Página Selecionada

Staycation: descubra essa tendência crescente se deseja viajar!

Staycation: descubra essa tendência crescente se deseja viajar!

Nos últimos anos, algumas modalidades no setor turístico começaram a se difundir e ganhar cada vez mais adeptos. 

Um deles, o turismo de isolamento, ligado ao turismo de luxo, que já era adotado principalmente por casais em busca de locais mais reservados, se difundiu entre famílias e deu grande destaque para lugares ricos em belezas naturais.

Agora, um novo termo vem ganhando espaço no Brasil, o Staycation

Sendo a junção das palavras stay (ficar) e vacation (férias), esse conceito, que surgiu nos EUA em 2007, fruto de adaptações às crises financeiras da época, poderia ser traduzido como “ficar de férias em casa” ao invés do nosso comum “viajar de férias”. Ou melhor, a expressão consiste em passar suas férias explorando regiões próximas ao local onde você mora. 

Muitas vezes, a viagem ao exterior acaba ganhando preferência das pessoas que sequer conhecem alguns roteiros absurdamente fantásticos pelo Brasil. 

Você já experimentou ou pelo menos considerou a possibilidade de “turistar” pela sua própria região? Observar seu local de moradia ou proximidades sob outro ponto de vista pode ser incrivelmente diferente e trazer inúmeras novas percepções e experiências riquíssimas.  

E esse tipo de viagem pode não se restringir somente ao período de férias, mas também por diversas outras motivações como práticas esportivas, viagens de descanso, comemorações de datas especiais, quebra de rotina ou até mesmo realizar o trabalho de forma remota, se permitindo curtir lindas paisagens em seus momentos de folga.

Vamos te apresentar algumas modalidades dentro do Staycation:

1- Uma pernoite diferente – pode parecer estranho, mas a experiência de se hospedar em um hotel na sua própria cidade pode ser bem interessante. Afinal, além de se sentir viajando, é muito bom poder aproveitar as facilidades de uma hospedagem, não é? Você pode tirar um tempo para desfrutar de outros tipos de programa, sem se preocupar com algumas obrigações diárias e apenas curtir um lugar diferente, com conforto.

2 – Conhecer sua cidade – Já percebeu que, quando turistas vêm à sua cidade, eles conhecem vários pontos turísticos que você nunca sequer pensou em visitar? E que tal escolher experimentar essas programações?

3 – Ficar em casa –  muitas pessoas não têm tempo suficiente para curtir sua casa, afinal estão sempre bastante ocupadas com o trabalho e acabam por enxergar a casa como mais uma lista de obrigações e atividades. Mas já pensou em apenas aproveitar sua residência para descansar, pegar sol, fazer uma almoço para a família sem compromisso de horários, dedicar um tempo à leitura, assistir um filme, tirar aquela soneca sem despertador… ou, quem sabe até resgatar aqueles jogos da gaveta e ter bons momentos de diversão e risadas ao lado das pessoas com quem você compartilha seus dias?

4 – Fazer um bate e volta – Essa é uma ótima opção para conhecer destinos próximos à sua cidade, mas que, pela rotina, você nunca se permitiu fazer. Sabe aquele lugar que você sempre ouve falar mas que nunca cogitou ir? Já pensou tirar um dia, pegar seu carro e experimentar conhecer? Além de econômica, essa opção é ótima para aqueles que sempre preferem dormir no aconchego do seu lar. 

Uma dica bem importante é abrir seus horizontes para explorar os roteiros. 

Você tanto pode conhecer os famosos pontos turísticos, praças, teatros, centros históricos e museus, como experimentar aquele restaurante super bem avaliado. E, quem sabe procurar por um spa interessante e se presentear com um dia inteiro de relaxamento e autocuidado?

O Staycation oferece diversas vantagens e vamos te apresentar algumas delas:

  • Ficar mais descansado – já percebeu como o deslocamento em viagens é cansativo? Dependendo do destino e do fuso horário, podemos perder um dia inteiro só para “ajustar” nosso organismo à nossa nova e temporária realidade. Viagens curtas são extremamente vantajosas quando observadas por esse ângulo.
  • Menos estresse – sabe aquelas burocracias chatas de viagem, como organizar documentação, carregar e despachar malas, se preocupar com reservas antecipadas, traslados, etc? Tudo isso pode ficar de lado, principalmente se você optar por viajar de carro.
  • Muito mais econômico – afinal, dependendo do seu destino e do tipo de viagem, você não precisará gastar com passagens aéreas, aluguel de carro ou táxi, além de longas hospedagens.
  • Flexibilidade e autonomia – quem nunca quis ficar mais alguns dias em um destino, mas teve que ir embora pois já tinha feito reserva de hospedagem em outro lugar? Ou o clima melhorou justamente no dia da sua passagem de ida para outra cidade? Se você viaja para perto, pode muito bem mudar os planos no caminho ou esticar mais um pouquinho e até conhecer mais de um destino no mesmo dia.

Se você ainda não explorou as riquezas do nosso país, nossa sugestão é: comece a pesquisar sobre atividades e visuais que mais despertam seu interesse. Você se surpreenderá com a qualidade dos roteiros que estão ao seu alcance, sem exigir longas e cansativas viagens! 

Mas não esqueça de tratar seu Staycation como uma viagem normal, afinal, é isso que ela é! Então aproveite o planejamento, se organize, escolha seus destinos com carinho e desfrute de novas e incríveis possibilidades.

Gostou do post e ficou curioso para saber mais? Experimente colocar em prática e, se precisar de ajuda para explorar o litoral catarinense, conte com a gente!

 

Entre em contato conosco através do nosso formulário ou faça já sua reserva online. Será um prazer atender você!

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

VAMOS JOGAR!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

Inspiração? PINTEREST

× Eu posso te ajudar!