O ambiente de férias costuma ser mais leve e convidativo para interações. Justamente por isso, se torna uma excelente oportunidade de conhecer pessoas novas e interessantes. O grande segredo, neste caso, está em transitar entre diferentes tribos com a intenção de aprender sobre a vida por meio de outras perspectivas.

Se só de pensar em uma boa roda de conversa você já fica ansioso pelos próximos dias de descanso, saiba que manter a cabeça aberta faz muita diferença. Afinal, para quem gosta de explorar ambientes desconhecidos, a troca de experiências sempre é bastante enriquecedora.

Quer saber mais? Vamos mostrar 9 dicas sobre como fazer novos amigos durante as viagens. Confira a seguir!

1. Converse com os moradores locais

É natural que tanto turistas quanto moradores locais se sintam intimidados com a presença um do outro. Entretanto, se trata de uma relação que pode ser muito mais amigável quando uma das partes dá o primeiro passo. 

Lembre-se que alguém que mora em um ponto turístico ou mesmo no litoral costuma conhecer bem a região. Diante disso, a vantagem está em encontrar oportunidades de puxar assunto para ter informações privilegiadas sobre os locais menos badalados que são verdadeiros espetáculos da natureza. 

O mais importante, em uma situação como essa, é tomar cuidado para não acabar sendo invasivo. Priorize a abordagem turística ao avistar alguém passeando com um pet ou em um supermercado, por exemplo.

2. Frequente restaurantes para conhecer pessoas 

Embora hotéis e pousadas de alto nível ofereçam refeições, frequentar restaurantes representa uma chance extra de conhecer gente nova. Peça indicações de lugares que tenham boa referência e aproveite a oportunidade para ser o mais sociável possível.

Claro que não precisa chegar de mesa em mesa de maneira insistente. A dica, aqui, é se mostrar aberto a interagir educadamente.

Se não souber exatamente como iniciar uma conversa, pergunte sobre algo que você realmente tem curiosidade, como sugestões de pratos ou mesmo do melhor vinho. Assim, as pessoas tendem a ser mais solícitas ao sentirem que realmente podem ajudar. 

3. Conheça quem está hospedado no mesmo local

Fazer parte de um grupo de amigos na fase adulta nem sempre é uma tarefa fácil. De fato, os compromissos de trabalho deixam a rotina estressante e os momentos de relaxamento ficam escassos. No entanto, a sensação de pertencimento continua sendo uma interação importante ao longo da vida. 

E criar uma amizade com outros visitantes que estão no mesmo local que você é uma forma de preencher essa necessidade de maneira natural. Saiba que, no geral, outras pessoas em viagem estão mais dispostas a novos relacionamentos e trocas de ideias. Sendo assim, procure organizar passeios e visitas juntos como uma tática para aproveitar ao máximo o clima amigável. 

4. Diga sim para novas oportunidades

No dia a dia, as obrigações costumam se sobrepor à diversão. Já nas férias, você tem a oportunidade de encarar novos desafios e esvaziar a cabeça. No entanto, para isso é muito importante se livrar das amarras internas e dizer sim às experiências que aparecerem pelo caminho.

Frequentar um lugar que estava fora do roteiro inicial, por exemplo, permite vivenciar coisas inéditas e conhecer pessoas diferentes. Obviamente, é muito mais fácil formar laços com quem já apresenta algumas afinidades. 

Porém, sempre se torna estimulante ter contato com perfis diferentes. E mesmo que o convívio dure apenas o tempo da viagem, será uma lembrança valiosa responsável por estimular seu crescimento como pessoa.

5. Circule por áreas de lazer 

Quem está em na piscina costuma ficar disponível para bater papo. Como os raios solares favorecem o bom humor, o local se mostra muito atrativo na hora de iniciar conversas e formar grupos de passeio. 

E isso vale também para outras áreas de relaxamento em pousadas ou hotéis. Muitos hóspedes acabam enchendo a agenda de compromissos e às vezes não aproveitam a estrutura de onde estão passando a noite. 

Entretanto, é preciso cuidado para não invadir um momento de relaxamento em um spa, por exemplo. O bom senso, aqui, se mostra como seu principal aliado ao identificar a oportunidade de abordagem e estabelecer uma amizade. 

6. Faça amigos no mar

Se a piscina já é convidativa, o mar se mostra ainda mais. Na praia, as pressões da vida corporativa são deixadas de lado definitivamente. E o melhor é que não se trata apenas de tomar sol, mas também da chance de praticar um esporte com o novo grupo de amigos.

No caso do surfe, uma das modalidades mais populares no Brasil, existe uma espécie de irmandade. Mesmo para quem sabe pouco da atividade, é possível conhecer pessoas dispostas a trocar figurinhas sobre o poder calmante de estar no meio delas. 

E se engana quem acha que é um ambiente limitado aos que gostam de badalação. Saiba que surfistas são bastante democráticos ao conviver com pessoas de todas as idades, raças e credos. 

7. Tire fotos com outros viajantes

Calma, não é preciso pular na frente da foto alheia para conseguir bons resultados. Na verdade, essa dica funciona de duas formas. Primeiro, você pode se oferecer para fazer aquela foto de família sem que os seus colegas de viagem precisem se espremer em uma selfie ou deixar alguém de fora. Essa mão amiga é excelente para quebrar o gelo.

Já a segunda opção é avaliar quem são as pessoas que estão fotografando o ambiente e se juntar a elas. Se você gosta desse tipo de hobbie, encontra automaticamente alguém com quem trocar dicas de luzes e ângulos.

Assim, a aproximação acontece por afinidade e com boas chances de se tornar uma amizade verdadeira. A mesma dica vale para outras atividades ao ar livre, como pesca, caminhadas, entre outros.

8. Cultive amizades anteriores

Se as suas férias são sempre no mesmo lugar, lembre-se que é importante se reconectar com quem já conhece. Essa medida ajuda a deixar o ambiente mais confortável ao criar uma interação social tranquila sem forçar intimidade imediata. 

Em longo prazo, o estímulo de proximidade tem tudo para evoluir, especialmente se for alimentado frequentemente. Mandar e-mails ou mensagens de vez em quando contribui para que o laço se estreite. Dessa forma, quando você estiver de volta, terá muito assunto com seu amigo.

9. Busque uma hospedagem familiar

Quando você escolhe uma pousada de qualidade, com ambiente familiar e agradável, a rotatividade de funcionários costuma ser baixa. Consequentemente, os rostos conhecidos se tornam parte da sua experiência, sem contar que a equipe fica naturalmente mais agradável.

Por meio desse clima atrativo, você pode tanto fazer amizades dentro da hospedagem quanto ter guias espontâneos do que fazer na viagem. Além disso, ainda existe a vantagem de que quando os hóspedes estão se sentindo acolhidos, tendem a ser mais abertos a desconhecidos. 

Para encerrar, vale dizer também que a sua atitude é o mais importante. Evitar fones de ouvido e não ter medo de puxar conversa é essencial para conhecer pessoas interessantes. E mesmo que uma abordagem não seja como você espera, isso não significa que a próxima oportunidade será igual. 

E aí, ficou ansioso para a próxima viagem? Então deixe seu comentário no post e conte sobre seu destino preferido com algumas dicas de como se divertir por lá.