Página Selecionada

Meditação para crianças: como aplicar a técnica em viagens

Engana-se quem pensa que meditação para crianças é uma tarefa trabalhosa. Ao apresentar a técnica de maneira simples aos pequenos, se torna possível aguçar a curiosidade e conduzir uma introdução sem esforços. Então, quando a ideia é incluí-los nos momentos de relaxar a mente em uma viagem é preciso se planejar com antecedência. 

Dessa forma, converse com eles abertamente sobre o assunto para que possam aproveitar todas as vantagens e se sentirem mais confiantes. Mas lembre-se de que o sucesso da meditação em família depende muito do exemplo dado pelos pais e de um olhar sensível e paciente nas primeiras tentativas. 

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas importantes de como aplicar meditação em viagens com crianças. Acompanhe: 

Ensine a se concentrar na respiração

A meditação é uma maneira de ensinar aos pequenos a ter controle de suas emoções desde cedo e a se enxergarem como um indivíduo confiante. No entanto, o principal desafio dos pais é conseguir fazer com que as crianças se mantenham calmas por alguns minutos enquanto a família medita durante a viagem. 

Para isso, comece com ensinamentos sobre como se concentrar na própria respiração. Peça ao seu filho que se sente confortavelmente no chão e preste atenção no ar entrando e saindo dos pulmões. 

O segredo é usar palavras que sejam de fácil entendimento conforme a idade da criança. Além disso, também é indispensável que esse tipo de treinamento aconteça antes da viagem para que os pequenos tenham tempo hábil de tomar gosto pela prática. 

Estimule a percepção da mente

Uma criança pode se tornar interessada em meditação pela curiosidade e por influência do exemplo dos pais. Por este motivo, converse com seus filhos sobre o assunto e se mostre receptivo sempre que ele quiser fazer os movimentos de concentração, mesmo que inicialmente pareça apenas brincadeira. 

O fato é que não importa quantos anos tenha a criança, quanto mais cedo ela aprender a ter inteligência emocional, mais fácil será desenvolver relações sociais e se expressar de maneira eficiente. Então, estimule a percepção da mente dos pequenos para que eles possam enxergar tudo ao seu redor com positividade e reduzir os níveis de ansiedade que são comuns, especialmente, no início da vida escolar.

Torne a meditação para crianças um momento criativo 

O universo das crianças é lúdico e o momento da meditação deve ser igualmente criativo. Em uma viagem, por exemplo, escolha um lugar ao ar livre e calmo para que os pequenos se sintam inspirados a acompanhar os pais durante o relaxamento. 

Uma praia paradisíaca se torna o local perfeito, já que eles podem se concentrar nas belas paisagens na hora de ficarem quietinhos. O mais indicado, em uma situação como essa, é contar histórias e criar contextos que façam sentido e expliquem porque é preciso acalmar a mente enquanto sente a energia da natureza. 

meditação para crianças

Fotografia: Cicero Cavalli

Escolha um destino de férias tranquilo 

Se você deseja aproveitar as férias para recarregar as energias, a meditação é uma importante aliada e incluir os filhos no processo reforça os laços entre a família. A melhor forma de incentivar que isso aconteça é escolher um destino de viagem que seja completamente tranquilo e propício ao descanso. 

Outra vantagem desse tipo de roteiro é procurar por uma opção que permita praticar esportes, explorar o ar livre e contar com estrutura adequada conforme os objetivos dos dias de folga. 

Assim, além de meditar, cada membro da família também consegue ganhar autonomia para fazer as atividades que mais gosta em segurança, como surfar, tomar sol em uma piscina aquecida ou brincar em uma área kids. 

Ficou claro que meditação para crianças é completamente possível quando os pais os auxiliam a prestar atenção no presente. Vale lembrar que se o processo de aprendizado acontece antes do início da viagem, o estímulo adicional de um destino paradisíaco pode fazer com que os pequenos se tornem adeptos da prática e desfrutem todas as vantagens de viver experiências valiosas emocionalmente. 

Gostou das informações do artigo? Então leia também sobre como escolher um hotel tranquilo para se hospedar durante a viagem

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

TRILHAS DO ROSA!!!

VAMOS JOGAR!!

BAIXE O E-BOOK!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

PINTEREST CASAMENTOS