Página Selecionada

O que fazer na Praia do Rosa: megapost com muitas atrações!

O que fazer na Praia do Rosa: megapost com muitas atrações!

Uma viagem inesquecível é aquela em que você consegue aproveitar cada experiência, concorda? Por este motivo, saber o que fazer na Praia do Rosa vai te ajudar a montar um roteiro de passeios que se encaixe com suas preferências e possa reunir toda a família durante as férias.

Saiba que esse pedacinho paradisíaco do litoral de Santa Catarina é um prato cheio tanto para quem procura aventuras quanto para quem almeja relaxar com a vista dos sonhos. O mais importante, no entanto, é conhecer todas as possibilidades na hora de tomar boas decisões e criar uma experiência personalizada. 

Quer saber mais? Vamos mostrar neste megapost tudo o que a Praia do Rosa tem de funcional e encantador na hora de turistar. Acompanhe:

Escolha o Rosa Norte para descansar

Localizada na cidade de Imbituba, a Praia do Rosa é dividida em quatro regiões diferentes. O Rosa Norte é o local favorito de quem quer relaxar e ter mais tranquilidade. Isso não significa, porém, que seja isolado e sem atrativos.

Na verdade, esse lado é cheio de surpresas. A principal delas está em uma trilha que começa com pedras e, após cinco minutos de caminhada leve, revela uma piscina natural de tirar o fôlego. Esse espetáculo se forma nos dias de maré baixa e a tranquilidade do local permite um mergulho único. No entanto, quando o mar fica agitado, o trajeto se torna arriscado aos turistas que não conhecem as particularidades da região.

Também há quem busque a ala norte por conta dos diferentes picos de onda. Para os amantes do surf, existe ainda um atrativo a mais. Como é um ponto da praia menos movimentado, fica fácil encarar novos desafios na prancha, relaxar a mente e até praticar meditação quando sair da água. 

Conheça a agitação do Rosa Sul

Mesmo para quem quer descansar, um pouco de badalação também é bem-vinda na hora de definir o que fazer na Praia do Rosa. Nesse caso, o lado do Rosa Sul tem as melhores atrações para boa gastronomia e se divertir em família. Sem contar que é aqui que se concentra a maioria dos turistas com excelentes opções de atividades na hora de conhecer gente nova. 

A praia da ala sul é um verdadeiro show à parte. Como tem águas mais amenas, recebe visitantes de todas as idades de maneira tranquila e permite aproveitar o sol de verão até o último minuto. Além disso, possui uma estrutura ampla, com uma vida noturna mais ativa, especialmente, durante a alta temporada. 

As opções de conveniência ao Sul também são muitas. Existe a possibilidade de alugar cadeiras ou de ficar nos barzinhos à beira-mar. E apesar de ser um destino muito procurado, o local não possui aglomerações, mantendo o clima intimista que agrada até aos turistas exigentes. 

Visite as praias dos arredores

Embora a Praia do Rosa seja um paraíso por si só, toda a região possui belas praias. Para aproveitar a visita, vale organizar um roteiro que inclua essas paisagens vizinhas. Dependendo do tempo que você for ficar, dá, inclusive, para conhecer uma localidade nova por dia. Consegue imaginar quantas histórias seus filhos vão ter para contar com esse tipo de roteiro? 

Veja, a seguir, as opções favoritas dos turistas: 

  • Praia Vermelha: fica entre a Praia do Rosa e a Praia do Ouvidor. Tem acesso restrito de carros, com livre circulação a pé. Sem muita estrutura para turistas, o destaque fica por conta de uma piscina natural escondida em meio às pedras do local;
  • Praia do Luz: bastante tranquila, costuma ser procurada por quem quer praticar surf e windsurfe. As águas claras e a areia limpa são extremamente preservadas sendo ideal para quem gosta de curtir o mar com menos movimento; 
  • Praia do Ibiraquera: por contar com um vento constante, é a queridinha dos praticantes de kite e windsurfe. Em dias mais tranquilos, os fãs de stand-up paddle também aparecem muito pela região. A atividade é atraente especialmente para famílias que viajam com adolescentes.

Embora possa ter uma infraestrutura um pouco mais modesta, as praias vizinhas ao Rosa valem a pena pelas paisagens impressionantes e o aspecto de natureza preservada capaz de tirar o folêgo. 

Assista ao pôr do sol 

Se você viaja em busca de paz interior ou para relaxar, nada como um fim de tarde na praia. Entre o que há de mais bacana para fazer na Praia do Rosa está observar o pôr do sol em diferentes pontos. Saiba que esse tipo de atividade turística sempre pode ser diferente, já que a paisagem muda a cada região.

