Conheça o “Projeto Jogue Limpo” e a preservação da Praia do Rosa
Conhecida mundialmente por sua natureza exuberante e águas cristalinas, a Praia do Rosa ganha destaque também por adotar ações de preservação ambiental de sucesso. Isso acontece por meio do Projeto Jogue Limpo que é referência em sustentabilidade e conta com a participação de empresários locais, moradores e visitantes.
Outro ponto importante é que as estratégias envolvidas vão além de cuidar da limpeza do balneário e alcançam várias questões organizacionais que tornam a experiência na Praia do Rosa mais segura e agradável, não importa qual seja o período da visita.
Quer saber mais? Vamos contar neste artigo sobre o Projeto Jogue Limpo e os seus resultados. Acompanhe!
Veja como surgiu o Projeto Jogue Limpo
O Jogue Limpo surgiu em 2010 coordenado pela Associação Comercial de Imbituba (ACIM). Em pouco tempo de atuação, tornou- se exemplo de preservação ambiental no Brasil e no mundo.
Isso porque a dedicação de moradores e empresários locais colocou em prática ações focadas em despertar a responsabilidade e a conscientização sobre o desenvolvimento sustentável da Praia do Rosa e região.
São várias frentes de trabalho que alinham uma operação estratégica para fazer do Rosa a praia mais limpa do Sul de Santa Catarina e, a partir do reforço do conceito de maneira direcionada, transformá-la na mais limpa e organizada do Brasil.
Conheça as ações realizadas
O Jogue Limpo atua na limpeza da praia, coleta de lixo, destinação dos resíduos e manutenção e higienização das ruas do Rosa e Ibiraquera. Para promover a conscientização dos visitantes, uma das principais ações foi a instalação de 70 placas pela extensão da praia com a indicação de coletas e advertências sobre poluição.
Atualmente, o Rosa conta com 30 tonéis de lixeiras, veículos personalizados e funcionários responsáveis por limpar a estrada e as ruas. Além da questão do lixo e da organização, o Jogue Limpo ainda tem papel importante no controle de zoonoses, na dinâmica do trânsito e em questões de segurança.
Confira quais resultados se destacam
Uma das prioridades entre as vertentes do projeto é estimular os visitantes a circularem pelo balneário somente a pé ou de bicicleta. Esta medida faz parte da operação chamada de “Trânsito Livre” que otimiza o tráfego local até mesmo em alta temporada. Vale destacar que as lixeiras espalhadas pelos trajetos são feitas com madeira reciclável e colocadas em locais estratégicos para que as pessoas consigam avistá-las com frequência.
Case de Sucesso junto ao Sebrae
Quem visita a Praia do Rosa percebe nos pequenos detalhes o cuidado e o comprometimento com o desenvolvimento sustentável da região. Em função disso, o Jogue Limpo se transformou em um case de sucesso junto ao Sebrae como fruto do crescente empenho do Núcleo de Turismo (ACIM) Praia do Rosa, dos empresários locais e dos turistas que se mostram bastante conectados com o conceito de preservação.
Hospedagem sustentável
Não é por acaso que a Praia do Rosa foi eleita pelo Jornal britânico “The Guardian” como um dos 10 paraísos “desconhecidos” mais belos do mundo. Os cenários paradisíacos, a conexão com a natureza e a boa estrutura combinada com o clima rústico são o grande destaque da região e tornam ainda mais evidente os resultados do projeto.
Diante disso, o papel de quem vai visitar o balneário catarinense é fazer parte desta corrente de conscientização ao escolher uma hospedagem que adote conceitos de preservação ambiental e seja considerada referência em qualidade.
Uma boa sugestão, neste caso, é a Fazenda Verde que oferece ao hóspede uma experiência completamente pé na areia, com privacidade e sossego na medida, sem precisar de carro para nada. Dentro da proposta sustentável, a Fazenda Verde usa energia solar e telhados ecológicos que trazem beleza na hotelaria e uma série de benefícios ao meio ambiente.
Agora ficou claro como o Projeto Jogue Limpo funciona e quais são as suas principais ações na Praia do Rosa. Não se esqueça de que a preservação deste paraíso natural em Imbituba é um trabalho em conjunto que ganha cada vez mais força. Então, é preciso ter consciência como visitante e priorizar decisões sustentáveis em todas as etapas durante a estadia.
Ficou curioso para saber como os telhados sustentáveis funcionam? Então aproveite e leia sobre os benefícios que esta opção traz para as construções na hotelaria.