmeros benefícios para o meio ambiente, como diminuição do desmatamento, preservação dos recursos naturais e redução da poluição por fontes contaminadores, como o carvão.

Ou seja, a partir de iniciativas como essa é possível utilizar os recursos naturais de forma muito mais responsável, por muito mais tempo.

energia solar e sustentabilidade

Gostou de saber mais sobre essa alternativa sustentável para geração de energia? Então leia também nosso artigo sobre Telhados Ecológicos, outra forma de contribuir de forma bastante positiva para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

TRILHAS DO ROSA!!!

VAMOS JOGAR!!

BAIXE O E-BOOK!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

PINTEREST CASAMENTOS