Página Selecionada

Bloqueio criativo: 5 técnicas para mudar sua perspectiva

Bloqueio criativo: 5 técnicas para mudar sua perspectiva

O bloqueio criativo é um dos piores pesadelos de quem trabalha com criação e toma muitas decisões no dia a dia. Essa sensação de esgotamento mental prejudica não só o aspecto profissional como também liga o sinal de alerta para as sobrecargas. Dessa forma, é preciso encontrar alternativas que reorganizem os pensamentos de maneira rápida.

O grande segredo está em compreender que pequenas mudanças focadas em organização na rotina já costumam trazer bons resultados. Além disso, tirar dias de descanso e se dedicar ao que você considera divertido e prazeroso tende a ser um dos pontos de destaque quando é preciso mudar a perspectiva da mente. 

Quer saber mais? Vamos mostrar 5 técnicas que atuam contra o bloqueio criativo. Siga com a leitura!

1. Evite ser multitarefas

Com a correria do trabalho é comum acumular diversas tarefas que nos deixam esgotados. A partir disso, bate a frustração por não conseguir realizar todo o planejamento de maneira impecável e, como consequência, vem o bloqueio criativo. 

Vale destacar que nosso cérebro funciona automaticamente por compartimentos de tarefas. É uma maneira de executá-las com rapidez e aumentar a concentração. Isso porque é comprovado que não conseguimos armazenar com atenção suficiente duas informações diferentes ao mesmo tempo. 

Para estimular a produtividade, se torna necessário fechar uma caixa de compartimento mental antes de abrir a próxima. Ou seja, faça uma agenda diária conforme suas possibilidades com foco em colocar na frente sempre as tarefas que levam menos tempo.

2. Elimine todas as distrações que resultam em bloqueio criativo

Se você fica com o celular e responde mensagens enquanto trabalha, como resultado, vive com a cabeça longe e reduz as chances de ter atitudes criativas. Na verdade, praticamente todos os dispositivos digitais em excesso consomem sua energia e fazem com que a mente fique mais preguiçosa de maneira geral. 

Logo, escolha um local tranquilo e apenas comece a produzir sem pensar muito sobre o assunto. Esse tipo de atitude impulsiva costuma ser muito eficiente na hora de vencer o bloqueio criativo e ajuda também a se concentrar no que é importante para o sucesso do trabalho. 

3. Descubra seu melhor horário

Todo mundo tem um período em que se sente mais produtivo, certo? Quem consegue trabalhar remotamente, por exemplo, pode gerenciar seus horários e fazer um teste em diferentes momentos para avaliar quando apresenta melhores resultados em projetos que envolvem criatividade. 

 

Quando as ideias parecem congeladas durante o bloqueio, se sentir disposto para realizar as atividades faz muita diferença nos resultados e deve ser prioridade. Em função disso, reserve alguns dias com a intenção de trabalhar apenas no seu melhor horário como forma de potencializar as energias e expandir os pensamentos.

4. Pratique atividades prazerosas 

O cérebro fica no modo automático quando você trabalha sem férias. O grande diferencial de um empreendedor de sucesso, em uma situação como essa, é ter consciência de que o descanso pode ser muito produtivo por recarregar as energias e revigorar a mente.

Mesmo que não tenha tempo para um mês completo de passeios, aproveite qualquer folga que puder e descubra hobbies prazerosos em um momento de autocuidado. Pode ser desde assistir uma série após o almoço até mesmo estimular a conexão com a natureza ao observar pássaros

5. Invista no Mastermind

Uma das principais tendências contra o bloqueio criativo é a prática do Mastermind (“Mente Mestra”, em tradução livre). O conceito tem como função principal ajudar sua mente a manter a harmonia e alcançar os objetivos. Com um grupo de pessoas que já praticam o Mastermind, o iniciante consegue enxergar oportunidades e mudar a forma como vê as coisas.

Esse diferencial mostra também os problemas corporativos por outras perspectivas. Tudo depende da dedicação do empreendedor, colocar as metas no papel e identificar quais são as crenças limitantes para aprender a lidar com elas. 

Pronto! Agora você já sabe como vencer o bloqueio criativo com facilidade. O mais importante é conhecer sua mente para aproveitar ao máximo as dicas e ter uma rotina mais disciplinada. Vale lembrar que o Mastermind em grupo gera excelentes resultados quando praticado com a equipe de trabalho em um local paradisíaco que expande os pensamentos na medida certa. 

Gostou das informações do artigo? Então aproveite compartilhe com alguém que também está precisando destas dicas!

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

VAMOS JOGAR!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

Inspiração? PINTEREST

× Eu posso te ajudar!