Agora, se você é do time que gosta de acordar cedinho, vale assistir o sol nascendo no Rosa Sul. Os tons alaranjados do céu surpreendem enquanto o sol começa a aparecer por trás das montanhas. Assim, além da composição geográfica do Rosa contribuir para um visual paradisíaco, a energia que emana é algo inesquecível. 

Faça trilha entre praias ao montar um roteiro do que fazer na Praia do Rosa

Reunir diferentes atividades ao mesmo tempo costuma ser uma forma de otimizar a viagem e descobrir o que fazer na Praia do Rosa. A verdade é que nem sempre dá para curtir cada atração separadamente. E as trilhas são uma forma de explorar melhor cada detalhe e garantir mais de aventura.

Um boa sugestão é a trilha entre a Praia do Rosa e a Praia do Ouvidor que é bastante conhecida por sua paisagem. De baixa dificuldade, se mostra uma opção interessante para quem viaja em família. Porém, o mais indicado é levar apenas crianças acima dos 10 anos, já que o trajeto pode ser cansativo.

Entre o Rosa e a Praia do Luz também tem uma trilha imperdível. A dica, aqui, é sair cedo da sua hospedagem e aproveitar o sol nascendo ou deixar para o fim da tarde e acompanhar o anoitecer. Nesse segundo cenário, se trata de uma opção mais romântica entre casais. O trajeto leva, no máximo, 30 minutos sendo de nível fácil, com um pequeno trecho mais íngreme. Dependendo do ponto, é possível enxergar a chamada Ilha do Batuta com várias espécies de aves. 

Aposte em aulas de surf para iniciantes 

Favorita entre os surfistas que visitam o litoral de Santa Catarina, a Praia do Rosa é muito acolhedora também com quem nunca surfou. Dependendo da região onde você está hospedado, as ondas variam entre meio metro e três metros. Dessa forma, funcionam tanto para os mais experientes quanto para quem está começando.

É muito comum que uma pessoa da família já saiba surfar, enquanto outras ainda não tiveram a oportunidade. Durante a viagem, uma atração muito relevante está na possibilidade de fazer aulas iniciantes para surfe. Em algumas horas, é possível aprender a base de como funciona o esporte e já curtir o mar. 

Convém dizer que as aulas estão disponíveis também para crianças. Logo, a partir das devidas adaptações, é possível que todo mundo aproveite o passatempo. Já para quem prefere observar de longe, vale dizer que a Praia do Rosa recebe campeonatos regularmente com manobras que chamam a atenção de turistas de vários lugares. 

Observe a temporada de baleias-francas

As pessoas que amam a natureza têm muito o que fazer na Praia do Rosa entre os meses de julho e outubro. É nesse período que as águas amenas do litoral catarinense se tornam irresistíveis para as baleias-francas. O resultado é um show da natureza bem pertinho dos turistas que se torna um passeio em família inesquecível. 

Com medidas de até 17 metros e cerca de 5 toneladas, as baleias visitam o Rosa após o nascimento de seus filhos. O mar convidativo, de águas claras, e também raso permite que essa visita seja observada a partir de alguns pontos da praia.

Busque uma pousada que fique bem pertinho da areia, como a Fazenda Verde, e permita encontrar o timing perfeito para ver as visitantes no instante em que estão passando. Embora a passagem seja regular, vale buscar os pontos mais altos, com pedras e mirantes, para conseguir enxergar os detalhes. Levar um binóculo é uma dica válida também. 

Mergulhe na Lagoa do Meio 

Não é só de mar que vive a Praia do Rosa. Se você escolheu uma pousada bem localizada e quer conhecer outra opção, a Lagoa do Meio é um espaço de relaxamento perfeito para toda a família. Com água doce e à beira do mar, o lago permite a prática de esportes e, principalmente, mergulhos refrescantes.

Como é mais quente do que a água do mar, a lagoa acaba sendo mais convidativa para os turistas. Sua profundidade varia ao longo das temporadas. Em períodos de cheia, chega a encostar no mar, formando um encontro digno de ser observado. 

Os peixes transitando entre uma água e outra também costumam ser uma atração à parte. Com acesso direto pela areia ou pela rua, a Lagoa do Meio é especialmente indicada para pais com filhos pequenos. Afinal, a tranquilidade do local permite que as crianças tenham mais liberdade ao entrar na água. 

