Engajamento de equipe: 7 ações certeiras para ter melhores resultados
Se você identifica queda de rendimento na equipe, falta de criatividade, problemas de relacionamento, colaboradores sempre apressados e trabalhando de modo automático, é preciso tomar uma atitude antes que seja tarde demais.
Questões como ansiedade e exaustão estão cada vez mais associadas à rotina sobrecarregada e à falta de tempo para atividades prazerosas. Diante disso, é fundamental que a empresa desenvolva ações estimulantes em contato com a natureza e permita que o time tenha a chance de se desconectar e recarregar as energias.
Quer saber mais? Vamos mostrar 7 ações de engajamento de equipe que fazem toda a diferença nos resultados e na qualidade do trabalho. Acompanhe!
1. Entenda a importância do engajamento de equipe
Investir em saúde mental no ambiente corporativo é importante para ter bons resultados e reter talentos. Afinal de contas, todo o turbilhão de sobrecarga que acontece em empresas atualmente pode evoluir para quadros muito preocupantes, como a Síndrome de Burnout, que é um distúrbio emocional caracterizado por exaustão extrema.
Sem contar que, de acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), 72% das pessoas estão insatisfeitas com o próprio trabalho. É um número alto e quanto antes os gestores tomarem consciência da necessidade de apostar em ações estratégicas de engajamento de equipe, melhor será o desempenho e a construção do relacionamento de confiança em longo prazo.
2. Estimule o contato com a natureza
O primeiro ponto para potencializar a produtividade dos colaboradores e eliminar a sobrecarga mental é estimular o contato com a natureza. É muito comum em vários segmentos de mercado que os profissionais tenham dificuldades em gerenciar os seus horários, logo, as atividades divertidas e prazerosas acabam sendo deixadas de lado.
Isso cria uma verdadeira bola de neve capaz de afetar a qualidade do sono e trazer um ritmo muito acelerado de pensamentos. Diante disso, a pessoa passa o dia todo preocupada que tem muita coisa para fazer, mas não é produtiva no fim das contas. E tudo se repete no dia seguinte.
O divisor de águas, neste caso, envolve estimular a conexão com a natureza que é um calmante eficiente para o cérebro. Depois de apenas alguns momentos observando um visual paradisíaco, longe do escritório sufocador da rotina, hormônios da felicidade e da disposição já são produzidos em alta quantidade e as tensões deixadas de lado.
3. Conheça a necessidade de fornecer objetivos ao cérebro
Muitos dos problemas relacionados ao excesso de trabalho acontecem por conta da dificuldade de ter disciplina e estabelecer metas, mesmo que pequenas, no dia a dia. O nosso cérebro funciona a partir de padrões de comportamentos que quando estão desorganizados precisam encontrar um ponto de equilíbrio.
Por este motivo, os momentos de conexão com a natureza devem ser pautados pela necessidade de treinar a mente e, assim, estimular a busca pela criatividade e bem-estar. É importante entender que sentimos dificuldades em cumprir metas com recompensas que só chegam em longo prazo.
Para manter o foco, se mostra indispensável estabelecer pequenos objetivos possíveis que tragam a sensação prazerosa de ter conseguido cumpri-los na rotina. Pode até não parecer em um primeiro momento, mas aos poucos o sentimento de recompensa vai permitir traçar metas mais complexas ao cérebro e impulsionar os resultados na vida corporativa.
4. Defenda o ócio criativo
Fazer várias obrigações ao mesmo tempo é um hábito comum para quem tem uma agenda cheia. No entanto, isso não aumenta apenas o desgaste físico e psicológico como também torna o colaborador mais suscetível às falhas.
E dependendo do seu ramo de atuação, elas podem ser suficientes para perder um cliente ou até mesmo comprometer a integridade física de alguém. Dentro deste contexto preocupante, os gestores precisam compreender a importância do ócio criativo e incorporá-lo como uma atividade extra de trabalho.
Seja com atividades divertidas ou simplesmente incentivando os colaboradores a tirarem um tempo para não fazerem nada, a pausa estratégica significa que as tarefas futuras passam a ser realizadas em menos tempo por conta do descanso de qualidade.
5. Reforce o relaxamento pelo contato com a água
Para quem está acostumado e frustrado com a repetição da rotina que envolve sair de casa, passar o dia no escritório e voltar para casa, a possibilidade de ter contato com o mar é de encher os olhos. De fato, relaxar em contato com água salgada e logo depois dar um mergulho é considerado terapêutico e capaz de eliminar o estresse.
O principal responsável por aliviar as tensões é o magnésio presente no mar e alguns minerais que também auxiliam no aumento da imunidade contra inflamações no corpo. Sem contar que a temperatura mais fria da água atua na agilidade da capacidade cognitiva e no reforço da concentração.
6. Prepare atividades lúdicas e dinâmicas
O relaxamento em um lugar paradisíaco e próximo da natureza deve ser calculado em um roteiro repleto de atividades lúdicas e dinâmicas. Elas atuam não só no conhecimento entre os membros do time, mas também promovem confiança do profissional no momento de enfrentar desafios no ambiente de trabalho.
Além disso, estimulam o bom-humor por serem muito mais prazerosas do que algo que aconteça no escritório. Uma boa sugestão é preparar ações que reforcem a importância da leitura de qualidade e criar um clube de discussão sobre os assuntos dos livros escolhidos.
Outra opção bastante interessante está em promover campeonatos de esportes de praia que podem ser praticados como estímulo à concentração. Veja alguns exemplos a seguir:
- beach tennis;
- corrida na areia;
- futevôlei;
- canoagem;
- surf;
- stand up paddle.
7. Organize eventos corporativos em ambientes diferenciados
Criar ações certeiras de engajamento de equipe exige que a empresa tenha um calendário focado em se conectar com a natureza, recarregar as baterias e desacelerar os pensamentos com intervalos adequados. E no caso de estímulos neurológicos, a repetição é a alma do negócio.
Por exemplo, para que seja possível liberar a quantidade de endorfina suficiente e aumentar a disposição, o exercício físico precisa ser feito várias vezes por semana e não apenas em dias espaçados. Dessa forma, aposte em “escapadas” mensais para uma praia tranquila e belissíma que conte com estrutura completa e confortável para as dinâmicas corporativas.
Vale reforçar a necessidade de buscar por uma equipe com experiência no atendimento a times corporativos, em um ambiente que conta com espaço de coworking completo, mas que ao mesmo reforça a tranquilidade de estar diante da natureza.
Agora você já conhece a importância de criar ações certeiras na busca pelo engajamento de equipe. Para isso, não existe lugar melhor do que a Praia do Rosa, que é um destino famoso pela beleza indescritível, as diversas opções de atividade em contato com a natureza e a possibilidade de hospedagem com estrutura completa que impulsiona os insights corporativos.
Gostou da ideia? Então entre em contato agora mesmo com a Fazenda Verde e entenda como funciona a super estrutura para receber grupos corporativos.