Página Selecionada

Falta de concentração: 5 esportes que ajudam a focar no trabalho

Falta de concentração: 5 esportes que ajudam a focar no trabalho

A rotina corrida, a alta quantidade de trabalho, as redes sociais, tudo contribui para a falta de concentração. Às vezes parece que você se esforça mas o dia não rende, não é mesmo? Felizmente, saiba que é possível melhorar o foco ao optar por um esporte divertido. 

Embora seja uma questão de hábito, a verdade é que a mente pode ser treinada conforme a movimentação do corpo. Lembre-se que exercitar o cérebro é tão importante quanto fortalecer os músculos. Ou seja, esses estímulos são responsáveis por melhorar o seu desempenho em vários níveis — especialmente o profissional.  

Se você não sabe exatamente como uma atividade física pode te ajudar, confira a lista a seguir. Boa leitura!

1. Corrida

Praticar corrida é uma forma intensa de queimar calorias e garantir o bem estar físico. Mas não é apenas isso. Durante o exercício, novos neurônios são criados e geram melhora na cognição e na saúde mental de forma geral. 

Para a concentração, as conexões neurais do lobo frontal do cérebro são as mais importantes. Um estudo conduzido em 2014 apontou que a região recebe mais fluxo sanguíneo durante a corrida. Logo, está diretamente relacionada à capacidade de foco e também de planejamento. 

2. Caminhada

Cerca de 10 minutos ao ar livre já são capazes de contribuir muito para diminuir o estresse e melhorar a saúde mental. Fazer caminhada na natureza ou mesmo em alguma região urbana arborizada ajuda a acalmar a mente e a tranquilidade é um importante ponto de partida na busca por concentração.

O que acontece é que ter muitas tarefas, compromissos e informações fazem com que você se sinta sobrecarregado o tempo todo. Na prática, para conseguir focar é preciso primeiro se desconectar dos problemas e, só assim, aproveitar a caminhada como uma espécie de refúgio. 

3. Tênis 

Embora o condicionamento físico seja relevante, grandes esportistas costumam ter algo em comum: a capacidade de foco. Os jogos de tênis estão, sem dúvida, nesse ranking. Durante uma partida, o jogador precisa ficar atento a todos os movimentos constantemente e ignorar tudo o que possa desviar sua atenção. 

Para quem tem dificuldade em se concentrar, esse exercício é um excelente aliado. Se trata de uma oportunidade de isolar as preocupações e tensões do dia a dia e se dedicar apenas ao jogo. Em função disso, repetir esse comportamento fora de quadra será muito mais fácil.

4. Natação

Considerado o esporte mais completo, a natação possui qualidades importantes para o foco. Se trata essencialmente de uma atividade que contribui para equilibrar corpo e mente. A água age como uma forma de relaxar enquanto o corpo faz movimentos intensos que aumentam a atividade elétrica cerebral.

Para quem sofre de falta de concentração ou tem dificuldade de se desligar do que acontece ao redor é uma das opções mais interessantes. Inclusive, o indicado é nadar pela manhã e garantir um dia produtivo. 

5. Surfe

Apenas o ato de ficar em pé na prancha já exige muita concentração e agilidade. É por isso que o surfe surpreende muita gente que não se dá conta de seus benefícios. Mais do que um exercício de adrenalina, se trata de um estímulo constante ao cérebro e sua capacidade de tomar decisões rápidas.

Enquanto está no mar, um surfista precisa enfrentar diferentes desafios sem se apavorar. Essa necessidade exige muito do cognitivo e contribui para estimular o estado de alerta e relaxar ao mesmo tempo, já que cada onda conquistada gera uma sensação de bem estar. Para quem sofre com o estresse, é uma ótima alternativa durante as férias, já que escolher um destino paradisíaco permite descansar corpo e mente ao mesmo tempo. 

Agora você já sabe que a prática de esportes influencia tanto a saúde física quanto mental. Para quem sofre com a falta de concentração, encontrar uma atividade prazerosa representa a oportunidade de ter uma válvula de escape e melhorar seu desempenho no trabalho. Sem contar que é um ótimo hobby para ser adotado durante as férias. 

Está pronto para sair do escritório e pegar uma onda? Então aproveite para ler também sobre as melhores praias para surfar em Santa Catarina e escolher seu próximo destino de férias. 

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Nós

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde {Praia do Rosa}!”

Rose & Neco Agrifoglio

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

× Eu posso te ajudar!