O que é mindset e como usar as viagens para expandir o seu?
A maneira como você encara o sucesso ou o fracasso influencia diretamente na sua vida. Diante disso, saber o que é mindset representa uma mudança significativa na forma de lidar com problemas e superar desafios.
Todo o conceito se baseia em uma filosofia desenvolvida pela psicóloga americana Carol S. Dweck que defende como a percepção de cada um do universo ao seu redor altera os resultados das coisas. Ou seja, existe uma voltagem otimista e pessimista que permeia nossas decisões.
E é exatamente sobre como viagens podem influenciar esse seu olhar perante a vida que vamos tratar no artigo abaixo. Siga com a leitura:
Compreenda o que é mindset
Dentro da filosofia desenvolvida pela psicóloga, podemos considerar que o mindset se divide em duas possibilidades: a mentalidade fixa e a mentalidade progressiva. Em cada indivíduo há algum tipo de resposta e predisposição para os seus comportamentos que se encaixam nessas categorias.
Na mentalidade fixa, estão aqueles que acreditam não ter capacidade de desenvolver habilidades além das que já nasceram com eles. São pessoas que tendem a ficar estagnadas nas próprias inseguranças. Já a mentalidade progressista, cabe aos que acreditam que podem crescer, melhorar e desenvolver um potencial diferenciado.
Também chamado de mindset de crescimento, esse segundo grupo costuma evoluir e se destacar na vida. E é para essas pessoas que as viagens costumam ser válidas como forma de expansão de suas capacidades.
Saiba como expandir seu mindset em viagens
Embora as viagens sejam encaradas como entretenimento, se trata também de oportunidades de ampliar o conhecimento. Ainda que não pareça, o momento de descanso é capaz de estimular reações e transformar a mente de alguma forma.
Veja, abaixo, como otimizar seu mindset a partir dessas experiências!
Aprenda a lidar com adversidades
Não é raro quem viaja com amigos para fora do país se prender a esse círculo de convivência. A verdade é que conhecer gente nova se trata de uma chance de sair da zona de conforto e se virar perante adversidades. No mindset progressista, até mesmo os problemas podem se tornar aprendizado.
Assuma o comando
Durante a rotina, muitos acontecimentos acabam no automático. Você acorda porque precisa, trabalha durante determinadas horas, volta para casa e recomeça tudo no dia seguinte. Durante uma viagem, é possível treinar a mente para retomar o controle das atitudes. Seja ao tomar decisões simples, como onde fazer refeições, ou mais amplas, como qual hospedagem é a melhor.
Viva o presente
Apenas 20 minutos em contato com a natureza são suficientes para diminuir os níveis de estresse. Mas isso só vai funcionar se você estiver completamente focado no momento de conexão.
Viver pensando apenas em problemas ou nos compromissos é parte da mentalidade fixa que tem dificuldade em evoluir para novos comportamentos e fica estagnado no passado. Como resultado, a produtividade acaba comprometida, assim como surgem reflexos na saúde mental e autoestima.
Foque nas energias positivas
Parte do mindset progressista está na capacidade de encarar a vida positivamente. Durante uma viagem, é mais fácil enxergar o que é bom e deixar os problemas de lado. Vale aproveitar o momento em família ou o passeio a dois para focar nas energias que te colocam para cima. Dessa maneira, ao voltar para o dia a dia, será mais fácil manter esse comportamento.
Quando você entende o que é mindset, a importância de viajar e relaxar se torna mais clara. Por isso, é indispensável ter momentos além da rotina para conseguir expandir a mente. Logo, o conhecimento, o contato com outros turistas e novos locais se torna capaz de transformar sua percepção como pessoa.
Conseguiu entender melhor esse conceito? Acredita que viagens são importantes para descansar corpo e mente? Deixe um comentário falando sobre como você se sente depois de voltar da praia ou de outro destino relaxante.