Página Selecionada

Observação de aves: 7 dicas para praticar Birdwatching

Observação de aves: 7 dicas para praticar Birdwatching

Observar aves está no topo da lista de quem procura um hobby prazeroso e, ao mesmo tempo, relaxante. De fato, se conectar com a natureza faz muita diferença na qualidade de vida em diferentes proporções. A grande questão, no entanto, é que os iniciantes precisam ter atenção especial para manter a segurança em dia. 

Mas calma! Isso não quer dizer que observar pássaros seja uma atividade perigosa ou algo parecido. O ponto principal é tomar alguns cuidados que são essenciais quando se fala em lidar com animais silvestres. Dessa forma, você consegue avançar nos níveis do Birdwatching de maneira rápida e ainda aproveita cada minuto sem desconfortos. 

Quer saber mais? Vamos mostrar 7 dicas simples para observar aves com segurança e aproveitar os momentos de descanso. Acompanhe:

1. Evite levar comidas prontas

Carregar comidas prontas na mochila enquanto observa pássaros pode causar dois problemas que passam despercebidos aos menos experientes. O primeiro é a possibilidade de ser surpreendido por várias aves famintas durante o trajeto por conta do conteúdo do lanche ou do almoço dentro da marmita. 

Então, tome muito cuidado com comidas preparadas que possam ser interpretadas como iscas pelos animais silvestres. O segundo ponto é que oferecer “petiscos” aos passarinhos para atraí-los contribui para a captura clandestina feita pelos vendedores ilegais que trabalham com esse tipo de tática enganadora.

2. Faça poucos barulhos ao observar aves

Mesmo que você esteja no estágio inicial do Birdwatching, já deve ter notado que o silêncio durante as trilhas é uma regra indispensável. Isso porque as aves de todas as espécies são extremamente sensíveis ao barulho e conversas costumam espantá-las. 

Além de falar somente o necessário, tenha cuidado com o toque do celular ou outros ruídos que possam ser emitidos pelos equipamentos usados no trajeto. Celulares, câmeras fotográficas, binóculos e gravadores com luzes vermelhas ou flashes também são extremamente prejudiciais. 

O mais indicado, nesse caso, é preparar com antecedência o que for necessário durante a “passarinhada”. Na noite anterior ou no dia do percurso, reserve uma hora para montar a mochila, avaliar os lanches, a quantidade ideal de água e a organização dos equipamentos conforme a ordem de uso.

3. Conheça as espécies da região

Apesar de ser uma atividade relaxante e extremamente prazerosa, o Birdwatching precisa de atenção especial em alguns pontos. O principal deles é estudar bem as espécies que circulam onde será realizada a observação. Afinal de contas, até as pequenas aves podem se tornar agressivas quando abordadas de forma inadequada. 

Tenha em mente que pesquisar previamente sobre os pássaros dóceis é o que faz toda a diferença no processo de evolução do iniciante. Vale também conhecer as melhores maneiras de se aproximar para não prejudicar a experiência e espantar todas as aves do local de uma única vez. 

4. Compre roupas adequadas

Os pássaros na natureza estão acostumados com tranquilidade ao seu redor. Por este motivo, é muito importante que você vista roupas em tons neutros para que não chame mais atenção do que o necessário. A ideia, em uma situação como essa, envolve se mostrar o mais natural possível dentro do contexto do ambiente. 

Quando uma ave nota alterações em seu território, ela interrompe o que está fazendo para observar os “invasores” até decidir se existe uma ameaça concretizada. Logo, dessa forma, o mais indicado é agir naturalmente e de maneira cuidadosa para estabelecer um relacionamento de confiança no qual os trajes são importantes.

5. Use repelente e protetor solar

Ainda dentro das dicas que envolvem a preparação da “passarinhada”, usar repelente e protetor solar é indispensável. Como todos os trajetos são realizados ao ar livre, as chances de você sair com queimaduras solares é extremamente alta. 

Sem contar que em regiões de mata, os mosquitos também se tornam um transtorno. Além dos malefícios do excesso de sol sem proteção, como o câncer de pele, a possibilidade de sofrer com insolação no dia seguinte interrompe todo o cronograma do passeio. 

Imagine só viajar para um local paradisíaco e aproveitar apenas o primeiro dia por falta de proteção adequada. Seria frustrante, não é mesmo? A partir disso, escolha uma opção de produto que tenha, no mínimo, FPS 30 e faça retoques a cada duas horas.

6. Tenha atenção com os horários para observar pássaros

Decidir sair em um horário inadequado pode fazer com que observar aves se transforme em perda de tempo. Em função disso, se mostra importante que você conheça as características da região e converse com as pessoas locais para que elas falem sobre os períodos em que é possível encontrar mais variedade de pássaros.

Caso esteja hospedado em uma pousada, contar com uma equipe bem preparada ajuda muito a montar o roteiro perfeito. No entanto, apesar das variações por conta das migrações, a maioria das espécies costuma circular nas primeiras horas da manhã e ao final da tarde a partir das 16h.

7. Grave os sons das aves

Para quem é marinheiro de primeira viagem no Birdwatching, gravar o canto dos pássaros até parece estranho. No entanto, esse recurso permite reconhecer algo diferente durante as expedições e estudar as espécies para manter a segurança na prática. 

Outro ponto que deve ser destacado é que fotografar e registrar os sons também ajuda a comunidade digital. O site Wikiaves é uma verdadeira enciclopédia que conta com colaborações voluntárias dos apaixonados por observar aves. 

Então, sempre que existir dúvida sobre o pássaro avistado, compartilhar as informações torna o processo de reconhecimento mais simples. Além disso, ao estudar o comportamento do animal depois do encontro, você, certamente, vai compreender as regras necessárias de distanciamento.

Pronto! Agora ficou fácil observar aves com segurança. O mais importante na hora de adotar a prática como hobby é se preparar para seguir todas as regras. Só assim, observar pássaros se transforma em uma atividade capaz de desconectar os pensamentos, recarregar as energias e proporcionar experiências incríveis durante as viagens. 

Gostou das informações do artigo? Então baixe o nosso e-book Birdwatching: saiba como se tornar um grande observador de aves e tire todas as dúvidas sobre o assunto. 

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

TRILHAS DO ROSA!!!

VAMOS JOGAR!!

BAIXE O E-BOOK!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

PINTEREST CASAMENTOS