Conheça o turismo corporativo e seus benefícios na produtividade
Empresas de diferentes segmentos modernizaram a forma como se relacionam com os seus colaboradores e adotaram o conceito de turismo corporativo. A ideia, basicamente, aposta no bem-estar do funcionário que se desloca em viagens de trabalho e oferece também momentos de descanso e passeios.
No entanto, para que tudo funcione corretamente, é preciso inserir o conceito de maneira estratégica no cronograma interno e entender o potencial envolvido. Para que você fique por dentro do assunto, vamos explicar neste artigo os detalhes do turismo corporativo e os benefícios relacionados à produtividade e motivação.
Acompanhe a leitura!
Entenda qual a proposta do turismo corporativo
Na prática, o turismo corporativo oferece a possibilidade do colaborador que se desloca à serviço da empresa aproveitar o destino durante os momentos de folga. Por exemplo, se um gerente é enviado para uma convenção de três dias, ele pode estender a hospedagem no local e fazer algum passeio antes do retorno.
É claro que o trabalho segue sendo o principal intuito da viagem corporativa e não deve ser negligenciado. Mas ao criar um conceito interno sobre o assunto e caprichar na organização, fica mais simples alcançar excelentes resultados tanto em motivação quanto em produtividade.
Veja os principais benefícios
O turismo corporativo está cada vez mais em alta na visão dos gestores. Afinal de contas, depois da pandemia do Covid-19, os conceitos de trabalho em deslocamento foram redefinidos e as empresas criaram novos métodos na hora de preservar a saúde mental dos funcionários.
Vale ressaltar que alguém que desempenha sua função insatisfeito ou extremamente cansado, certamente, não oferece o seu melhor enquanto se desloca em nome da empresa. Diante disso, já está mais do que estabelecido no mercado que o descanso de qualidade e a aposta em experiências positivas melhoram o desempenho ao fazer networking e fechar novos negócios.
Considere a importância de escolher o destino ideal
Apostar neste tipo de deslocamento em função da empresa é um diferencial e tanto também no fortalecimento do relacionamento com o colaborador. A intenção é que todos fiquem satisfeitos com o desempenho e a folga seja oferecida como uma espécie de gratificação pelos serviços prestados.
Por conta disso, a escolha do destino é a cereja do bolo. Lembre-se de que o objetivo é proporcionar relaxamento, impulsionar a criatividade e aumentar a bagagem cultural. Destinos que são visitados com frequência e com longas distâncias entre os passeios devem ser evitados para não jogar contra a ideia de descanso.
Transforme a experiência do colaborador
E quando se fala em recarregar as energias e se conectar com a natureza, conhecer paisagens paradisíacas é a melhor pedida. Uma boa sugestão, dentro desta proposta, é procurar por uma opção de hospedagem que reúna o melhor dos dois mundos para que o colaborador possa curtir a folga e ter a estrutura de trabalho necessária.
Sem contar que este tipo de opção pode ser usada estrategicamente pela empresa na hora de organizar os seus eventos em uma praia paradisíaca dentro de um espaço equipado tecnologicamente para receber palestras, workshops, reuniões, cursos, convenções, entre outros.
Pronto! Agora você já sabe como funciona o turismo corporativo e quais são as suas principais vantagens. O melhor caminho, neste caso, é sempre se programar com o máximo de antecedência para garantir boas oportunidades e priorizar destinos que sejam surpreendentes e interessantes tanto aos colaboradores quantos aos parceiros em potenciais eventos.
Gostou da ideia? Então leia também sobre qual é a estrutura necessária para organizar um evento corporativo com tranquilidade.