Página Selecionada

Os espetáculos naturais da Praia do Rosa

Quem tem o hábito de frequentar o Rosa sabe que é quase impossível não estreitar o contato e zelar ainda mais pela natureza. O essencial passa a ser contemplar o simples, o natural — seja silenciando as palavras para ouvir o canto dos pássaros ou subindo e descendo pelas trilhas sobre os morros. Vale também buscar aqueles espetáculos diários, como o nascer ou pôr do sol e as lindas noites de lua cheia.

nascer do sol praia do Rosa

SOL

Para quem não conhece a região, o sol nasce no mar e se põe na direção contrária, atrás dos morros, se você estiver na praia. Por isso, se você é amante do sol, é importante estar atento aos horários para saber qual dos cantos fica melhor em cada momento do dia. Se você estiver planejando um bronze ou se gosta de ir à praia no final da tarde, é importante considerar que o sol estará “se escondendo” atrás dos morros do Rosa Norte, ou seja, esse canto da praia acaba ficando na sombra antes do canto oposto (Rosa Sul) e, nas estações outono e inverno, é melhor estar agasalhado para ficar confortável no passeio.

Mas vamos falar de um dos nossos grandes espetáculos, afinal só quem já parou para assistir o nascer do sol no mar entende que esse é um daqueles momentos que dá vontade de gravar, para poder reviver dia após dia. Se fosse possível resumir a sensação em poucas palavras seria: de tirar o fôlego!

No caso da Praia do Rosa, não importa em qual canto você esteja, seja sul ou norte, pois a vista será alucinante de qualquer ponto. Se você estiver no topo de algum morro, fica mais fácil conseguir acompanhar o sol nascendo com uma vista 360°.É possível conseguir registros quase iguais (ou até melhores) que as mais lindas pinturas que você já viu! 

Já no pôr do sol, o espetáculo pode ser visto em diversos pontos e uma de nossas sugestões é ter a Lagoa de Ibiraquera como plano de fundo. Um lugarzinho super especial para você contemplar essa beleza é o Crepe Georgette, localizado no Caminho do Rei e muito privilegiado por reunir delícias gastronômicas ao belo visual do sol se pondo atrás dos morros que contornam a lagoa, mais um dos segredos e encantos diferenciados da viagem.

pôr do sol praia do Rosa

Não importa seu estado de espírito, se está sozinho ou acompanhado. De qualquer maneira o sol se pondo hipnotiza e traz uma energia maravilhosa e revigorante. Em diversos pontos da lagoa você pode acompanhar o show. Mas tem alguns lugares que são fora de sério, como na pracinha que fica no caminho da Praia do Luz.

LUA

Já sobre a Lua, a principal dica de quem sabe muito bem o que essa praia oferece de melhor, é escolher um dia de lua cheia, ver o horário que está previsto para acontecer e se organizar com antecedência.

Vale chamar os amigos ou aquela pessoa especial, pegar uma cadeira de praia — e até mesmo um cobertorzinho para os dias mais frios — um vinho e o que mais você achar indispensável para a ocasião e se mandar para um cantinho protegido do vento, para assistir de perto esse espetáculo.

Como o Rosa possui vários morros, só tenha cuidado para não escolher um lugar que possa bloquear a vista do exato nascer. No caso do Rosa Sul, você pode se aventurar e assistir da ponta do costão de pedras após passar pelo Portinho (para isso é necessário sair um pouco mais cedo e levar lanterna para o retorno). Se a ideia for mais praticidade, do próprio estacionamento (próximo aos restaurantes do Rosa Sul) você já garante uma vista espetacular. Mas, se você é novato nesse assunto e não sabe muito bem onde a lua costuma se posicionar, o local mais garantido para você pegar o exato momento em que ela começa a sair é ficar bem no meio da praia, assim você não corre o risco de perder o início do show.

Se você estiver hospedado na Fazenda Verde, terá o privilégio de nem sequer precisar sair para contemplar tudo de camarote, já que a lua nasce bem em frente à pousada. 

Fenômenos naturais e os shows à parte

Se você é amante dos acontecimentos astronômicos e adora estudar astros e estrelas, ainda pode se atentar às previsões para acompanhar esses espetáculos aqui na Praia do Rosa.

Com lindas noites de céu limpo, é possível se deslumbrar com a quantidade de estrelas e intensidade do clarão da lua, ao mesmo tempo que é embalado pela sinfonia das ondas quebrando na areia.

No dia 26 de maio tivemos um dos mais esperados fenômenos do ano de 2021, a “superlua de sangue”, que impressionou espectadores do mundo todo. O evento astronômico foi marcado por dois fenômenos combinados: uma superlua (quando a Lua cheia está no ponto de sua órbita mais próximo da Terra) e um eclipse lunar total.

Esse foi o registro da incrível lua avermelhada, feito pelo fotógrafo, filmmaker e roteirista Rafael Syd do ambiente da Recepção da Fazenda Verde. Dá para acreditar?

BALEIAS

Essa é uma das principais atrações da baixa temporada, que atrai muitos curiosos, pesquisadores da área e aqueles que amam se sentir mais próximos da natureza. E pode acreditar: avistar de perto o show de uma baleia-franca faz você se sentir agradecido e privilegiado. Na prática, é como se o universo te desse um presente. E o melhor: sem te cobrar nada por isso!

Durante os meses de julho a novembro, as baleias procuram o litoral catarinense para terem seus filhotes e, no período que ficam no balneário, é possível observar de perto as mamães ensinando aos seus bebês incríveis manobras.

Esse espetáculo de encher os olhos pode ser avistado desde o Deck de algumas pousadas, como a Fazenda Verde, até os costões de pedra, onde você, certamente, estará lado a lado de um dos maiores seres aquáticos do mundo.

Agora, se você é surfista, pode realmente se aproximar e ficar a pouquíssimos metros das baleias, em uma experiência fascinante. Porém, saiba que é preciso coragem e muita atenção para cumprir essa missão. Apesar de tranquilas e de movimentos lentos — até pelo seu enorme tamanho —, não é bom passar dos limites com os animais marinhos e o ideal é respeitar uma distância razoável. 

O Instituto Baleia Franca, além de estudar e monitorar a vida desses seres marinhos na região do Rosa, também realiza passeios terrestres para observação das baleias. Sem a menor sombra de dúvidas, vale muito a pena conferir cada detalhe.

Então agora, você sabe como curtir a Praia do Rosa de uma forma diferente, aproveitando cada detalhe, o mais importante é programar bem a viagem, escolher a melhor época, conforme suas preferências e investir em uma boa hospedagem, que torne a experiência ainda mais agradável e inesquecível. Se quiser garantir um local mais que especial para esses momentos, fale com a gente respondendo nosso formulário!

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

VAMOS JOGAR!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

Inspiração? PINTEREST

× Eu posso te ajudar!