Página Selecionada

Trilhas Praia do Rosa

Trilhas Praia do Rosa

TRILHAS DA PRAIA DO ROSA

 

As trilhas são um dos principais atrativos da região e fazem toda a diferença na experiência do viajante.

O estado de Santa Catarina possui regiões com grande diversidade de formações geográficas, climáticas e vegetais. A restinga, o mangue e a mata Atlântica são as principais vegetações do litoral de Santa Catarina e apresentam uma biodiversidade surpreendente.

A riqueza em espécies arbóreas, influenciada pela umidade do Oceano Atlântico, favorecem as florestas  densas com árvores grandes e mata fechada. É justamente essa complexidade o principal fator de que tanto atrai esportistas e naturistas para a prática de trilhas.

Na região de Imbituba onde estão várias de praias mais bonitas do estado, a natureza oferece enormes áreas de vegetação intacta que atrai vários turistas procurando por trilhas de aventura. Situada a 70 Km ao sul de Florianópolis, a Praia do Rosa é uma baía com águas cristalinas rodeada por morros, lagoas, ilhas e mata nativa.

Mundialmente conhecida por suas ondas ideais para o surf, wind surf e kite surf, a Praia do Rosa, ainda se encontra bastante intocada e oferece diversos caminhos, estradas, trilhas e lugares reservados que atraem os turistas de aventura.

Tem diversas trilhas no Rosa que merecem uma estadia prolongada. Entretanto, as principais não podem ficar por fora do seu roteiro. Saiba quais são:

 

TRILHA PRAIA DO ROSA

ROSA NORTE / VERMELHA

 

A trilha do Rosa Norte para a Praia Vermelha é especialmente muito conhecida, um pouco mais longa que as demais, porém, não precisa ser um atleta para completar este caminho. Tudo é bem sinalizado e relativamente fácil. A primeira parte da trilha é uma subida que leva ao Costão do Rosa Norte, onde o visual é deslumbrante e permite você pensar de que o esforço valeu a pena. Depois de passar pelo Costão, que é o ponto mais alto, o caminho é repleto de muita mata nativa, que nos remete à uma verdadeira floresta. Em determinado momento, é possível sentir que o clima muda, passando a ficar mais úmido e fresco. Nesta parte da trilha, o visitante começa a descer em direção a Praia Vermelha — uma praia linda e totalmente preservada. Por ter acesso mais difícil, normalmente tem pouca gente. Uma boa dica é ficar atento à presença de botos ou baleias com seus filhotes, já que é possível vê-los brincando, nesta parte do Costão.

 

TRILHA PRAIA DO ROSA

TRILHA ROSA SUL / PRAIA DO LUZ

 

A Trilha do Rosa Sul para a Praia do Luz é um pouco mais curta, se comparada com a do Rosa Norte para a Vermelha. Contudo, sua beleza e particularidades fazem dela um espetáculo de passeio. Ela começa no Rosa Sul, no final da rua de terra. Próximo ao Portinho, você poderá avistar uma cerca (daquelas que são feitas para os bois não passarem). Vale ressaltar que a presença desses animais são um show à parte e é impressionante até onde eles conseguem chegar, mesmo com os relevos acidentados dos morros. Mas não se preocupe, os bois da região costumam ser bastante dóceis. Subindo o morro, na parte muito mais íngreme, você contempla uma vista magnífica. A visão panorâmica de toda a Praia do Luz e Praia do Rosa, com morros bem verdes e os costões beijando o mar deixa até os mais exigentes de queixo caído. Neste segundo trecho da trilha, você irá descer pelas dunas até a Praia do Luz, uma praia linda que se entende até a Barra de Ibiraquera, outro cartão postal da região.

 

TRILHA PRAIA DO ROSA

TRILHA CAMINHO DO REI

 

Igualmente chamado de Caminho do Alto do Morro, é o trajeto que visitantes fazem entre bosques de mata nativa com o objetivo de chegar ou sair das pousadas e restaurantes, usando trechos calçados e estrada de chão. Ao longo do 2,5 km por subidas e descidas da trilha, diversos jardins com árvores floridas encantam estes visitantes. O local é repleto de boas opções gastronômicas.

 

TRILHA PRAIA DO ROSA

TRILHA PRAIA DO ROSA – GAROPABA

 

Para os turistas de aventura mais experientes, uma dica é realizar a trilha que liga a Praia do Rosa e Garopaba, passando pela Praia Vermelha, Ouvidor e Ferrugem, entre outras. As paisagens são incríveis neste percurso e pode durar de 2 a 3 horas. No início da trilha na Praia do Rosa você precisa vencer umas pedras. A partir daí são 3 morros ao redor de praias a serem ultrapassados. O caminho é especialmente longo e cansativo. Portanto é melhor planejar somente a ida ou a volta, fazendo o outro trecho de automóvel.

Sobre o Autor

rose

"Hoje dedicada, junto com meu marido Cristiano Agrifoglio, a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!"

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

VAMOS JOGAR!!

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

Inspiração? PINTEREST

× Eu posso te ajudar!