Página Selecionada

Saiba o que é turismo de experiência e monte as férias dos sonhos

Saiba o que é turismo de experiência e monte as férias dos sonhos

O turismo de experiência é um conceito que mudou a forma de viajar. Seja no estilo férias em família ou na busca por autoconhecimento, você consegue viver de maneira profunda cada parte do roteiro e voltar com muitas histórias para contar. 

Dentro desse contexto, o melhor caminho envolve ficar por dentro de todas as possibilidades na hora de selecionar o próximo destino. Só assim, fica mais simples garantir descanso, diversão e uma boa recarga de energias. 

Quer saber mais? Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre turismo de experiência e como colocá-lo em prática. Acompanhe: 

O que é o turismo de experiência?

O turismo de experiência é uma forma de se aprofundar nos costumes locais durante uma viagem. Esse conceito transforma o roteiro por mostrar pontos diferentes dos turísticos visitados normalmente. Ao contrário do que estamos acostumados, o passeio tem como prioridade alinhar gastronomia, atividades específicas de cada região e estudos de tradições. 

Como resultado, o visitante recebe a oportunidade de criar memórias únicas tanto em pacotes de turismo solo quanto em família. Além disso, os detalhes são pensados de maneira estratégica conforme suas preferências para que seja possível conhecer somente o que está no radar de interesse e aproveitar cada segundo.

Quais são os formatos do turismo de Experiência?

Esse tipo de viagem é uma grande tendência no mercado turístico brasileiro. Como se tratam de pacotes completamente personalizados, você consegue criar algo que tenha tudo a ver com o intuito do seu passeio sem exceder gastos ou perder tempo. 

 

Por exemplo, em uma viagem romântica de casal, o roteiro pode envolver restaurantes segmentados, atividades de preparo de receitas típicas e pontos turísticos românticos. Agora, se a intenção é passar férias relaxantes e divertidas em família, um destino repleto de cenários naturais combinado com aventuras se torna a melhor opção. Veja, a seguir, os principais formatos!

Viagens com roteiros gastronômicos

Os roteiros de experiência focados em gastronomia são os mais procurados. Isso porque provar diversos sabores e conhecer a história cultural da culinária local agrega conhecimento e crescimento pessoal. 

Sem contar os momentos de prazer ao experimentar misturas de ingredientes típicos. Entre os principais exemplos, aqui, estão o roteiro do vinho na Serra Gaúcha, a produção dos pratos típicos com azeite de oliva, em Portugal, e a mistura de referências da culinária típica de Santa Catarina. 

Roteiros de imersão

A experiência de imersão é indicada para quem gosta de se sentir morador local ao conhecer um novo destino. Sabe aquelas pessoas que viajam para a Amazônia e passam dias convivendo com índios? Pois bem, a ideia é exatamente essa e envolve esquecer de sua rotina habitual ao se jogar em uma cultura completamente diferente. 

Turismo cultural 

O turismo cultural também é um bom exemplo das experiências diferenciadas que chamam a atenção dos viajantes. Nesse caso, você monta um roteiro voltado aos museus, pontos históricos e centros culturais de cada lugar visitado. O objetivo é conhecer a história da cidade em detalhes e estudar o comportamento de seu povo ao mesmo tempo em que aprecia belíssimas obras. 

Experiências ecológicas 

Com tantas belezas naturais e opções de destinos, o turismo ecológico ganha um universo de possibilidades no Brasil. O roteiro mais disputado é o que permite conhecer os animais marinhos em seu habitat natural. Imagine só reunir toda a família e viajar para o litoral de Santa Catarina, na Praia do Rosa, onde acontece a migração das baleias francas no inverno. 

Certamente, será uma experiência inesquecível em que é possível fazer passeios fora do tradicional e garantir a empolgação de todos. Outra vantagem significativa está em escolher roteiros conectados diretamente com a natureza, mas sem deixar de lado a estrutura necessária para o conforto e descanso. 

Pronto! Agora você já sabe o que é turismo de experiência. Outro ponto que merece ser levado em consideração é que existem alternativas que atendem a todos os perfis de viajantes. Então, o melhor caminho envolve montar um roteiro que fuja do óbvio com foco também na qualidade da hospedagem. 

Gostou das informações do artigo? Então leia sobre como escolher a hospedagem perfeita na Praia do Rosa para fazer viagens baseadas no turismo de experiência.

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

TRILHAS DO ROSA!!!

VAMOS JOGAR!!

BAIXE O E-BOOK!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

PINTEREST CASAMENTOS