Página Selecionada

Veja o que é a tendência slow travel e como adicionar em suas férias

Veja o que é a tendência slow travel e como adicionar em suas férias

Se você conta os dias para ficar longe da rotina e deixar de ser escravo do relógio, o formato slow travel se encaixa perfeitamente em suas férias. Na prática, se trata de um conceito de viagem em que não existe roteiro prévio e tudo acontece sem pressa, com foco em desbravar novas experiências. 

Mas para conseguir descansar a mente e revigorar as energias dentro desta proposta é preciso escolher bem o destino e priorizar a conexão com a natureza. Assim, fica mais simples viver intensamente a cultura da região, estimular o lado criativo e produzir memórias muito valiosas.

Quer saber mais? Vamos explicar neste artigo detalhes sobre o conceito slow travel e dicas para adicioná-lo às suas férias. Prossiga com a leitura!

Entenda o que é o conceito slow travel 

O slow travel é uma tendência de viagem que ganhou ainda mais espaço no cenário pós-pandemia porque as pessoas identificaram a necessidade de desacelerar suas vidas em busca de momentos prazerosos. 

Aqui, o visitante não vai apenas aos pontos turísticos mais procurados, ele faz um roteiro sem pressa em que passa alguns dias imerso no estilo de vida do destino. A ideia é ter uma experiência próxima ao morador e longe da ansiedade de conhecer tudo porque não sabe quando vai conseguir retornar.

Vale destacar ainda que neste formato é essencial se desconectar de tudo o que traz preocupações e focar na apreciação do momento. Afinal, quando saímos de férias e não conseguimos ignorar o celular, por exemplo, acabamos retornando com a cabeça ainda mais cansada.

Use o seu instinto para desbravar o destino 

Como se trata de uma proposta de calmaria e imersão, você deve usar o seu instinto para desbravar o destino de viagem. O diferencial é fazer uma programação personalizada sem precisar olhar o relógio e guiar os interesses conforme a comunicação com moradores e o tempo de estadia disponível.

Mesmo que o roteiro seja feito na companhia de outras pessoas, se torna importante explorar desejos internos em busca do que realmente traz a sensação de bem-estar e renova energias. Então, a principal dica, aqui, é sair andando sem rumo e aproveitar todas as experiências diferentes que podem surgir. 

Adote uma programação relaxante de slow travel 

Durante este tipo de viagem é comum se perguntar até que ponto vale a pena viver sempre com pressa. Por este motivo, a ideia de sair turistando sem rumo pode ser combinada com a adoção de atividades relaxantes capazes de tirar qualquer pessoa do estado permanente de alerta causado pelo estresse da rotina. Veja a seguir alguns exemplos: 

  • tomar um longo banho de cachoeira;
  • fazer uma trilha sem informações prévias sobre o trajeto;
  • meditar de frente para o mar;
  • surfar sem se preocupar com as notificações do celular;
  • nadar em uma lagoa de águas calmas;
  • praticar esportes ao ar livre.

Para que tudo isso seja possível, escolha um destino repleto de paisagens deslumbrantes, com tranquilidade na baixa temporada, e que ofereça conexão com a natureza em uma exploração diferente a cada novo passeio.

Estimule o funcionamento do cérebro

Curtir uma viagem sem programação pré-estabelecida permite descansar a mente, o corpo e a alma. Mas além disso, este tipo de atividade representa uma série de estímulos ao funcionamento do cérebro e aos insights criativos. 

O motivo é a desativação do senso crítico que deixa de ser protagonista quando adotamos uma frequência mais relaxada e espontânea. Assim, as experiências inusitadas e divertidas presentes na slow travel afloram o nosso lado intuitivo e bem-humorado que são partes importantes da função criativa.

Conte com uma hospedagem que tenha estrutura completa

Como o objetivo da slow travel é passar dias de descanso longe das preocupações com o relógio, se torna essencial garantir que a hospedagem seja extremamente positiva. Dessa forma, procure por um local que ofereça estrutura completa ao viajante e foque na potencialização da experiência relaxante e imersiva. 

Uma boa dica, neste caso, é priorizar opções de chalés privativos com espaços aconchegantes e acesso direto até a praia. Vale também contar com uma equipe experiente no assunto que entenda a proposta do formato e desenvolva um clima adequado para descansar depois dos passeios. 

Agora você já sabe o que é a tendência slow travel e como este estilo de viagem ajuda na melhora da saúde mental. Sem contar que viver experiências de exploração é sempre divertido e enriquecedor culturalmente. Mas vale reforçar que tudo isso deve ser potencializado pela escolha de uma hospedagem que esteja dentro deste clima sossegado da proposta para que você não precise se preocupar com nada. 

Gostou das informações do artigo? Então entre em contato agora mesmo com a Fazenda Verde, na Praia do Rosa, e encontre tudo para uma slow travel. 

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

TRILHAS DO ROSA!!!

VAMOS JOGAR!!

BAIXE O E-BOOK!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

PINTEREST CASAMENTOS