Pratique esportes aquáticos na Lagoa do Ibiraquera

Outra lagoa que merece ser visitada é a do Ibiraquera. Com uma vista privilegiada é mais atraente para quem gosta de um pouco de aventura. Dessa forma, no caso de uma viagem em família, seus filhos adolescentes podem aproveitar cada segundo.

Por ter águas tranquilas, a Lagoa do Ibiraquera permite a prática de diferentes esportes aquáticos, como windsurfe, stand-up paddle, kitesurf e canoagem. Além disso, a região conta com comércio intenso e uma ligação direta à faixa litorânea em certos períodos do ano.

Para quem prefere evitar os esportes na água, vale mencionar ainda que o local possui uma extensa pista de caminhada. Portanto, é bastante democrático nas atrações e, por isso, recebe diferentes idades.

Conheça o Centrinho do Rosa

Ficar na areia é ótimo, no entanto, a viagem só está completa se você puder comprar uma boa lembrancinha ou pelo menos conhecer o comércio local. O Centrinho do Rosa é muito atrativo para quem está em busca de lojinhas ou em dias de chuva em que você não quer ficar no mar.

De fácil acesso, o local é onde a movimentação de moradores e turistas mais acontece. Para quem quer fugir um pouco da praia, é possível passar o dia todo na região, visitando atrações típicas do litoral catarinense. No fim da tarde, o melhor caminho envolve escolher um restaurante e curtir o pôr do sol ou ir direto para uma das opções de badalação. 

Curta uma balada ou atração noturna

Do começo da noite até a madrugada, o clima na Praia do Rosa fica mais ameno. As temperaturas são bastante atrativas para quem quer tomar uma bebida ou ouvir música. 

Entre os locais mais convidativos, vale mencionar:

  • Pico da Tribo: por ser um lugar muito frequentado por surfistas é completamente preparado para recebê-los. Embora não seja exclusivo para os fãs de surf, o Pico da Tribo é uma espécie de tradição local. Por lá, acontecem muitos shows com bandas e artistas que têm tudo a ver com a estética praiana;
  • Beleza Pura: inspirado em bares de Ibiza, o Beleza Pura está à beira do mar e também possui atrações musicais regularmente. Contando tanto com uma área para alimentação quanto uma pista de dança é mais recomendado para quem quer comer alguma coisa e encerrar à noite a dois com um pouco de agito;
  • Tantra: inaugurado em 2017, o Tantra chegou à Praia do Rosa com a promessa de ser um local cheio de positividade. Com atrações durante o dia e também à noite, é uma opção para quem gosta de um bom luau.

Localizadas no Centrinho do Rosa, as baladas são de fácil acesso. Porém, para quem viaja em família, vale focar nos restaurantes temáticos e na boa gastronomia, já que as casas de shows possuem proposta mais adulta. 

Tenha uma experiência gastronômica de qualidade

Nada marca mais uma viagem do que as lembranças de um bom paladar. A Praia do Rosa possui excelentes restaurantes que garantem uma experiência marcante. O Tigre Asiático, por exemplo, funciona 24 horas por dia e oferece todos os tipos de comidas de origem asiática. No local, é possível comer tanto em mesas comuns quanto em tatames típicos. 

Enquanto isso, o restaurante Urucum é referência na Praia do Rosa. Com um projeto arquitetônico sustentável, construído com containers, o local funciona como um confortável mirante. O cardápio é de comida tipicamente brasileira e costuma ser muito elogiado por turistas e moradores.

Convém mencionar também o bistrô Pedra da Vigia. Com um clima mais romântico, o lugar é muito convidativo para uma degustação de vinhos. Ao servir culinária francesa, o estabelecimento é uma opção para quem deseja fugir do comum.

Para encerrar, vale reforçar que todas essas experiências dependem muito de onde você fica hospedado. Prefira sempre locais como a Pousada Fazenda Verde que permitem deixar o carro de lado e explorar cada detalhe do balneário com praticidade e segurança.

Quem visita Imbituba, sem dúvida, vai encontrar o que fazer na Praia do Rosa. Por se tratar de uma área com muitos atrativos para diferentes perfis de turistas, a praia catarinense consegue reunir belezas naturais de tirar o fôlego e boas opções de entretenimento em uma experiência completa.

Gostou da sugestão de destino? Então aproveite para baixar o e-book Segredos do Rosa! Você vai descobrir que o ponto turístico tem muito mais a oferecer em uma viagem inesquecível.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Nós

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde {Praia do Rosa}!”

Rose & Neco Agrifoglio

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

× Eu posso te ajudar!