7 razões para visitar a Praia do Rosa na “baixa temporada” e se encantar
Os amantes do verão que perdoem, mas a baixa temporada na Praia do Rosa é a época de ouro do deslumbrante balneário catarinense. De fato, este período permite conhecer a região por meio de experiências transformadoras e em contato puro com a natureza que traz uma perspectiva muito diferente ao visitante.
São tantas possibilidades de passeios que a ideia é que você “não vá onde o caminho pode levar. Em vez disso, vá onde não há caminho. E deixe um rastro”. E é justamente o contexto desta citação de Ralph Waldo Emerson que resume visitar o Rosa em momentos menos badalados pela chance de criar um roteiro exclusivo e desbravador que marcará para sempre a sua memória.
Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo 7 razões para aproveitar a Praia do Rosa na baixa temporada e se encantar. Acompanhe!
1. Roteiros de ecoturismo
A temporada menos explorada da Praia do Rosa não representa apenas tranquilidade nos passeios, ela possibilita também desfrutar a região em roteiros de ecoturismo. Isso inclui uma cavalgada ecológica que percorre as belezas do balneário em um trajeto mágico pela areia e pela Lagoa de Ibiraquera.
Além de ser extremamente relaxante, este tipo de experiência traz conexões com diferentes pontos da natureza em conjunto com uma vista de cair o queixo. Tudo é devidamente orientado por uma guia e condutora ambiental que cuida dos cavalos com excelência e torna cada etapa da cavalgada ainda mais especial.
2. Observação de baleias-francas
As baleias-francas são uma das atrações mais encantadoras da Praia do Rosa. Quem tem a sorte de avistá-las, certamente, vai guardar as memórias para sempre. Vale destacar que elas começam a chegar em meados de julho às águas do balneário para que seus filhotes nasçam em segurança.
Ou seja, somente na baixa temporada é possível observá-las em diferentes tipos de roteiros que tornam o espetáculo da natureza ainda mais impressionante. Veja a seguir algumas sugestões de passeios que envolvem a observação de baleias-francas e são absolutamente imperdíveis!
Safári baleia
O Safári baleia leva os visitantes para conhecer a chamada Rota da Baleia-Franca que engloba os municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba. Os três são considerados verdadeiros berçários das baleias-francas e estão entre as mais belas praias do Sul de Santa Catarina. A programação, aqui, oferece uma espécie de imersão sobre estes grandes mamíferos conduzida por um guia que conhece bem os pontos em que eles costumam ficar.
Busca baleeira
Já a Busca baleeira é um passeio que conta sobre a importância da preservação deste tipo de animal e todas as curiosidades envolvidas no longo trajeto que fazem das águas geladas da Antártida até o aconchego do litoral catarinense.
Ao chegar nos pontos em que as baleias-francas podem ser avistadas, quando necessário, é possível caminhar pelos costões, areias, dunas e à beira mar com o objetivo de compreender como a fauna e flora local interagem com as baleias-francas e os seus imensos filhotes.
3. Interações no Santuário dos Botos Pescadores
As interações no Santuário dos Botos Pescadores mais parecem um show de belezas naturais. Com a proposta de encantar os turistas, o ápice da programação acontece quando golfinhos cercam os peixes para que os pescadores possam apanhá-los.
Os que conseguem escapar da “emboscada” são pescados pelos próprios botos em cenas deslumbrantes. Este tipo de atração traz ainda um importante caráter de exclusividade, já que cenas desse tipo só podem ser vistas em Santa Catarina ou em passeios na Grécia.
4. Programação cultural na região de Imbituba
Além de cenários naturais incríveis, o roteiro cultural do Rosa também fica super aquecido em temporadas menos disputadas por turistas. O primeiro destaque é o Garopaba Artesanal que traz um tour pela história riquíssima da região com visitas que incluem:
- Alambique do Vô Zeca, no qual a família preserva a tradição de produzir cachaça artesanal e farinha;
- Oficinas líticas milenares presentes na Praia da Vigia;
- Centro Histórico onde foi construída a armação baleeira de São Joaquim de Garopaba;
- Fábrica de Chocolates de Garopaba.
