Página Selecionada

Checklist de viagem: saiba o que fazer antes das férias em família

Checklist de viagem: saiba o que fazer antes das férias em família

Montar um checklist de viagem é o segredo para garantir dias tranquilos nas férias. De fato, quando se trata de um roteiro em família, torna-se indispensável ter atenção especial com algumas medidas que podem ser esquecidas no calor da empolgação. 

O melhor caminho é se preparar com antecedência como forma de deixar tudo em casa bem organizado antes de pegar a estrada. São diversas ações simples, mas que fazem muita diferença na hora de evitar ligações indesejadas durante os passeios. Além disso, ajudam a reduzir a quantidade de pendências após a retomada da rotina.

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas do que fazer antes de uma viagem em família. Acompanhe: 

Anote tudo no checklist de viagem antes de arrumar as malas

Quem nunca chegou no meio do caminho e notou que esqueceu algo essencial, não é mesmo? Por este motivo, faça uma lista antes de arrumar as malas e anote tudo o que deve ser incluído como prioridade. Entre as principais sugestões estão carregador de celular, documentos, remédios e itens básicos de higiene.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a necessidade de priorizar malas pequenas mesmo em famílias com crianças e adolescentes. Pense nas roupas para cada dia de passeio com o propósito de evitar superlotação. Caso o destino tenha mudanças climáticas frequentes, leve casacos que podem ser facilmente dobrados de maneira compacta.

Tire eletrônicos da tomada 

Pode até parecer uma dica óbvia, mas muita gente viaja sem tirar os eletrônicos da tomada em casa. O problema, nesse caso, é que além de aumentar a conta de energia, o esquecimento também traz chances de um curto-circuito capaz de danificar os aparelhos e queimá-los. 

Sem contar que dependendo das oscilações do sistema elétrico, incêndios e explosões se tornam possíveis por conta do gás ou do aquecedor dentro da residência. Dessa forma, o mais indicado é colocar na lista de afazeres a checagem de todas as tomadas e o desligamento das travas de gás. 

Faça revisão no carro

Em uma viagem de férias ao litoral, por exemplo, é natural que a melhor opção seja fazer o trajeto de carro. A partir disso, você precisa programar uma revisão para garantir que o veículo está em dia com todas as exigências de segurança e curtir a estrada de forma tranquila. 

Caso a escolha da família seja ônibus ou avião, compre as passagens com bastante antecedência e se certifique sobre a quantidade de bagagem permitida por cada passageiro. Agora, se o intuito da folga é descansar a mente em um local paradisíaco, busque hospedagens com estrutura completa para que seja possível esquecer do carro enquanto conhece os pontos turísticos caminhando.

Monte um kit de remédios

Mesmo que o destino escolhido tenha farmácias próximas, não é possível prever quando a enxaqueca pode atacar de madrugada ou seu filho ter febre. Em função disso, monte um kit de remédios para eventuais emergências tanto no local das férias quanto durante o trajeto de viagem. 

Vale adicionar também produtos de primeiros socorros e antialérgicos. Por mais que ninguém tenha alergias diagnosticadas ou restrições alimentares, mudanças de ares e contato com situações inéditas aumentam as chances de reações no organismo.

Telefone para o local de hospedagem

Ao escolher uma pousada que considerada referência, fica mais fácil se sentir em casa e ter todas as informações sobre a região. Uma boa sugestão, aqui, é telefonar com antecedência para checar as reservas, pedir dicas em relação ao trajeto e conhecer a estrutura oferecida. 

Como resultado, fazer as malas se transforma em uma tarefa rápida, já que fica claro o que realmente é essencial. Pergunte ainda sobre restaurantes e sugestões de passeios que fujam do tradicional. Com certeza, esse tipo de medida garante um roteiro diferente capaz de agradar toda a família. 

Pronto! Agora você já sabe como montar um checklist de viagem e deixar tudo organizado antes das férias. Tenha em mente que mesmo que o roteiro seja calculado milimetricamente, uma série de imprevistos podem acontecer. Então, esteja preparado para lidar com situações adversas sem perder o bom humor e a vontade de curtir os dias de folga de maneira relaxante. 

Gostou das informações do artigo? Assine nossa Newsletter e fique por dentro de outras dicas de viagens para incrementar seu roteiro.

Sobre o Autor

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

× Eu posso te ajudar!