Página Selecionada

Férias de inverno: saiba como aproveitar a praia

Férias de inverno: saiba como aproveitar a praia

Quando as férias de inverno se aproximam, muitas famílias ficam em dúvida sobre a próxima viagem. Os destinos de serra ou até fora do país são os mais considerados. No entanto, você sabia que ir para a praia no frio pode ser garantia de diversão?

O motivo é que quem visita o litoral em dias amenos encontra boas surpresas. A melhor parte gira em torno de uma atmosfera mais tranquila criada pela ausência de grupos grandes de turísticas. Ou seja, se a intenção é aproveitar boas doses de relaxamento e conhecer paisagens paradisíacas, está na hora de considerar um roteiro alternativo. 

E é sobre como aproveitar a praia no dias mais friozinhos que vamos falar agora. Boa leitura!

Escolha uma praia que sofre menor influência do inverno

Durante o verão, o calor faz com que as pancadas de chuva sejam recorrentes. Para quem visita o litoral na alta temporada, essa umidade pode atrapalhar alguns programas. Dessa forma, escolher o momento certo de viajar é importante em qualquer época e ainda mais no meio do ano. 

Para férias de inverno, a dica é dar preferência aos locais que sofrem menos com o frio. No Nordeste, há muitas praias onde a temperatura cai pouco. Logo, é comum que o litoral tenha um clima mais ameno do que nas cidades e essa regra vale também para alguns pontos da região sul. 

Planeje atividades diferentes nas férias de inverno

Durante o calor é natural que todo mundo queira ficar o tempo todo na areia e no mar. A questão é que às vezes essa vontade acaba impedindo de fazer outras atividades. Já no inverno, você se sente livre para explorar outras partes do litoral e sem culpa por não estar curtindo o sol.

Fazer trilhas com o clima mais ameno, por sinal, é um bom exemplo. Na temporada de verão, o trajeto tende a ficar cansativo. Entretanto, quando a temperatura não está tão alta, a performance na caminhada fica muito mais tranquila e até menos desgastante. Sem contar que a paisagem durante a época é diferente e acolhedora.

Visite outras cidades ao redor 

Tudo durante a alta temporada é cheio de filas. O trânsito local também tende a ser movimentado. Isso torna mais difícil fazer passeios em torno da cidade que estiver visitando. Por este motivo, aproveite o menor fluxo de pessoas para conhecer outros lugares além da praia principal.

Existe uma infinidade de oportunidades interessantes, como museus, restaurantes, feiras e mostras culturais que valem a pena para todos os gostos. Sem contar que no inverno você consegue visitar esses locais sem o estresse do transporte ou da movimentação intensa. 

Procure atrações especiais 

Sabendo que as férias de inverno são menos badaladas, muitas regiões se empenham em oferecer atrações interessantes para chamar a atenção dos visitantes. Há municípios que criam uma programação especial focada na diversão dos turistas.

Antes de definir seu destino, vale a pena fazer uma pesquisa sobre o que esperar do lugar. É bem provável que você fique surpreso ao descobrir que o litoral é animado até mesmo quando está frio. E não esqueça também de verificar o que sua hospedagem oferece como oferta especial. 

Desfrute da gastronomia da região

Enquanto estiver fazendo passeios, aproveite também para desfrutar da culinária local. A gastronomia costuma ficar em segundo plano quando está muito calor. Dessa maneira, o clima ameno se torna muito mais convidativo na hora de provar um prato típico.

Uma boa dica é pedir sugestões na sua hospedagem. A equipe local, certamente, tem várias cartas na manga que combinam com suas preferências. Assim, será uma oportunidade de jantar com um vinho ou uma sobremesa especial. Sem dúvida, o momento vai ficar guardado na memória por conta dos novos sabores. 

Faça meditação nos pontos turísticos

Que tal relaxar em um ponto turístico apreciando a vista tranquila? Esse tipo de experiência só é possível em dias amenos de praia. A calmaria com menos movimento oferece uma chance de fazer meditação, por exemplo. Dá para simplesmente fechar os olhos e concentrar no som do mar para esquecer dos problemas. 

Outro ponto positivo de ir para a praia no inverno está na tranquilidade. Ainda que você tire férias no verão com intenção de descansar, o ritmo é sempre mais intenso. Para quem viaja com a família, o inverno proporciona passeios mais leves e uma chance de arejar a mente em boa companhia.

Utilize as águas mais agitadas para surfar

Outra forma de esvaziar a cabeça está no surfe. O mar durante o inverno costuma ser mais agitado em algumas regiões. Assim, se você deseja fazer novas amizades enquanto tira férias, o esporte é a oportunidade perfeita. Ao trocar experiências com outros turistas, também fica mais simples descobrir manobras diferentes e aprimorar as técnicas. 

Enquanto isso, sua família pode ter autonomia para se divertir nas atividades internas oferecidas pela estrutura da pousada ou do hotel escolhido. A grande vantagem, nesse caso, é que mesmo que o tempo não esteja com sol, eles não precisam aguardá-lo sair da água para curtir momentos de descanso. 

Aproveite para prolongar a estadia

A alta temporada é cheia de atividades e atrações com preços às vezes salgados. A rotatividade de turistas torna tudo mais caro durante o período de calor. Na prática, isso significa que você pode não conseguir curtir a viagem como gostaria. O período de inverno, no entanto, é muito mais convidativo nesse sentido.

Para quem visitou um lugar e deixou algum passeio de lado, pode ter certeza que estará mais barato. Da mesma forma, é bem provável que até mesmo a passagem e a estadia fiquem mais em conta. Isso significa que o orçamento folgado permite prolongar a hospedagem e, até mesmo, levar amigos dos seus filhos para fazer companhia durante as férias. 

Em resumo, quem não abre mão de fazer aquela viagem no meio do ano deve ficar atento ao itinerário. Apesar da impressão de que o litoral deve ser descartado, as férias de inverno podem incluir uma boa praia, sim! Afinal, se trata de um destino que surpreende mesmo fora da alta temporada.

Gostou das informações deste artigo? Então aproveite para nos seguir no Facebook e Instagram e fique por dentro de outras novidades que ajudam na hora de colocar o pé na estrada.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

× Eu posso te ajudar!