Página Selecionada

5 esportes individuais que ajudam a se conectar com a natureza

Os esportes individuais são uma forma de aumentar a autoconfiança e desestressar a mente. Ao escolher opções que permitem estar em contato com a natureza, ainda existe a vantagem de aproveitar cada segundo de uma viagem de férias. Diante disso, se trata de um investimento na saúde física e mental. 

Especialmente em momentos em que o turismo de isolamento ganhou destaque para quem precisa de uns dias de folga. O mais indicado é conhecer todas as possibilidades de atividades para definir, a partir de seus benefícios, o que combina com suas preferências e personalidade. 

Quer saber mais? Vamos mostrar 5 esportes individuais que ajudam a se conectar com a natureza. Acompanhe:

1. Trekking

O nome do esporte vem de uma palavra africana que significa “fazer um percurso ou percorrer um caminho a pé”. Como atividade individual, o Trekking consiste em caminhar por trilhas naturais ou outros tipos de trajetos em que seja possível se conectar com a paisagem e apreciar suas belezas.

esporte trekking

Fotografia: Rodrigo e Cassiana

Vale destacar que a prática pode ser realizada como forma de lazer para desconectar os pensamentos ou como modalidade esportiva de competição que recebe o nome de Trekking de Regularidade e corridas de aventura. Durante uma viagem de férias, por exemplo, se torna a desculpa perfeita para se exercitar e conhecer cada pedacinho do destino visitado. 

2. Arvorismo

Você já ouviu falar sobre arvorismo? A prática está cada vez mais popular entre os amantes de esportes radicais e pode ser uma forma inusitada de apreciar a natureza. O percurso realizado pelo praticante é feito em uma plataforma instalada na copa das árvores e varia conforme os níveis de dificuldade.

Os detalhes são pensados de modo estratégico para garantir a segurança sem deixar de lado a adrenalina que torna tudo muito mais divertido. Apesar de contar com uma equipe para a montagem dos cabos de aço e de ferro, o esporte é muito indicado no turismo de isolamento, pois a autonomia aumenta gradativamente ao longo do percurso. 

3. Escalada no topo

Só quem pratica escalada sabe que ela funciona como uma espécie de meditação em contato com a natureza. Se você tem um dia a dia atribulado e precisa renovar as energias, o esporte faz muita diferença na hora de aliviar o estresse durante as férias ou uma viagem de folga. 

Não se trata de deixar de pensar nos movimentos exigidos, mas de ignorar tudo o que acontece no entorno e se concentrar completamente no objetivo. Aqui, você pode escalar paredes ou pedras com o auxílio de cordas e equipamentos especiais e ainda ganha o bônus da vista paradisíaca ao chegar ao topo. 

4. Ciclismo

Pedalar melhora a resistência muscular, controla o colesterol e regula a pressão arterial. Quando a atividade é praticada durante uma viagem de férias na praia, por exemplo, esses benefícios são potencializados pelo barulho do mar e a brisa batendo no rosto. Sem contar que o exercício é fundamental para preservar a sensação de bem-estar que tem relação direta com a saúde mental. 

5. Surfe 

Um dos principais esportes individuais é o surfe. Afinal de contas, mesmo que você consiga praticá-lo ocasionalmente como hobby, ele já é suficiente para reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida. Se a ideia da viagem gira em torno do turismo de isolamento, o ideal é procurar por um destino paradisíaco, como a Praia do Rosa, em Santa Catarina, para aproveitar os picos das ondas de maneira reservada. 

surf praia do rosa

Fotografia: Rodrigo e Cassiana

Os esportes individuais são excelentes para o turismo de isolamento. Além disso, colocar momentos solitários na programação da viagem é uma forma de renovar suas perspectivas com um olhar amadurecido. Todas essas vantagens devem ser somadas ainda ao bem-estar que somente a conexão com a natureza é capaz de proporcionar. 

Gostou da ideia do surf como esporte individual? Então leia este artigo e saiba como funciona a prática do esporte na Praia do Rosa para planejar sua viagem.

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

VAMOS JOGAR!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

Inspiração? PINTEREST

× Eu posso te ajudar!