Página Selecionada

Telhado ecológico: beleza e sustentabilidade para as construções

Telhado ecológico: beleza e sustentabilidade para as construções

Os telhados ecológicos ou telhados verdes começaram a ser bastante utilizados a partir da década de 60 na Europa e, desde então, ganharam força se tornando tendência no mundo todo.

Apesar de parecer algo recente, eles já eram representados não só em desenhos antigos dos Jardins Suspensos da Babilônia como também faziam parte da arquitetura utilizada pelos vikings, há mais de mil anos.

A procura por esse tipo de cobertura para casas e edifícios tem aumentado consideravelmente, já que une estética e sustentabilidade, assunto que tem ganhado destaque no cenário mundial.

Se você ainda não está familiarizado com esse tema, iremos esclarecer o conceito, sua aplicação e benefícios oferecidos por esse tipo de cobertura.

AFINAL, O QUE É TELHADO ECOLÓGICO?

Conhecido também como ecotelhado, cobertura vegetal, telhado verde ou terraço jardim, trata-se da aplicação de uma camada de vegetação sobre uma estrutura preparada e adequada, podendo ser aplicada tanto em lajes como telhados convencionais.

Unindo sustentabilidade, design, utilidade e arquitetura, essa alternativa paisagística proporciona um embelezamento ímpar, promovendo não só benefícios que apresentaremos mais adiante como também garantindo maior valorização do imóvel.

telhado verde telhado ecológico

ONDE O TELHADO VERDE PODE SER APLICADO?

Qualquer tipo de construção pode receber a camada vegetal (madeira, concreto ou metal), porém tudo irá depender da estrutura existente e da análise e acompanhamento de um engenheiro, que deverá fazer uma avaliação para saber se o peso do telhado ecológico será sustentado pela estrutura existente ou se será necessário fazer reforços ou adaptações através de reformas.

Também existem no mercado algumas empresas que utilizam módulos pré-fabricados, mais leves que os tradicionais, que utilizam terra. Ou seja, se você quiser transformar sua casa em uma construção com telhado verde, é possível substituir as telhas por placas de madeira compensada.

COMO É FEITO O TELHADO VERDE?

Através de uma construção em camadas, o telhado verde forma um sistema sustentável que visa tanto a proteção da estrutura como a conservação das plantas.

A contratação de um bom profissional é fundamental para uma revisão da superfície bem como sobre as adaptações necessárias. Dessa maneira, é possível evitar problemas futuros como vazamentos e infiltrações.

O processo começa com a impermeabilização da estrutura com uma membrana à prova d’água, seguida de uma barreira para que as raízes da vegetação não danifiquem a base à medida que forem crescendo. Feito isso, é necessário criar uma camada para drenar a água, que geralmente é feita de argila expandida, uma vez que, tanto promove o escoamento da água como impede o apodrecimento das raízes, por manter o solo arejado. Sobre essa camada, deve ser colocada uma manta geotêxtil permeável, que terá a função de impedir a mistura da terra com a argila. Por último, uma camada de pelo menos 10 cm de terra adubada deve ser colocada e o telhado estará pronto para receber a vegetação.

Um detalhe que deve ser avaliado e considerado é o volume de chuvas da região. Em locais com baixo índice pluviométrico será necessário instalar um sistema de irrigação para os períodos mais secos.

QUAL VEGETAÇÃO É A MAIS INDICADA?

Para definir o tipo de vegetação é necessário avaliar a estrutura da obra. Plantas nativas da região são ótimas opções, já que oferecem resistência e são adaptadas às condições climáticas. Outras sugestões são vegetações como russélia, aspargo e grama esmeralda ou japonesa, variação de grama que tem crescimento reduzido e menos necessidade de manutenção.

Se a estrutura for de laje, ainda é possível criar um ambiente de recreação que pode contar, inclusive, com móveis e decoração variada.

Além disso, outra possibilidade é a utilização dos telhados verdes para hortas e cultivo de outros tipos de plantas, podendo criar um jardim repleto de flores. Para que não seja necessário fazer manutenções frequentes, o ideal é optar por plantas de porte baixo e crescimento lento.

QUAIS AS VANTAGENS DO TELHADO ECOLÓGICO?

Os telhados verdes vão muito além de uma alternativa estética. Obviamente, a beleza ímpar que eles oferecem chamam a atenção, porém existem vários outros benefícios da utilização da cobertura vegetal no telhado:

  • Retenção da água da chuva – A água da chuva é facilmente drenada pela vegetação e pela terra, o que contribui diretamente para diminuição de alagamentos e enchentes. Além disso, dentro de um sistema sustentável, essa água servirá de irrigação para as plantas e o restante poderá ser reutilizado para outras finalidades.
  • Eficiência térmica – Os telhados verdes são capazes de absorver cerca de 90% a mais de calor que as construções tradicionais, que utilizam telhas e lajes. Dessa maneira, o telhado atua como um isolante térmico que impede que o calor externo entre durante o verão ou que saia durante o inverno, mantendo a temperatura interna sempre amena. Dessa forma, também é possível diminuir o consumo de energia gerado por aquecedores ou ares-condicionados.
  • Eficiência acústica – O telhado verde é capaz de absorver bem ruídos externos ou causados por impactos como os da chuva e do granizo. Ele pode ser um ótimo aliado para imóveis localizados em áreas com muito barulho, como centros comerciais ou escolas.
  • Redução da poluição – A vegetação promove a absorção tanto do gás carbônico como também de outros gases gerados pela poluição, ao passo que libera oxigênio para a atmosfera, melhorando tanto a qualidade como a umidade do ar.
  • Contribui para o aumento da biodiversidade e equilíbrio ambiental – O aumento da biodiversidade pode ser obtido através de mistura de várias espécies de vegetação e o equilíbrio ambiental através do uso de plantas nativas. Ao fazer isso, é possível criar um micro ecossistema que se tornará um habitat para borboletas, insetos e pássaros.
  • Aumento da qualidade de vida – estudos comprovam que a aproximação e integração entre homem e natureza podem ajudar no combate ao estresse, sendo capaz de reduzir a pressão sanguínea, normalizar os batimentos cardíacos, a relaxar os músculos e a ativar o cérebro.
  • Oferece maior durabilidade para as construções – Por estarem diretamente expostos às condições climáticas, as lajes ou telhados convencionais acabam precisando de reparos periódicos. Já o telhado verde, por proteger a estrutura, aumenta sua durabilidade e exige menos manutenção.

 

telhado verde telhado ecológico

Em resumo, é possível observar que as vantagens da utilização dos telhados ecológicos são extremamente abrangentes, tendo em vista que beneficiam não só os moradores da residência, mas também a sociedade e o ecossistema.

Gostou de conhecer o telhado ecológico, seus benefícios e ficou curioso para ver, na prática, como eles funcionam? Então entre em contato conosco e saiba quais as opções de hospedagem da Fazenda Verde já podem te proporcionar essa experiência!

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

VAMOS JOGAR!!

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

Inspiração? PINTEREST

× Eu posso te ajudar!