Página Selecionada

Mente empreendedora: 6 formas de ter sucesso nos negócios

Mente empreendedora: 6 formas de ter sucesso nos negócios

Conquistar a mente empreendedora é um caminho que precisa ser construído com bastante paciência. De fato, quem decide se aventurar no mercado já possui muitas características criativas e corajosas, mas precisa adotar alguns hábitos extras que estimulam ainda mais os resultados positivos. 

São pequenas mudanças na rotina que transformam a maneira de encarar diferentes situações, manter a produtividade e ter disciplina. Como resultado, você consegue identificar quais são os problemas que podem sabotar os objetivos sem deixar de lado os momentos de descanso que se mostram fundamentais.

Quer saber mais? Vamos mostrar 6 dicas para trabalhar a mente empreendedora e ter sucesso no mundo dos negócios. Acompanhe!

1. Anote suas metas 

Uma das principais características da mente empreendedora é a capacidade de planejar e executar sem se desviar durante o caminho. Para que isso seja possível, se torna indispensável anotar as suas metas. Sim! Pode até parecer um hábito simples logo de cara, mas faz toda a diferença na disciplina com o passar do tempo.

O que vale ser destacado é que além de conseguir traçar um planejamento detalhado que funciona como guia no processo, escrever os objetivos ajuda a montar um passo a passo de como alcançá-los. Em função disso, diferente da maioria das pessoas, você vai enxergar oportunidades onde o mais cômodo seria apenas apontar problemas.

2. Pense estrategicamente diante dos problemas

E por falar em problemas, o empreendedor precisa se preparar constantemente para lidar com eles. Afinal de contas, o processo de construir um negócio de sucesso é uma verdadeira montanha-russa capaz de testar as emoções até das pessoas consideradas mais equilibradas. 

O grande segredo está em perceber que o pensamento estratégico gira em torno de olhar para o agora sem deixar de pensar no futuro. Por exemplo, quando você precisa urgente de dinheiro e a melhor saída parece ser um empréstimo, o correto é ter calma e avaliar se é sustentável arcar com os valores das parcelas em longo prazo. 

Vale ressaltar que esse tipo de direcionamento deve ser aplicado em todas as decisões, além das financeiras.Dessa forma, pensar nas coisas sempre com o foco no agora e no futuro faz com que o empreendedor aprimore sua intuição.

3. Aprenda a meditar 

Basta uma pesquisa rápida sobre mente empreendedora para descobrir que os grandes nomes do segmento são adeptos da meditação. A prática, em poucos minutos diários, ajuda na concentração, no controle emocional e a reduzir os níveis de ansiedade.

O diferencial está em encaixar o exercício baseado em momentos em que seja possível o relaxamento físico e mental. Com o passar do tempo, a meditação deixa de ser um hábito para se transformar em um estilo de vida. 

4. Pratique esportes que ajudam na concentração

Tomar decisões difíceis, trabalhar em excesso e ter que multiplicar as finanças são desafios que deixam o estresse e a ansiedade lá no alto. Por este motivo, o empreendedor deve incluir em sua rotina, atividades físicas com esportes que ajudam na concentração.

Claro que o mais indicado é que os treinos aconteçam na parte da manhã para que o dia seja mais produtivo. Porém, quando a agenda está muito apertada, o compromisso deve ser manter a frequência e ir no horário em que for possível. Veja, abaixo, algumas sugestões:

  • tênis: os níveis de concentração são tão altos durante a partida que o próprio corpo e a mente são induzidos ao estado de relaxamento instantâneo ao final;
  • natação: algumas modalidades trabalham todos os músculos e são eficientes em desconectar os pensamentos para descansar da sobrecarga mental;
  • caminhada e corrida: diminuem os níveis de excitação emocional e oxigenam o cérebro para estimular os pensamentos;
  • trekking: atividades ao ar livre em contato com a natureza são as mais indicadas para aliviar a pressão, pois o praticante precisa se concentrar o tempo todo na trilha e utilizar recursos físicos e psicológicos. 

4. Passe tempo de qualidade em família 

Garantir um tempo de qualidade com a família é essencial na hora de manter a mente empreendedora em pleno funcionamento. Isso porque são esses momentos que recarregam as energias e ajudam a ressignificar os objetivos. No entanto, algumas pessoas confundem tempo de qualidade com estar disponível para a família.

De nada adianta brincar com seus filhos enquanto responde e-mails no celular. O objetivo, aqui, é entrar de cabeça nas situações e ter conversas agregadoras. Dessa maneira, uma boa dica está em organizar uma viagem de férias para um local paradisíaco em que todos possam se conectar entre si e com a natureza.

5. Estude todos os dias para manter a mente empreendedora

Com um cenário cada vez mais competitivo, o empreendedor precisa ficar atualizado para identificar qual a melhor forma de se destacar da concorrência. Além de se aprofundar em seu mercado, estudar todos os dias é uma ação capaz de inspirar os seus colaboradores a oferecerem o melhor. 

A grande vantagem está em ampliar os conhecimentos com a intenção de ir além da prática. Por exemplo, muitos empreendedores são experts em fabricar um produto, mas não sabem qual o jeito certo de apresentá-lo ao mercado. Então, reserve pelo menos uma hora do dia para pesquisar sobre um tema relevante e montar a rotina de estudos. 

6. Encontre um refúgio ao ar livre

Por mais que o empreendedor seja apaixonado por seu negócio, chega uma hora em que desconectar a mente é fundamental. E para que isso aconteça, nada melhor do que planejar um roteiro de férias em família ao ar livre. 

A sensação de bem-estar que sentimos na praia, por exemplo, é resultado de algumas mudanças moleculares causadas pela percepção do ambiente. Todas essas alterações aumentam os níveis de serotonina que são essenciais no combate da ansiedade e estresse. Por conta disso, uma excelente sugestão é aproveitar os encantos da Praia do Rosa, em Imbituba, Santa Catarina. 

O destino é um verdadeiro oásis de belezas naturais e oferece uma série de atividades ao ar livre que atendem a todos os gostos, como lagoas, trilhas, mar cristalino, piscinas naturais e até um centrinho repleto de pontos interessantes. Logo, a cereja do bolo para ter o descanso dos sonhos é buscar por uma hospedagem com estrutura completa, como a Fazenda Verde, com o foco em garantir a privacidade do hóspede, boa localização e com colaboradores que conhecem bem a região.

Agora ficou claro como buscar a mente empreendedora e criar hábitos positivos que influenciam no crescimento profissional. O importante é gerenciar bem a agenda para montar uma rotina produtiva e saber qual a hora certa de descansar. Assim, ao escolher o local ideal, fica muito mais simples aproveitar o tempo em família em um destino cheio de opções que ajudam a voltar revigorado ao dia a dia. 

Gostou da ideia de passar férias em um local paradisíaco? Então entre em contato conosco e conheça serviços personalizados focados na experiência do hóspede!

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

TRILHAS DO ROSA!!!

VAMOS JOGAR!!

BAIXE O E-BOOK!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

PINTEREST CASAMENTOS