Página Selecionada

Viagem sustentável: 7 dicas para ajudar na preservação do destino

Viagem sustentável: 7 dicas para ajudar na preservação do destinoPontuação 0%Pontuação 0%

Quem é apaixonado por natureza conhece a importância de auxiliar na preservação ambiental durante uma viagem sustentável. Esta é uma preocupação cada vez mais em alta por considerar os impactos atuais e futuros ao meio ambiente e permitir viver experiências incríveis em locais paradisíacos.

De uma maneira bem simplificada, o turista pode adotar práticas conscientes que fazem toda a diferença e ainda servem como exemplo para outras pessoas. Afinal, é muito triste quando vemos resíduos de plásticos na praia por puro desconhecimento sobre os danos que eles causam ao ecossistema marinho. 

Quer saber como ter uma viagem sustentável? Confira neste artigo 7 dicas para ajudar na preservação do destino e fazer a sua parte. 

1. Deixe o carro de lado e faça tudo caminhando

Um dos princípios da viagem sustentável é evitar qualquer tipo de ação que torne o ar mais poluído. Por este motivo, escolha um destino estratégico que permita deixar o carro de lado e fazer tudo caminhando em conexão com a natureza. 

Vale ressaltar que além de provocar a queima de combustíveis fósseis impactantes ao meio ambiente, o uso de veículos aumenta os índices de trânsito em regiões turísticas e interfere negativamente na rotina dos moradores.

2. Tome banhos rápidos durante a viagem sustentável

Todos nós sabemos que a água é um recurso limitado e usá-la de forma consciente enquanto viaja deve ser prioridade. Dessa forma, converse com as pessoas que estiverem no destino com você para que não ultrapassem os níveis indicados de consumo de água e energia elétrica. Pode até parecer difícil inicialmente, mas ao criar este hábito durante o passeio, fica mais simples continuar com ações sustentáveis no dia a dia. 

3. Carregue uma ecobag 

Outra prática sustentável que traz benefícios quando se transforma em hábito é optar por carregar suas coisas em uma ecobag. De fato, esta é uma medida positiva ecologicamente porque as sacolas plásticas quando descartadas no meio ambiente representam riscos para a vida marinha, aumentam a poluição, entopem bueiros e demoraram entre 400 e 1000 anos para se decompor. 

4. Separe o próprio lixo

Quem passeia pela praia precisa se conscientizar sobre a importância de separar o próprio lixo. Mesmo que no seu campo de visão não tenha uma lixeira disponível, guarde os resíduos em recipientes específicos até encontrar o ponto adequado de descarte. Além disso, crie uma rotina de separação no local de hospedagem e questione aos funcionários se atuam com coleta seletiva. 

5. Use protetor solar sem componentes agressores ao meio ambiente

Existem no mercado componentes agressores ao meio ambiente que fazem parte da fórmula de protetores solares. Assim, quando os turistas entram nas águas usando produtos com estes ingredientes, eles tendem a ser liberados e causam danos aos corais, ao andamento da vida marinha e aos ecossistemas aquáticos. Para que você consiga desfrutar do mar sem peso na consciência, procure por protetores ecológicos que são inofensivos e igualmente eficientes. 

6. Tenha atenção ao que comer na praia 

Ao planejar passar o dia na praia é interessante preparar algumas comidinhas saudáveis em recipientes adequados. Com isso, priorize itens reutilizáveis e alimentos que tenham embalagens sustentáveis dentro de uma proposta conscientizadora. O plástico também deve ser evitado ao máximo, pois em um momento de distração pode acabar voando pela areia sem que ninguém perceba.

7. Procure por uma opção de hospedagem sustentável

De nada adianta adotar práticas sustentáveis durante a viagem e se hospedar em um lugar que não tem este tipo de preocupação. Procure por uma opção que adote ações de preservação ao meio ambiente e contribua diretamente para a conscientização de turistas e moradores da região. 

Além disso, avalie outros diferenciais com foco em estrutura que não dependa de carro, conforto nas instalações, proposta pet-friendly, e atividades internas que mostram o compromisso com o tema. Entre as principais podemos destacar a geração de energia solar, o descarte correto de resíduos e a inclusão de telhados ecológicos.

Agora você já sabe como fazer uma viagem sustentável e contribuir diretamente com a preservação do destino escolhido. Antes de iniciar o roteiro se informe sobre a existência de programas ambientais personalizados, como o Jogue Limpo da Praia do Rosa, e abrace a causa de maneira transformadora 

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e leia mais sobre o Projeto Jogue Limpo e sua atuação revolucionária de sustentabilidade.

Reveja

0%

Resumo Confira neste post 7 dicas para fazer uma viagem sustentável e ajudar na preservação do destino escolhido como um turista consciente.

Viagem sustentável: 7 dicas para ajudar na preservação do destino
0%

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

TRILHAS DO ROSA!!!

VAMOS JOGAR!!

BAIXE O E-BOOK!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

PINTEREST CASAMENTOS