Página Selecionada

Conheça 4 benefícios do banho de cachoeira para sua saúde

Conheça 4 benefícios do banho de cachoeira para sua saúde

Tomar um bom banho de cachoeira é extremamente relaxante, não é mesmo? Mas saiba que além de deixar o corpo renovado, as águas naturais trazem benefícios que impactam diretamente a saúde. Dessa maneira, ao escolher um destino de viagem repleto de paisagens paradisíacas, você pode combinar descanso com momentos terapêuticos. 

O melhor caminho, aqui, é aproveitar as férias como uma forma de fugir da rotina e explorar diferentes possibilidades. Só assim será possível estimular a criatividade, fazer programas em família e ainda se conectar com tudo o que a natureza oferece.

Quer saber mais? Vamos mostrar os benefícios do banho de cachoeira para a saúde da mente e do corpo. Acompanhe:

1. Aumento da imunidade

Pouca gente sabe, mas tomar banho em águas naturais ajuda no fortalecimento da imunidade. Isso porque a água gelada costuma estimular a circulação sanguínea por todo o corpo e faz com que o organismo funcione corretamente. 

De fato, ao entrar em um local com baixa temperatura, o coração bombeia sangue com mais eficiência. Assim, além dos benefícios cardiovasculares, as chances de contrair vírus ou outras doenças diminuem consideravelmente — mesmo durante viagens ou situações desgastantes. 

2. Relaxamento da mente

Sentir as águas naturais de uma cachoeira caindo no corpo ativa o hormônio da noradrenalina que regula o humor. Como resultado, com os índices de bem-estar elevados durante o contato com a natureza, fica mais simples relaxar a mente cansada da correria do dia a dia. 

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que esse hormônio auxilia na concentração. Dessa maneira, quando o estresse chega ao limite, o contato com a água fria faz a mente despertar, se acalmar e focar no que realmente é considerado importante.

3. Recuperação muscular após o banho de cachoeira 

O banho de cachoeira também auxilia no alívio de dores e na recuperação muscular. Como esse tipo de ritual tende a ser extremamente relaxante é capaz de servir como parte do tratamento de contraturas musculares e diminuir o cansaço até quatro dias depois da prática de esportes ou treinos pesados.

Sem contar que incluir cachoeiras no roteiro de uma viagem é uma boa ideia para quem deseja perder peso. Isso mesmo! Durante o contato com a água natural, a termogênese passa a ser estimulada no processo metabólico em que o corpo queima calorias a partir da intensa produção de calor.

4. Alívio do processo de depressão

Por conta do alto impacto dos receptores de frio na pele, as águas das cachoeiras são poderosas contra os sintomas da depressão. Em uma situação como essa, saiba que o próprio contato com a natureza e o ambiente em torno são decisivos no estímulo das sensações de bem-estar no organismo. 

Por exemplo, a luz do sol tem o poder natural de revigorar o corpo e deixar as pessoas mais dispostas automaticamente. Já as plantas encontradas nesse tipo de região costumam ajudar a desligar os pensamentos e possuem efeitos calmantes por meio dos odores exalados.

Pronto! Agora você já sabe como o banho de cachoeira faz muita diferença na hora de relaxar durante uma viagem. O mais importante é escolher bem o local de hospedagem como forma de potencializar essa experiência e deixar o caos urbano completamente de lado. Só assim será possível recarregar as energias em momentos inesquecíveis. 

Gostou das informações do artigo? Então leia também sobre como escolher um hotel tranquilo para descansar e aproveitar cada segundo das férias.

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

VAMOS JOGAR!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

Inspiração? PINTEREST

× Eu posso te ajudar!