Laguna Natural e Cultural
Destinado aos apaixonados por natureza, este passeio desbrava o Santuário dos Botos Pescadores durante os momentos interativos e passa por vários acontecimentos históricos que marcaram Laguna (SC).
A cidade é praticamente um museu a céu aberto com destaque para grandes figuras da região, como Anita Garibaldi, os sabores de sua gastronomia diferenciada, a beleza dos casarios coloniais, as Dunas caminhantes e o maior Farol das Américas.
5. Melhor temporada de ondas
Se no verão as águas do Rosa ficam tomadas de turistas em busca de diversão, é no inverno que os surfistas fazem a festa. Isso vale tanto para quem já é profissional quanto para os amantes de surf, wind surf e kite surf que desejam praticar em um cenário de tirar o fôlego.
No entanto, é válido ressaltar que as condições de surf costumam depender dos pontos centrais da praia de acordo com os níveis de ventos e ondulações. Uma boa dica, neste caso, é aprender a ler a previsão de ondas para aproveitar os dias no balneário dos picos com as melhores quebras em tiros certeiros.
6. Opções gastronômicas diferentes na Praia do Rosa na baixa temporada
A Praia do Rosa é um destino imperdível não só por ser uma das praias mais belas do mundo. Por aqui, o visitante também desfruta de experiências gastronômicas únicas que tornam a viagem ainda mais prazerosa. O clima de tranquilidade e natureza exuberante faz uma excelente combinação com serviços de restaurantes incríveis.
Uma das melhores opções é o Solar Café & Bar que fica na Fazenda Verde. Além de ter o clima bastante aconchegante e descontraído, o local apresenta um cardápio variado com pratos feitos em processos artesanais para todos os públicos. Na prática, é ideal na hora de curtir uma pizza no jantar, saborear algo típico depois de um dia de praia ou simplesmente passar tempo em boa companhia.
7. Inúmeras possibilidades de trilhas
As trilhas da Praia do Rosa são ainda mais convidativas em baixa temporada. Além de menos movimento neste período, as temperaturas amenas funcionam como um adicional de conforto para fazer os trajetos sem desgaste físico.
De modo geral, no balneário de águas cristalinas existem grandes áreas de vegetação intactas rodeadas por lagoas, ilhas, mata nativa e morros. São paisagens exuberantes, em conexão completa com a natureza para desconectar os pensamentos e esquecer da correria da rotina.
Ao se aventurar nas trilhas do Rosa, você realmente se sente revigorado e impactado por tanta beleza. Confira a seguir alguns exemplos:
Trilha Rosa Norte / Vermelha
A trilha leva da Praia do Rosa até a Praia Vermelha e é considerada relativamente fácil. Todo o trajeto é bem sinalizado e a primeira parte passa pelo Costão do Rosa Norte que apresenta um visual deslumbrante. Todo o esforço vale a pena na mesma hora!
Trilha Rosa Sul / Praia do Luz
As sutilezas da natureza no trajeto fazem com que a trilha seja considerada um espetáculo de passeio. Tem a presença de alguns animais dóceis da região em algumas partes que tornam tudo ainda mais divertido.
Trilhas das Praias Secretas
Com grau de dificuldade médio, as trilhas das Praias Secretas são um programa para quem deseja se aprofundar nas belezas do Rosa e região. O trajeto começa na Praia do Ouvidor seguindo os costões à beira mar até a Praia Vermelha. Depois disso, passa por magníficos costões e túneis verdes que levam até as piscinas naturais esculpidas com águas límpidas pelo mar, com a parte final na Praia do Rosa.
Agora você já conhece os principais motivos para viver uma experiência inesquecível ao visitar a Praia do Rosa na baixa temporada. Opções de passeios, relaxamento e conexão com a natureza não faltam para enxergar o balneário diante de uma nova perspectiva que revela todos os encantos deste período mágico e bastante exclusivo.
Gostou da ideia de visitar a Praia do Rosa na baixa temporada? Então aproveite e baixe agora mesmo o e-book “Trilhas do Rosa” para saber o que esperar ao se aventurar nas deslumbrantes trilhas da região.