Página Selecionada

Exercícios na água: conheça os benefícios para melhorar a saúde

Exercícios na água: conheça os benefícios para melhorar a saúde

Muita gente só frequenta piscinas durante o verão e como passatempo. Porém, os exercícios na água deveriam fazer parte da sua rotina o ano todo, já que são uma excelente alternativa para relaxar e preservar a boa saúde.

A grande vantagem desse tipo de atividade está na redução de impactos quando comparada aos treinos de musculação ou às corridas ao ar livre. Assim, além de atuar no funcionamento do organismo, ainda faz muita diferença na qualidade do sono que é uma questão importante para quem tem uma rotina estressante. 

Se você ainda não está convencido, confira a seguir os principais benefícios de praticar exercícios na água. Boa leitura! 

Relaxamento com propriedades terapêuticas

Muitas atividades físicas são indicadas para pessoas que possuem doenças, como asma, artrite ou estão se recuperando de alguma lesão. Os exercícios dentro da água, porém, são extremamente democráticos. O que acontece é que a água funciona como uma facilitadora dos movimentos e pode ajudar todas as faixas etárias.

As propriedades terapêuticas ajudam a superar limitações físicas variadas e também a relaxar. Existe, inclusive, redução de dor, especialmente se a temperatura da água for adequada. Por isso, é interessante sempre avaliar com cuidado o local onde as atividades serão realizadas.

Aumento do condicionamento físico ao praticar exercícios na água

Quarto esporte mais praticado no mundo, segundo o Centro de Controle de Doenças e Prevenção dos EUA, a natação é uma forma simples e eficiente de aumentar o condicionamento físico. Não se trata, no entanto, do único exercício aquático com essa capacidade. O segredo da eficiência está na resistência oferecida pela água.

Isso porque a água é praticamente 800 vezes mais densa do que o ar. Na prática, cada movimento é feito com muito mais intensidade do que fora da água sem que você perceba ou fique esgotado fisicamente. A tensão, nesse caso, gira em torno de 12 a 14% maior do que em relação a uma repetição feita na academia, por exemplo. 

Baixo impacto nos movimentos

Correr na rua ou na esteira é um exercício cardiovascular excelente. Contudo, se trata de uma atividade que pode causar sobrecarga nas articulações. Para quem apresenta dores nos joelhos ou no quadril, o risco de uma lesão é maior. Já na água, o impacto se mostra baixo como uma espécie de amortecedor natural.

Quando você corre ou pedala dentro de uma piscina, ossos e articulações são protegidos pela densidade da água. Como o organismo possui a habilidade de flutuação, o corpo não sente o mesmo impacto de um exercício no solo. Dessa forma, se trata de uma opção democrática até mesmo para pessoas idosas que têm algum desgaste ósseo ou articular.

Metabolismo naturalmente acelerado

Um dos grandes desafios da rotina atual é manter o peso e a qualidade de vida. E os exercícios físicos são comprovadamente uma forma tanto de combater a obesidade e o sobrepeso quanto de prevenir doenças crônicas. 

Durante a natação, hidroginástica ou outra atividade na água, há um estímulo da capacidade circulatória e cardiorrespiratória, o que também age acelerando o metabolismo. É importante ressaltar que esses benefícios estão relacionados à prática regular de atividades físicas.

Isso significa que é imprescindível continuar se exercitando, inclusive, durante as férias. A dica é buscar por hospedagens que contem com piscina aquecida e uma boa estrutura. Dessa forma, será possível continuar se movimentando mesmo em meio ao período de descanso.

Em resumo, os exercícios na água estão no topo da lista de atitudes que podem transformar seu corpo e saúde. Com poucas restrições, se trata de uma maneira de trabalhar o organismo de forma segura. Graças à sua densidade, a água funciona como uma facilitadora que faz com que você não perceba o esforço da atividade. 

O que você achou das vantagens de aproveitar a piscina para treinar? Gostou das dicas? Então aproveite para assinar nossa newsletter e fique por dentro de vários conteúdos exclusivos!

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

TRILHAS DO ROSA!!!

VAMOS JOGAR!!

BAIXE O E-BOOK!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

PINTEREST CASAMENTOS