Página Selecionada

Conheça 7 dicas para aumentar a imunidade e ser mais saudável

Conheça 7 dicas para aumentar a imunidade e ser mais saudável

Saber como aumentar a imunidade é um desafio na hora de preservar a saúde. De fato, existem alguns fatores que são capazes de comprometer o sistema imunológico e os resultados podem ser desastrosos. 

Em nosso organismo, várias células e sistemas funcionam no mesmo compasso para agir como uma barreira contra corpos invasores (vírus, bactérias e outras doenças). Assim, ao ajudar esse processo com ações positivas, você consegue potencializar as defesas naturais de maneira simples. 

Ficou interessado? Vamos mostrar 7 dicas essenciais para aumentar a imunidade e ser mais saudável. Acompanhe:

1. Faça exercícios físicos regularmente

Manter uma rotina de atividades físicas é um dos segredos para preservar sua imunidade. De maneira geral, as movimentações musculares durante uma caminhada, por exemplo, interferem na quantidade de batimentos cardíacos que preparam as células imunes do corpo contra invasores. 

O melhor caminho está em investir na frequência dos exercícios, já que esse efeito positivo não dura para sempre no organismo. Em função disso, organize seu tempo para garantir entre 30 e 60 minutos por dia de movimentação como forma de prolongar a resposta imune o máximo possível.

2. Cuide de sua saúde intestinal para aumentar a imunidade

Em um primeiro momento, você pode até não identificar a relação entre o sistema imunológico e o intestino. Porém, uma vida saudável passa diretamente por um processo de digestão completo e regular. Isso porque 70% das células responsáveis pela imunidade estão presentes nas paredes intestinais. 

Ou seja, ir ao banheiro sem dificuldades representa a metabolização de toxinas do corpo como uma forma de desintoxicação natural. Se você tem problemas intestinais, a dica é aumentar o consumo de fibras água e de água ao longo do dia. Conheça, a seguir, alguns alimentos que devem ser inseridos na dieta:

  • aveia;
  • ameixa ou frutas com casca;
  • vegetais folhosos;
  • sementes de linhaça, chia, abóbora e gergelim;
  • gérmen e farelo de trigo.

3. Priorize a qualidade do sono

Uma boa noite de sono faz com que seu organismo se recupere e funcione perfeitamente. O efeito revigorante do repouso também está ligado ao sistema imunológico, pois muita energia é usada diariamente para que nossas células fiquem sempre preparadas para combater vírus, bactérias e outros invasores. 

Leve também em consideração que poucas horas de repouso aumentam os níveis de cortisol. Em consequência disso, o hormônio da irritação produzido em excesso derruba as barreiras naturais que ficam sem reações de defesas significativas. Assim, tenha como foco dormir certa de 8 horas por noite e evite distrações estimulantes ao deitar na cama, como televisão, celular ou notebook.

4. Use suplementos adequados 

Em tempos de isolamento social, as privações de vitaminas podem se tornar uma questão recorrente. A vitamina D, que é uma das responsáveis pelo reforço imunológico e costuma ser reduzida quando não saímos de casa, auxilia na saúde dos ossos e desempenha papel importante no cálcio. 

Na prática, sem poder se expôr ao sol de maneira saudável, busque opções suplementares que ajudam o organismo a se defender em níveis adequados. Conheça, abaixo, outras sugestões de vitaminas que são inseridas na suplementação:

  • vitamina C: incrementar o consumo ajuda a restabelecer seus níveis no organismo e traz efeitos diretos na energia diária com ação nas baixas de humor;
  • glutamina: facilita o funcionamento do intestino e recupera as células que apoiam as funções do sistema imunológico;
  • zinco: figura principal na ativação das células T que reforçam as atividades das células imunológicas e minimizam os sintomas de uma gripe comum.

5. Evite consumir álcool em excesso 

O excesso de álcool no organismo é responsável pela redução da produção de glóbulos brancos que nos tornam mais vulneráveis a contrair doenças. Se consumidas por muito tempo sem controle, as bebidas alcoólicas diminuem os níveis naturais da defesa do organismo e o tornam uma verdadeira porta de entrada para problemas. 

Sempre que possível opte por rótulos com baixo teor alcóolico ou o consumo ocasional de vinhos que são comprovadamente positivos quando se trata de saúde. Outro ponto que merece atenção na mesma proporção é o açúcar em exagero que aumenta os níveis de colesterol e potencializa quadros de pressão alta.

6. Inclua alho na alimentação 

O alho é um famoso remédio alternativo que traz efeitos rápidos. Você, certamente, já deve ter visto muitas mães ou avós recomendado seu consumo em quadros de tosses e resfriados. Pois bem, essa fama faz sentido porque o principal composto ativo do alho é a alicina que tem como função as propriedades naturais antibacterianas. 

Por mais que sua família não considere o sabor muito agradável, o recomendado é incluir na dieta de maneira camuflada, como amassado no arroz ou em tempero de carnes. Assim, ele representa um aliado no reforço do sistema imunológico quando combinado com outras atitudes que focam na saúde.

7. Viaje nas férias

Além dos benefícios de recarregar as energias e relaxar a mente, viajar também pode ajudar nas respostas do seu sistema imunológico. O motivo é que ao se expor em diferentes tipos de ambiente, como em passeios ao ar livre com trilhas, cachoeiras, praias e outras belezas naturais, acontece o fortalecimento dos anticorpos. 

Isso não quer dizer, é claro, que você turistar sem planejamento e ficar despreocupado com os hábitos de higiene. Se aventurar em situações fora da zona de conforto só será positivo ao organismo se existir equilíbrio com a preservação da saúde. 

Água do mar

Tomar banho de mar, por si só, já é uma experiência completamente revigorante. Mas você sabia que também ajuda na preservação da imunidade? Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Alicante, na Espanha, a água salgada possui cloreto de sódio e outras substâncias que causam reações positivas no funcionamento das células. Acompanhe alguns benefícios do mar em nossa saúde: 

  • neutraliza energias negativas;
  • cicatrização da pele;
  • hidroterapia;
  • tratamento da insônia.

Pronto! Agora você já sabe como aumentar a imunidade e ser mais saudável. São dicas simples que fazem muita diferença quando aplicadas no dia a dia e combinadas com outras ações que melhoram sua qualidade de vida. Outro ponto importante é que vale a pena aproveitar os benefícios de tirar férias na praia durante o inverno, pois as temperaturas são mais agradáveis e o ambiente tranquilo sem tantos turistas.

Gostou das informações do artigo? Então leia também sobre como aproveitar a praia em dias amenos nas férias de inverno.

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

TRILHAS DO ROSA!!!

VAMOS JOGAR!!

BAIXE O E-BOOK!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

PINTEREST CASAMENTOS