Três a cada dez brasileiros sofrem algum tipo de problema relacionado à saúde mental. A grande maioria têm sintomas de ansiedade, síndrome do pânico e depressão. E o ambiente de trabalho influencia diretamente nesses transtornos. Aprender como acabar com o estresse é uma forma de prevenir esses males.

Embora não pareça, uma rotina estressante está diretamente relacionada a danos na saúde mental. Por isso, é indispensável manter uma rotina de autocuidado. Não sabe como? Então acompanhe as dicas que separamos a seguir!

Experimente a meditação

Por muito tempo, existia a ideia de que para meditar era preciso ir a um lugar tranquilo e silencioso e passar horas apenas de olhos fechados. Entretanto, a meditação é muito mais do que isso. A verdade é que é muito difícil simplesmente ficar sem fazer nada. Para muitas pessoas, é até mais estressante.

A dica, então, é buscar formas de meditação guiada. Existem áudios, aplicativos e vídeos que auxiliam muito a desligar dos problemas. E se você sentir que precisa de um relaxamento rápido durante o intervalo na empresa, lembre-se da técnica 4-7-8, focada na respiração:

  • inspire o ar por 4 segundos;
  • segure a respiração por 7 segundos; 
  • solte o ar lentamente por 8 segundos;
  • repita o procedimento 4 vezes.

Pode não parecer, mas essa sequência não apenas faz com que você foque na respiração como também oxigena o cérebro. Consequentemente, todo o organismo vai fluir melhor. 

Descubra um novo hobbie

Mesmo que você ame seu trabalho, isso não significa que ele não seja fonte de pressão e até de frustrações. Por isso, é importante que sua mente tenha válvulas de escape por meio de hobbies e hábitos mais leves e agradáveis.

Se você tem habilidades manuais, o artesanato talvez seja a melhor opção. Para quem prefere algo mais tranquilo, a leitura costuma funcionar como um ótimo oásis. Já para quem curte adrenalina, esportes como o surfe unem a prática esportiva com a oportunidade de conhecer novas pessoas. 

O importante é que a atividade seja uma fonte de prazer. Assim, sempre que a situação estiver mais complicada no ambiente de trabalho, você saberá como acabar com o estresse. 

Desgrude da internet 

Você já ouviu falar em FoMO? É uma sigla norte-americana que indica o medo de ficar por fora dos acontecimentos digitais — “Fear of missing out”. Embora muito útil, a internet tem se tornado uma espécie de vício para certas pessoas. É como se houvesse a necessidade intensa de estar conectado o tempo todo. 

Claro que nem todo mundo permanece online em suas redes durante a jornada de trabalho. Entretanto, há quem saia do escritório para simplesmente grudar no celular. E não apenas por hobbie ou diversão, mas por necessidade. O segredo aqui é evitar esse tipo de comportamento antes que se torne um vício.

Tire férias na praia

A sensação de estar trabalhando o tempo todo aumenta o estresse. Ficar à espera daquele e-mail ou mesmo questionar sobre um projeto profissional durante o fim de semana faz com que a mente não consiga desligar. E você realmente precisa dessa pausa.

A boa notícia é que cada vez mais a ciência tem tentado decifrar o efeito calmante de ir ao litoral. E os motivos são variados. Uma pesquisa do setor de saúde comportamental da Universidade do estado da Pensilvânia apontou que o som repetitivo do mar é uma das causas. Seu efeito suave seria até semelhante ao da meditação.

Além disso, um artigo publicado pela revista científica Inc revelou que existem evidências de que há efeitos positivos diretamente no cérebro após uma visita à praia. Além do barulho do mar, o calor ao pisar na areia e até o cheiro estão relacionados a um relaxamento profundo. 

Dessa forma, não há nada que mais possa ajudar a combater o estresse do que tirar férias na praia — quem sabe até bebendo uma boa taça de vinho na areia.

Ao aprender como acabar com o estresse no trabalho, fica mais fácil perceber que existem alguns escapes que precisam ser priorizados quando a carga de tarefas está muito intensa. É importante cuidar mais de si mesmo e adotar novos hábitos para relaxar a mente. 

Para quem está em busca de um destino que garanta essa sensação de bem estar, vale a pena visitar o litoral. Confira nosso artigo 7 técnicas de relaxamento infalíveis que combinam com a Praia do Rosa e conheça uma excelente opção para desestressar de forma completa!