Página Selecionada

Beach Tennis Praia do Rosa

Beach Tennis Praia do Rosa

Se você curte praticar esportes e, ao mesmo tempo, procura estar em contato com a natureza, vamos te apresentar uma modalidade que pode ser muito interessante dentro do seu estilo de vida, ainda mais se você mora perto ou costuma viajar para a praia.

O Beach tennis surgiu há mais de 30 anos, na Itália, como uma forma de socialização e atividade recreativa. No entanto, desde 1996, o esporte começou a caminhar em direção à profissionalização e hoje vem se apresentando como um fenômeno de crescimento no Brasil. 

No início, os jogos aconteciam por diversas praias do país. Porém, com um número cada vez maior de adeptos, vários clubes, academias, condomínios e hotéis passaram a construir quadras, facilitando consideravelmente a vida dos praticantes.

A quadra deve ser com piso de areia limpa, sem pedras ou outros objetos que possam comprometer a performance dos jogadores. Em dias ou locais muito quentes, é aconselhável que a areia seja molhada periodicamente, para que a temperatura da areia não fique muito alta e desconfortável para a atividade. As dimensões aplicadas à quadra podem variar de acordo com o número de jogadores. A área de jogo para uma disputa simples é de 16 metros de comprimento por 4,5 metros de largura. Já nos jogos em dupla, as medidas passam a ser as mesmas das quadras de vôlei, onde a largura é de 8 metros.

A rede, apesar de muito semelhante à utilizada no vôlei, é específica para o Beach tennis, que possui buracos menores para impedir a passagem da bola. Esta, por sua vez, deve ser a de tênis com baixa compressão. Diferente da bola verde, a bola laranja é 50% mais lenta, o que proporciona um jogo um pouco menos rápido e pontos mais longos.

As raquetes devem ter máximo de 50 cm de comprimento e 26 cm de largura e a área de contato com a bola não deve ultrapassar 30 cm. As primeiras raquetes  eram de madeira, atualmente são de fibra de vidro e fibra de carbono.

Unindo areia com o tênis, o jogo tem por objetivo pontuar o lado do adversário. Pode ser jogado entre dois jogadores, mas preferencialmente os jogos acontecem em duplas.

É uma categoria de esporte bastante democrática, pois se encaixa facilmente para todas as idades e gera bastante engajamento entre os participantes. Pode-se jogar descalço e até mesmo com roupas de banho e os equipamentos necessários são mais baratos se comparados ao tênis.

O esporte é super dinâmico e é quase sempre praticado com músicas, que garantem a animação tanto dos jogadores como dos espectadores.

Os golpes utilizados são todos do tênis e durante a disputa do ponto, cada jogador só pode ter contato com a bola uma vez e o objetivo é que ela passe por cima da rede sem tocar o chão. 

O ponto termina em algumas situações:

  • Erro na rede
  • Quando a bola toca a areia, tanto dentro como fora da área delimitada
  • Ou algumas regras como tocar na linha de saque antes do contato com bola no serviço ou tocar a raquete na rede.

Assim como no tênis, os sets são compostos por games de 15, 30 e 40 pontos. Quando há empate do game em 40, não há esquema de vantagem para jogadores.

Os sets são disputados em até 6 games. Quando há empate, é realizado o tie break de até 7 pontos. O formato de 3 sets é o mais usado, mas há quem prefira o melhor de 5 sets. No caso de jogo em 3 sets, quando há empate, o 3º é disputado em match tie break, com até 10 pontos.

As regras de contagem são flexíveis e, tanto em torneios profissionais quanto amadores, elas normalmente são definidas pela organização e comunicadas aos participantes com antecedência.

E tem mais, o Beach tennis vai muito além de ser uma atividade recreativa ou de competição entre amigos. Ele oferece inúmeros benefícios, principalmente com relação à sua saúde! 

  • É um esporte completo, que trabalha todo o corpo – é possível trabalhar tanto membros superiores como inferiores, promovendo melhoria no tônus corporal, assim como no condicionamento físico e gera mais resistência aos exercícios aeróbicos;
  • Alto gasto energético e queima de calorias – cheio de exercícios aeróbicos, com movimentos rápidos e intensos, é possível acelerar o metabolismo e ativar a queima de gordura.
  • Aumento da agilidade –  a necessidade de movimentação rápida, firmeza nas  jogadas, assim como as explosões em corridas e arrancadas promovem maior agilidade aos praticantes.
  • Melhoria no desenvolvimento motor e físico – à medida em que você pratica, você aumenta sua percepção tanto corporal quanto de movimentos. Você passa a ficar mais atento a tudo que acontece à sua volta.
  • Tomada rápida de decisões – o beach tennis promove melhorias não só no corpo físico, mas também no âmbito mental, afinal somos um sistema que deve funcionar junto, mente e corpo devem estar alinhados para um bom rendimento. As jogadas rápidas e curtas auxiliam muito na velocidade de reação a estímulos externos, assim como a tomada mais rápida de decisões.

Para quem pratica o esporte como forma de lazer, pode estar certo que a diversão está garantida. Além de ser super dinâmico, é possível praticá-lo em diversos lugares. 

E agora você pode jogar o Beach Tennis na Praia do Rosa, na frente da Fazenda Verde.

Se você estiver disposto, ainda é possível participar de torneios tanto pelo Brasil como outros países e aproveitar a oportunidade de casar atividade física com viagens para novos lugares. A combinação de uma boa atividade física a um lugar rico em belezas naturais pode ser a combinação perfeita para momentos inesquecíveis.

Gostou do post e ficou curioso para saber mais?

Entre em contato com a gente através do nosso formulário ou faça já sua reserva online.

Será um prazer atender você!

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

TRILHAS DO ROSA!!!

VAMOS JOGAR!!

BAIXE O E-BOOK!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

PINTEREST CASAMENTOS