Página Selecionada

Ecoturismo Santa Catarina: 5 destinos que você precisa conhecer

Ecoturismo Santa Catarina: 5 destinos que você precisa conhecer

O ecoturismo em Santa Catarina agrada até mesmo aos viajantes exigentes. De fato, quando a intenção é se conectar com a natureza e conhecer destinos inesquecíveis, o estado se destaca pela diversidade. Além das praias estonteantes, existem ainda serras, sítios arqueológicos, cachoeiras e trilhas perfeitas para esportes. 

Dentro desse contexto, não importa quantas vezes você já tenha visitado o local, sempre será possível encontrar roteiros inexplorados que se encaixam com as férias. O segredo, nesse caso, é identificar quais as formas de aproveitar melhor os passeios para renovar as energias em grande estilo.

ecoturismo santa catarina

Vista do pôr do sol: Caminho do Rei para Lagoa de Ibiraquera – Praia do Rosa/SC

Quer saber mais? Vamos mostrar 5 destinos de Santa Catarina que são obrigatórios aos amantes da natureza. Acompanhe: 

1. Ascurra 

Com características italianas predominantes, Ascurra é uma charmosa cidade que se divide em vales no percurso do Rio Itajaí. Uma das principais atrações turísticas, a Cachoeira Salto da Mineira, com mais de 30 metros de altura, se mostra perfeita para o turismo ecológico. 

Além disso, existe o Serra da Leoa Parque que conta com inúmeras atrações em um roteiro encantador. Entre as principais estão lagoas, riachos e trilhas ecológicas que permitem a prática de caminhadas de trekking e percursos de mountain bike. 

Agora, para quem quer fazer uma experiência completa, a dica também é visitar Salto Andorinha e sua cachoeira dividida em grutas que permite uma vista incrível do Vale Europeu.

2. Porto da União

O roteiro está entre os preferidos dos viajantes que buscam programações completas de ecoturismo em Santa Catarina. Por envolver uma série de belezas naturais e áreas preservadas, os trajetos incluem a possibilidade de praticar canoagem, rapel e trekking. 

Sem contar que existe um circuito com 150 cachoeiras diferentes para conhecer. De tirar o fôlego, não é mesmo? A mais famosa entre os amantes do rapel, no entanto, é a menor de todas. Com apenas 30 metros de altura, a cachoeira do Rio Bonito rouba a cena também pela beleza estonteante.

3. Doutor Pedrinho

Com aproximadamente 4 mil habitantes, Doutor Pedrinho é repleta de montanhas, rios, grutas e cascatas. Mesmo sendo um destino para fãs de aventuras, a cidade tem seu lado romântico e oferece opções aos casais em Lua de Mel que desejam fugir da mesmice. 

O principal destaque, aqui, é a cachoeira Véu da Noiva. Seus 63 metros de altura fazem toda a diferença na prática de rapel e trekking ao render um álbum de fotos incrível para os turistas. A cereja do bolo é completar a trilha da Sapopema que leva ao encontro cultural com a comunidade Xokleng no Vale do Itajaí.

4. Alfredo Wagner 

O turismo em Alfredo Wagner é recorrente por conta dos sítios arqueológicos da região. Além disso, cachoeiras e cavernas também se destacam pelas paisagens naturais. Ao montar o seu roteiro de ecoturismo em Santa Catarina, se torna indispensável incluir o Campo dos Padres. Essa cordilheira se estende até a Serra Geral, no Rio Grande do Sul, e presenteia os visitantes com um pôr do sol inesquecível a cada dia. 

5. Praia do Rosa

Localizada no município de Imbituba, em Santa Catarina, a Praia do Rosa foi eleita pelo jornal britânico “The Guardian” como um dos 10 paraísos desconhecidos mais belos do mundo. O balneário paradisíaco vai muito além de sol, mar e calor. Aqui, o visitante encontra lagoas, trilhas, espaços para meditação, centrinho agitado e a possibilidade de praticar esportes aquáticos. 

É o tipo de lugar ideal para passar um longo período de férias junto de toda a família. Isso porque, além de ser um paraíso cercado por mata atlântica inexplorada, ainda conta com hospedagens estruturadas e focadas em agregar valor ao roteiro. Perfeito para descansar o corpo, a mente e ainda se divertir na medida certa. 

Agora você já sabe como praticar o ecoturismo em Santa Catarina. Uma atividade muito procurada na Praia do Rosa, por exemplo, é o Birdwatching. A observação de aves proporciona uma conexão completa com a natureza, desconecta os pensamentos e ainda permite viver cada pedacinho das trilhas com paisagens de tirar o folêgo. 

Gostou das informações do artigo? Então leia também sobre 7 aves típicas da Praia do Rosa que vale a visita em busca de turismo ecológico.

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

VAMOS JOGAR!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

Inspiração? PINTEREST

× Eu posso te ajudar!