Página Selecionada

Conheça 5 benefícios do vinho para manter a saúde em dia

Conheça 5 benefícios do vinho para manter a saúde em dia

Uma bebida de boa qualidade faz toda diferença em uma ocasião especial. No entanto, os benefícios do vinho não precisam se limitar a eventos ocasionais. Alguns especialistas defendem até mesmo que se deve beber uma taça todos os dias para preservar a saúde. 

O grande segredo, na verdade, está em aproveitar as particularidades de cada rótulo com moderação. Assim, fica muito mais simples manter os níveis de álcool equilibrados no organismo e aproveitar as harmonizações de sabores com iguarias gastronômicas.

Quer saber mais sobre o assunto? Então conheça 5 vantagens de consumir vinho regularmente. Acompanhe: 

1. Aumenta a imunidade

A composição do vinho traz uma grande quantidade de polifenóis que combate ativamente os radicais livres. Na prática, essa substância tem uma forte ação de antioxidantes — vinda especialmente do resveratrol — e representa um aumento natural da imunidade. 

O que acontece é que os radicais livres causam lesões nas células do nosso corpo. Dessa forma, aumentam as chances de desenvolver doenças graves — como o câncer — e envelhecer precocemente. Ao consumir a bebida, junto com outros hábitos saudáveis, você consegue prevenir enfermidades ao mesmo tempo que se mantém mais jovem. 

2. Fortalece ossos e articulações

Cerca de 1% da população possui artrite reumatóide que representa uma série de inflamações nas articulações. Tendo isso em vista, saiba que o vinho atua diretamente não apenas na prevenção da doença, como também no controle de seus sintomas.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Sheffield, no Reino Unido, apontou que a ação do álcool presente no vinho tende a suprimir o sistema imunológico. O resultado indicou que quem bebe vinho pelo menos 10 vezes por mês possui ossos e articulações com menor propensão a doenças. Já quem já foi diagnosticado com artrite e consumia vinho tinha índices inflamatórios mais baixos.

3. Protege o coração

As procianidinas presentes na composição do vinho estão relacionadas à saúde cardiovascular em longo prazo. Por meio do consumo moderado, as substâncias podem ajudar a prevenir infartos e hipertensão, por exemplo.

Dentre os benefícios do vinho, existe ainda a capacidade de inibir a coagulação do sangue, reduzindo o risco de AVC e aterosclerose. Sem contar que diminui a formação de placas que podem entupir artérias e aumenta o bom colesterol. 

4. Estimula o cérebro

A neurociência tem revelado que, em quantidades controladas, o vinho funciona de forma positiva para o cérebro. Após acompanhamentos em ratos, foi comprovada a diminuição do risco de doenças como demência e declínio cognitivo para quem consome a bebida. 

Convêm dizer, porém, que essa ação está relacionada a baixas doses. Em excesso, o vinho deixa de ser um aliado para se tornar um vilão da saúde, assim como outras substâncias consumidas de forma descontrolada.

5. Ajuda no relaxamento

Imagine só descansar em frente ao mar degustando uma taça de vinho. Seria a receita perfeita para esquecer dos problemas da rotina, concorda? Isso acontece porque o resveratrol presente na casca e nas sementes da uva escura atua nas áreas do cérebro relacionadas ao processo de depressão, estresse e ansiedade 

Além disso, ao escolher um rótulo que tem tudo a ver com a praia, a bebida se transforma em um complemento da paisagem capaz de aguçar todos os outros sentidos. Ou seja, essa experiência diferenciada pode transformar suas férias em um acontecimento inesquecível e bastante tranquilo

Pronto! Agora você já sabe quais são os benefícios do vinho para manter a saúde em dia. Porém, é importante ressaltar que a bebida não faz mágica sozinha. Os bons resultados são alcançados ao somar uma alimentação saudável com uma rotina de atividades físicas

Gostou das informações deste artigo? Então leia também sobre os 4 tipos de vinhos que harmonizam perfeitamente com a praia e potencializam a diversão nas férias.

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

TRILHAS DO ROSA!!!

VAMOS JOGAR!!

BAIXE O E-BOOK!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

PINTEREST CASAMENTOS