Página Selecionada

Afinal, como trabalhar sustentabilidade na hotelaria?

Afinal, como trabalhar sustentabilidade na hotelaria?

Dentro do cenário atual, onde reflexões sobre meio ambiente e os impactos gerados ao planeta tem ganhado cada vez mais espaço, a sustentabilidade vem sendo trabalhada em diversos setores da economia.

Na hotelaria, a procura por destinos com foco e iniciativas em prol do meio ambiente tem aumentado, tendo em vista sua contribuição para a segurança sanitária em vários aspectos como preservação da natureza, praias, atenção com a alimentação, incentivo à cultura local e cuidados na própria hospedagem.

Neste post, iremos listar algumas vantagens da adoção de medidas sustentáveis na hotelaria, bem como apresentar algumas ideias simples que podem ser implementadas em seu hotel. Confira a seguir:

Primeiramente, o que é sustentabilidade?

Apesar de não ter uma definição universal para esse conceito, segundo a ONU, Sustentabilidade está ligada à viabilidade dos ecossistemas e recursos naturais ao longo do tempo e ainda à manutenção dos níveis do desenvolvimento econômico e de qualidade de vida.

Comumente relacionado à preocupação ambiental, é importante salientar que esse conceito é baseado em 3 pilares que devem estar em equilíbrio. São eles:

  • Econômico: as organizações devem implementar medidas visando ampliar a sua rentabilidade e eficiência de forma que possam continuar não só a produzir, mas também gerar emprego e a remunerar corretamente o capital investido.
  • Ambiental: as organizações devem concentrar os seus esforços em gerir e conservar os recursos naturais, de forma a proteger a paisagem e o meio envolvente.
  • Social: as organizações devem incentivar a igualdade de oportunidades, respeitando os direitos humanos e atuando de forma justa e honesta tanto com seus colaboradores como também com todos os seus stakeholders.

Iniciativas simples e sustentáveis para seu hotel

Se você associa práticas sustentáveis às iniciativas de difícil implementação, listaremos abaixo algumas medidas simples e que irão gerar impactos bastante positivos para o meio, confira:

  • Redução do uso de papel – Notas, faturas, folhas de pedidos, blocos para anotações, etc. Além do consumo desnecessário e quantidade de lixo gerada para o planeta, é possível ainda reduzir custos, afinal quantas resmas de papel você costuma utilizar em seu hotel anualmente? Uma boa e ecológica opção para isso é a utilização de softwares inteligentes, uma forma mais segura, eficiente e organizada para armazenamento de documentos e anotações.
  • Redução do uso de produtos descartáveis – Quantos descartáveis você disponibiliza em seu estabelecimento? Copos plásticos ou de isopor, embalagens de sabonetes e shampoos, garrafas de água de plástico. Contabilize esse número em um ano e verá muitos motivos para você se esforçar para eliminar o uso de descartáveis. Além da economia a médio prazo na compra desses produtos e da economia de água para produzi-los, você estará contribuindo muito com a diminuição da poluição dos oceanos.
  • Aproveitamento da água das chuvas – Se o seu hotel tiver jardins, telhados verdes ou campos de golf, você pode recorrer ao aproveitamento da água da chuva fazer a irrigação em períodos secos, evitando assim o desperdício de água potável.
  • Substituir os cartões dos quartos – Em sua maioria, o plástico é o material mais utilizado para fazer os cartões chave para os quartos de hotéis. Uma solução para essa questão é o uso de outros materiais, como madeira ecológica e o bioplástico.
  • Dar preferência para produtos de limpeza ecológicos – Seja para lavanderia ou para limpeza, dê preferência para produtos ecológicos, que utilizam menos químicos e mais ingredientes naturais, sendo menos nocivos e tóxicos tanto para o ambiente como para os seus hóspedes.
  • Realizar a compostagem de alimentos – Se você oferece refeições em seu hotel e se há consumo de comida pelos colaboradores no local de trabalho, utilize os restos de alimentos e cascas de frutas e legumes para fazer a fertilização de jardins e canteiros, fazendo da compostagem uma alternativa sem custos para substituir fertilizantes comprados. Caso você não tenha jardins para esse uso, é possível fazer parcerias para dar um destino ao que foi produzido.
  • Use o marketing como aliado – Os viajantes estão cada vez mais exigentes, por isso, utilize seu site, blog, redes sociais e e-mails marketing para comunicar aos seus clientes todas as iniciativas sustentáveis que seu hotel está implementando. Assim você terá vantagens frente à concorrência, além de oferecer mais segurança e tranquilidade para seus hóspedes.

 

compostagem e sustentabilidade

Compostagem de restos e cascas de alimentos, gerando fertilizante natural para reaproveitamento

Vantagens da sustentabilidade na hotelaria 

 

1. Mudança de hábitos e adoção de processos eficientes

Diante da rotina, muitas vezes mantemos hábitos que podem ir totalmente contra a ideia de um mundo ecologicamente correto. Podemos citar o uso de uma quantidade desnecessária de copinhos para café ou uma enorme quantidade de papel utilizada sem consciência, por exemplo. Pequenas atitudes como essas, apesar de parecerem inofensivas, fazem muita diferença nos impactos gerados ao planeta. Pensando nisso, a ideologia sustentável é uma forma extremamente eficaz para identificar, repensar e modificar esses comportamentos.

2. Motivação

Por mais que seus clientes sejam importantes, é imprescindível estimular relações saudáveis e investir em ações que melhorem o engajamento de seus colaboradores. Cada profissional precisa sentir que faz parte de algo maior, ou seja, que suas atividades diárias contribuem de alguma forma para transformações na sociedade e no meio em que estão inseridos. Quando o colaborador sente orgulho daquilo que faz, ele se sente muito mais motivado ao trabalho, gerando resultados muito positivos ao seu negócio.

3. Reputação

Como você contribui para um mundo melhor? Quais os impactos positivos você gera para fazer a diferença? Obviamente, ter um bom serviço e um atendimento eficiente são importantes, porém os consumidores procuram estabelecimentos que não priorizem somente o interesse comercial, mas também tenham comprometimento social. Daí a importância da sustentabilidade e a adoção de medidas em prol do meio ambiente que podem melhorar sua reputação tanto diante do seu cliente como do marcado como um todo.

4. Competitividade

A conscientização das formas de consumo, tanto individual como coletivo, a gestão de resíduos, a importância de questões como poluição, reciclagem, cuidado com o meio ambiente e consumo de produtos orgânicos vem ganhando cada vez mais relevância. Desta maneira, ter o seu estabelecimento alinhado a essas novas formas de pensamento consciente é um considerável diferencial para ter vantagens dentro do mercado competitivo.

telhado verde telhado ecológico

Agora que você já sabe como trabalhar para implementar e incentivar medidas sustentáveis, que tal colocar a mão na massa e iniciar um projeto focado em mudanças com responsabilidade e comprometimento social? Com isso, tanto seu hotel, como a sociedade e o meio ambiente terão ganhos extremamente positivos.

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

TRILHAS DO ROSA!!!

VAMOS JOGAR!!

BAIXE O E-BOOK!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

PINTEREST CASAMENTOS