Página Selecionada

Pássaros de Santa Catarina: 4 lugares para encontrar espécies raras

Pássaros de Santa Catarina: 4 lugares para encontrar espécies raras

Você sabia que 80 milhões de pessoas em todo o mundo são adeptas do Birdwatching? A prática ganha cada vez mais popularidade e conta com roteiros nacionais interessantes, com destaque para os pássaros de Santa Catarina. Afinal de contas, o estado é repleto de costas, serras e trilhas que recebem espécies em períodos de migração. 

O melhor caminho, aqui, envolve montar um cronograma de viagem com base tanto nas surpresas que o hobby pode proporcionar quanto na possibilidade de relaxar a mente. Assim, viajar com a família em férias se transforma em uma experiência rica para todos e divertida na medida certa. 

Quer saber mais? Vamos mostrar onde observar as aves de Santa Catarina e renovar as energias. Acompanhe:

1. Bom Retiro

A serra catarinense se tornou um dos destinos preferidos para quem tem o Birdwatching como hobby. O motivo é a combinação de mata mista, floresta de araucária, floresta ombrófila mista e de campos de altitude. Além disso, ainda promove eventos de saídas guiadas com “passarinhadas” entre os turistas.

Em viagens de família, o local oferece pontos interessantes de diversão. Entre os principais estão aproveitar os ares de colonização alemã e o roteiro de vinho obrigatório na agenda dos amantes de boa gastronomia. Sem contar que o município é um dos maiores produtores de maçã do estado com frutas muito saborosas.

2. Dom Pedrinho

O roteiro de férias em Dom Pedrinho é bastante versátil e em total conexão com a natureza. Uma das menores cidades do Vale Europeu, com 3.6 mil habitantes, apresenta vários circuitos de cachoeiras com aves em migração. O clima local é considerado um dos melhores do Brasil por ser ameno boa parte ano e favorece o ecoturismo. 

Outras atrações que chamam muita a atenção giram em torno da variedade de cenários paradisíacos como rios, cascatas, montanhas, grutas e cânions. Ou seja, para quem viaja em grupo e deseja se aventurar em programas distintos, Dom Pedrinho se mostra uma opção completa de diversão ao ar livre. 

3. Florianópolis

A “passarinhada” em Florianópolis já faz parte do roteiro principal de pássaros de Santa Catarina. São uma infinidade de trilhas, parques e áreas abertas em que o turista pode conhecer percursos já estabelecidos ou simplesmente desbravar o desconhecido. 

A maioria dos lugares fica próximo ao centro da cidade e o viajante que gosta de interagir consegue embarcar em grupos focados em observar aves. Uma boa sugestão é a Lagoa Pequena que se transformou em reduto dos animais que vivem perto da água. 

O segredo está em ir antes do pôr do sol para conferir um verdadeiro festival de espécie por todos os lados, com destaque para os “Dragões” que são aves raras parecidas com o chopim-do-brejo. Veja, abaixo, outros pontos para Birdwatching em Florianópolis: 

  • Parque Municipal do Córrego Grande;
  • Beira Mar Norte;
  • Trilha da Praia dos Naufragados;
  • Trilha do Morro do Assopro. 

4. Praia do Rosa

Localizada no município de Imbituba, a Praia do Rosa representa um verdadeiro paraíso do Birdwatching. As trilhas cercadas de Mata Atlântica oferecem cenários paradisíacos que encantam os olhos durante a “passarinhada”. O roteiro é perfeito para os que buscam fazer do hobby uma atividade relaxante contra o estresse do dia a dia. Conheça algumas espécies que estão presentes na Praia do Rosa: 

  • Tico-Tico;
  • Chupim;
  • Anambé-branco-de-rabo-preto;
  • Pica-pau-de -cabeça -amarela;
  • Gavião;
  • Aracuã;
  • Sabiá. 

O balneário também traz opções para um excelente roteiro de férias em família. Por exemplo, se os seus filhos não são adeptos da “passarinhada”, eles podem se divertir na praia, praticar esportes aquáticos, visitar cachoeiras, nadar na Lagoa do Meio ou até mesmo observar Baleias-Francas durante a temporada de inverno. 

Agora você já conhece os principais lugares para encontrar os pássaros de Santa Catarina. O ideal, na prática do Birdwatching, é combinar um roteiro certeiro em busca das aves de Santa Catarina com uma hospedagem que tenha estrutura completa. Só assim será possível aproveitar cada segundo da viagem em uma experiência inesquecível

Gostou das informações do artigo? Então aproveite para baixar o e-book “Birdwatching: saiba como se tornar um grande observador de aves” e encontre o roteiro perfeito.

Sobre o Autor

rose

"Hoje dedicada, junto com meu marido Cristiano Agrifoglio, a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!"

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

VAMOS JOGAR!!

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

Inspiração? PINTEREST

× Eu posso te ajudar!