Quem frequenta o litoral apenas para passear e se bronzear talvez não saiba que o Brasil possui mais de 3 milhões de surfistas. O mar brasileiro é muito convidativo para o esporte, inclusive no sul do país. Por isso, reunimos uma lista com as melhores praias para surfar em Santa Catarina que é conhecida por suas belezas naturais. 

Com muitas praias conservadas e de mar cristalino, o surfe em SC conta com muitos adeptos que viajam em busca de boas ondas e locais tranquilos. Confira, a seguir, quais são os destinos preferidos dos surfistas:

1. Praia da Silveira (Garopaba)

No sul do litoral catarinense, a praia da Silveira é palco de competições nacionais e internacionais de surfe. A 3 quilômetros da região central de Garopaba, o local é rico em vegetação rasteira e rodeado de montanhas.

Para os surfistas, o destaque fica por conta do fundo do mar formado por pedras, que são responsáveis por ondas consideradas perfeitas. No inverno, elas podem passar de 4 metros de altura. 

2. Praia do Rosa (Imbituba)

Apontada pelo jornal The Guardian como um dos 10 paraísos mais belos do mundo, a praia do Rosa, em Imbituba, mistura simplicidade e sofisticação. Descoberto apenas na década de 70, o balneário é muito bem preservado.

Destino certo de quem está em busca de contato com a natureza e ondas de até 3 metros, o local recebe campeonatos durante todo o ano. A prática do esporte é favorecida por ventos do norte ou sul, o que permite ondas desafiadoras. Além disso, a Praia do Rosa possui muitas atrações naturais para quem deseja passar alguns dias de descanso e tranquilidade. 

Imbituba também conta com a Praia da Vila, famosa por sediar o Campeonato Mundial de Surf (WCT). A distância entre as duas praias é de apenas 21 quilômetros. E isso faz da região um destino certo para muitos surfistas.

3. Praia do Campeche (Florianópolis)

Em Florianópolis, a praia do Campeche é palco de diversos esportes aquáticos. O mar é bastante agitado, tendo correntes de retorno que exigem cuidado, mas que atraem muitos surfistas. É comum encontrar também praticantes de kitesurf. 

Com uma areia branca e natureza bem preservada, o local costuma receber muitos shows durante a alta temporada. tendo muitas opções do que fazer pela orla.. Para quem prefere se manter na areia, há mais de 120 hectares de dunas tombadas pelo Patrimônio Natural local. 

4. Praia do Mole (Florianópolis)

Também em Floripa, a praia do Mole possui ondas de muita força. Recebe campeonatos de surfe regularmente e tem a profundidade abrupta como uma de suas características mais relevantes. 

Com muita badalação, é uma praia com grande número de jovens em busca de festas, especialmente durante o verão. Para quem gosta de programas mais ousados, está a 15 quilômetros da praia da Galheta, onde há prática de nudismo.

Se você gosta de buscar novas ondas, as melhores praias para surfar em Santa Catarina são um prato cheio. Em meio a cenários naturais que impressionam, o litoral catarinense é rico em opções desafiadoras para surfistas. Além do esporte, há locais na praia tanto para quem prefere mais tranquilidade quanto para quem está em busca de uma vida noturna agitada. 

Você conhece alguma dessas praias? Já surfou no litoral sul do país? Então compartilhe este artigo nas redes sociais e descubra se algum de seus amigos também já esteve por esses lados!