Página Selecionada

Tempo em Imbituba: saiba quando tirar férias na Praia do Rosa

Tempo em Imbituba: saiba quando tirar férias na Praia do Rosa

Você já decidiu que vai passar as férias na praia, mas está em dúvida sobre o tempo em Imbituba? Saiba que esse município repleto de belezas naturais, onde fica a Praia do Rosa, oferece opções para todos os gostos. Outro ponto que deve ser avaliado na hora de montar o roteiro é o objetivo da viagem. 

Seja surfar nas águas cristalinas do balneário, aproveitar passeios em família, relaxar a mente ou apenas turistar, o local representa diversão e calmaria na mesma proporção. Tudo depende, na verdade, de personalizar cada detalhe da estadia e isso vai muito além de chuva ou sol.

Quer saber mais? Vamos mostrar como é o tempo em Imbituba em todas as estações. Acompanhe: 

Verão

Durante os dias de sol e calor, todos sonham em pegar uma praia. Por este motivo, o verão representa a estação em que o litoral recebe mais turistas e fica com a agenda cheia de atrações. Em Imbituba, especialmente na Praia do Rosa, o verão não costuma ser de calor escaldante comparado com outras regiões da costa brasileira.

Com base em registros de anos anteriores, a temperatura máxima gira em torno de 27 graus e a mínima de 20 graus. Ou seja, nada mal para quem deseja aproveitar as férias para praticar esportes sem precisar escolher os horários por conta dos picos de calor no termômetro.

Esses dados correspondem aos meses de janeiro e março e, é claro, que são apenas referências. Podem existir períodos de imprevisibilidade do tempo em Imbituba, mas dificilmente você vai enfrentar o famoso calor úmido e abafado como faz na maior parte do nordeste e sudeste.

Inverno

O inverno é a temporada dos surfistas na Praia do Rosa. Os ventos vindos do norte chegam ao seu ápice em setembro e abrem caminho também para outros tipos de esportes aquáticos, como kitesurf e windsurf. Os termômetros caem e as noites ficam mais longas como é de costume da estação, porém, o visitante não vai passar muito frio em Imbituba. 

A vantagem do período é que as temperaturas amenas permitem aproveitar a areia sem desconforto do sol forte e a praia fica mais tranquila em relação aos turistas. Em meados do mês de julho, o tempo varia entre 12 graus e 19 graus. Na prática, os dias e as tardes são mais aquecidos e de noite é possível sentir um pouco do clima frio, mas sem exageros. 

Vale lembrar ainda que é no inverno que as famosas baleias-franca chegam ao litoral de Santa Catarina para reproduzir. O resultado é um espetáculo da natureza aos visitantes que podem observá-las de diferentes pontos da Praia do Rosa. O programa, inclusive, faz parte obrigatoriamente dos roteiros de férias em família na região. 

Outono

Se você deseja curtir a praia em silêncio, com a temperatura amena e chances de chuva praticamente nulas, o outono é uma ótima opção. No início de abril, por exemplo, a Praia do Rosa já está completamente fora de temporada e isso traz um caráter exclusivo aos passeios. Quer se aventurar na meditação ou surfar sem muita gente em volta? Essa é a oportunidade. 

Sem contar que, por se tratar de um período menos disputado, ainda é possível encontrar melhores condições de hospedagem dentro do orçamento de cada tipo de viajante. O que vale, aqui, é a máxima de temperatura agradável durante o dia e uma queda significativa ao ao entardecer em que se dorme de edredon, porém, sem congelar de frio. 

Primavera

A estação das flores é muito interessante não só no município de Imbituba como em toda Santa Catarina. Com as cores de sua natureza inexplorada potencializadas, as praias ficam ainda mais bonitas e refletem no mar completamente cristalino. O clima agradável na Praia do Rosa permite ainda aproveitar todas as oportunidades de diversão e passeios disponíveis. Veja, a seguir, os principais: 

  • fazer trilhas para relaxar a mente e ficar perto da natureza;
  • praticar esportes na água e na areia;
  • recarregar as baterias em um banho de cachoeira;
  • aproveitar a tranquilidade da Lagoa do Meio;
  • curtir o agito do Rosa Sul;
  • conhecer o centrinho do Rosa com seus restaurantes e oportunidades de lazer. 

No segunda metade de setembro, bem no começo da estação, ainda é possível ver os espetáculos proporcionados pelas baleias-franca. Então, se você estiver em uma viagem em família, certamente, os momentos de observação rendem memórias incríveis que seus filhos vão contar a todos no retorno. 

Período de chuvas 

As chuvas são uma preocupação constante para quem está na praia, não é verdade? Por este motivo, antes de definir o melhor período de descanso é bom se informar sobre o assunto. Durante o verão, como os dias são mais quentes, as chuvas de final de tarde aparecem com frequência na Praia do Rosa. 

O mínimo de chuva costuma ocorrer no mês junho durante a transição do outono para o inverno. No entanto, como se tratam de previsões, se você se deparar com chuva justamente na sua vez de descansar, lembre-se de escolher uma pousada completa. Assim, se torna mais simples fazer a viagem valer a pena independentemente do tempo na ocasião. 

Eventos que vão além da previsão do tempo em Imbituba 

Além das atrações de encher os olhos que a natureza oferece, Imbituba ainda recebe outros eventos que podem ser incluídos em seu roteiro de férias. Um dos principais exemplos é o “Praia do Rosa Bike Marathon” que acontece geralmente no mês de outubro. 

O circuito preparado para os amantes do ciclismo traz uma série de desafios entre dunas, matas, montanhas, lagos e praias. Sem contar que, por ter entrado de vez no calendário esportivo da região, os organizadores promovem uma experiência inesquecível com atividades de entretenimento.

Outra atração muito comentada é o “Festival Gastronômico Baleia Franca” que teve a segunda edição em setembro e outubro de 2019. O evento é celebrado em boa parte dos restaurantes do município com variedade de pratos típicos e atrações para todas as idades. 

Pronto! Agora você já sabe como é o tempo em Imbituba e quando tirar suas férias. Como o local oferece grande variedade de clima e atrações, fica mais simples definir com antecedência o roteiro dos dias de descanso em família. No entanto, para que tudo aconteça da maneira esperada, é necessário se hospedar em uma pousada com estrutura completa e opções de lazer. 

Gostou das informações do artigo? Então leia também sobre como encontrar a hospedagem perfeita na Praia do Rosa.

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

TRILHAS DO ROSA!!!

VAMOS JOGAR!!

BAIXE O E-BOOK!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

PINTEREST CASAMENTOS