Página Selecionada

Conheça a Síndrome de Burnout e aprenda como evitar o esgotamento

O excesso de estresse e irritabilidade pode até ser normal depois de um dia intenso, porém, quando o quadro se torna constante é preciso ligar o alerta vermelho. Isso porque a Síndrome de Burnout, que é desencadeada por sobrecarga de trabalho, está cada vez mais comum entre os brasileiros e pode ser um gatilho para muitos problemas de saúde.

síndrome de burnout

O melhor caminho, aqui, é mudar os hábitos e policiar os níveis de pressão para que sua cabeça não entre em um ciclo vicioso de problemas que alcançam todas as áreas da vida. Dessa forma, além de saber a fundo como o Burnout acontece, vale destacar quais as atividade auxiliam no bem-estar e são excelentes remédios contra a tensão. 

Quer saber mais? Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e ajudar a encontrar momentos relaxantes na rotina. Acompanhe: 

O que é a Sìndrome de Burnout?

Quem está sempre exausto pode sofrer com a Síndrome de Burnout e nem imaginar. Na prática, se trata de um distúrbio psíquico que está diretamente relacionado ao excesso de trabalho. Tudo isso é resultado do acúmulo de estresse, tensão, ansiedade e nervosismo enfrentados no dia a dia de profissionais que atuam sob pressão. Entre os mais suscetíveis estão médicos, policiais, professores, gestores e publicitários.

No entanto, a Sìndrome de Burnout pode acometer pessoas de diversas áreas — conforme o peso das obrigações diárias. Quando a condição não recebe a atenção adequada, o descontrole emocional tende a se transformar em depressão e afetar negativamente diferentes aspectos da vida pessoal.

Quais são as formas de identificar? 

O mais importante é compreender que nem todas as pessoas estressadas e exaustas sofrem obrigatoriamente com a Sìndrome de Burnout. Os profissionais indicados para o diagnóstico são psiquiatras e psicólogos, mas esse processo conta também com o autoconhecimento individual do paciente que nota algo fora do normal em suas emoções. 

Dessa forma, na maioria dos casos, quem está no limite procura ajuda apenas quando os sintomas já estão muito intensos e os reflexos do quadro aparecem na saúde física. O Burnout não diagnosticado pode resultar em enxaqueca, dores musculares, distúrbios gastrointestinais e pressão alta. Confira, a seguir, os sintomas iniciais:

  • excesso de ansiedade;
  • mudanças bruscas de humor;
  • agressividade;
  • pessimismo;
  • baixa autoestima;
  • dificuldades de concentração;
  • angústia constante. 

Quais riscos a Síndrome de Burnout traz? 

É muito comum negligenciar os primeiros sintomas por pensar que todos vivem atualmente uma rotina estressante. No entanto, quem sofre com Burnout e não sabe, corre risco de enfrentar problemas de saúde mais graves do que os citados acima.  

Um dos piores quadros envolve o surgimento de doenças cardíacas, com riscos de infarto, e o enfraquecimento do sistema imunológico. Outro ponto que deve ser levado em consideração está nos lapsos de memórias frequentes que acontecem por conta da sobrecarga física e mental. 

Em um trabalho na área da saúde, por exemplo, esse tipo de esquecimento pode ser muito sério e trazer riscos aos pacientes. Sem contar que em um nível mais avançado do Burnout, o comportamento agressivo associado ao esgotamento, resulta em surtos que trazem riscos à própria integridade.

Como relaxar a mente? 

O tratamento do Burnout envolve antidepressivos e psicoterapia. O paciente também recebe instruções severas para mudar seu estilo de vida e adicionar hábitos saudáveis que relaxam tanto o corpo quanto a mente. Para evitar que o excesso de trabalho se transforme em uma condição mais séria, você precisa se policiar frequentemente na hora de priorizar atividades prazerosas na agenda. 

É fundamental começar pelo básico com uma boa noite de sono, alimentação saudável, prática de atividades físicas e a escolha de um hobby durante os períodos de folga. Além disso, tirar férias em família deve ser o momento ideal para recarregar as energias enquanto curte a natureza em boa companhia. Faça da viagem o ápice do seu ano com foco em diversão e em manter a mente longe de todos os problemas. 

Pronto! Agora você já sabe o que é a Sìndrome de Burnout e como evitá-la. Lembre-se de que para descansar durante as férias, se torna necessário montar uma programação minuciosa com antecedência. Só assim será possível viver experiências incríveis ao lado de sua família em um roteiro personalizado.

Gostou das informações do artigo? Então baixe gratuitamente o nosso e-book sobre como fazer uma viagem inesquecível em família.

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

VAMOS JOGAR!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

Inspiração? PINTEREST

× Eu posso te ajudar!