Página Selecionada

8 exemplos de hobby que combinam com viagens de descanso

8 exemplos de hobby que combinam com viagens de descanso

Uma viagem de descanso não precisa se limitar a ficar sem fazer nada. Pelo contrário, existem muitos exemplos de hobby que tornam qualquer passeio mais produtivo. Saiba que, ao se apaixonar por uma nova atividade durante as férias, por exemplo, você consegue descansar e estimular a mente na mesma medida. 

Dentro desse contexto, também é possível encontrar opções que ajudem a passar um tempo de qualidade com a família. Só assim fica mais simples se divertir enquanto revigora as energias para retornar ao trabalho com ideias inovadoras e concentração total. 

Quer saber mais? Vamos mostrar 8 exemplos de hobbies que combinam com viagens de descanso e são fundamentais para desacelerar. Acompanhe: 

1. Fotografar paisagens paradisíacas

Durante uma viagem é natural se deparar com paisagens de tirar o fôlego. Ainda que não seja possível registrar os sentimentos, a fotografia é uma forma de imortalizar o momento, indo além da memória. Quando se trata dos passeios de férias, então, representa a oportunidade de deixar a mente fluir para longe da rotina.

Outro ponto positivo desse tipo de hobby está no estímulo à criatividade. Fotografar atiça a percepção visual e permite construir um novo olhar para as coisas. Dessa forma, ao retornar para o trabalho, você, certamente, vai lidar com os problemas e desafios de maneira mais tranquila. 

2. Usar a natureza como inspiração para escrever

Com que frequência você escreve? Desconsidere relatórios e textos profissionais e pense apenas em escrever por prazer. É raro, não é mesmo? Ainda que a escrita não seja encarada como hobby por muitas pessoas, se trata, sim, de um passatempo como outro qualquer.

Ao se distrair criando histórias, poesias ou qualquer outro tema interessante, fica mais simples dar vazão aos seus pensamentos. Agora, se existe muito conhecimento acumulado sobre um assunto, há, inclusive, a possibilidade de criar um blog e conhecer gente nova com interesses semelhantes.

3. Meditar ouvindo o barulho do mar 

Você sabia que a meditação está na lista de exemplos de hobby que estimulam a inteligência emocional? Afinal de contas, durante as viagens de descanso, não é apenas o corpo que precisa relaxar, mas também a sua mente. Um importante aliado, nesse caso, é o som do mar que serve como o cenário de fundo perfeito para a prática. 

Um estudo realizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, apontou também que há indícios de que quem medita consegue se concentrar mais facilmente. Além disso, meditadores tendem a ter uma quantidade maior de massa cinzenta nas regiões relacionadas à atenção e raciocínio. 

4. Aproveitar o tempo livre para iniciar projetos parados

Durante a rotina corrida de trabalho, a falta de tempo não permite fugir da agenda lotada de compromissos para iniciar outro projeto. Alguns querem ser voluntários em uma ONG, outros desejam aprender um novo idioma, por exemplo. Assim, as viagens de férias representam um bom momento para colocar a mão na massa e se desafiar. 

Convém dizer, porém, que é importante separar o que é um desejo de uma obrigação. Não se trata de otimizar o tempo no sentido de não perder um segundo sequer, mas de aproveitar o período para se sentir realizado. Vale, inclusive, criar uma lista daquilo que você sempre quis fazer e nunca teve oportunidade.

5. Surfar em águas desafiadoras

Os esportes, sem dúvidas, entram na lista de realizações bem-vindas durante as viagens de descanso. Em passeios familiares, uma boa dica é aproveitar para visitar uma praia que tenha ondas desafiadoras. Dessa forma, todo mundo vai poder curtir o destino do seu jeito, nem que seja ficando na areia.

Se você ama surfar, aproveite o período de folga para reduzir ainda mais o estresse. Pegar ondas é uma atividade que une físico e mente. O exercício libera substâncias hormonais que reduzem o cortisol — hormônio do estresse — e garantem uma sensação de bem-estar. 

6. Cozinhar pratos típicos da região

Mesmo que você não seja aquele super chef em casa, cozinhar é sempre um hobby relevante. Na verdade, a função vai muito além de preparar um prato, pois exercita a paciência. Dá para curtir cada passo de uma receita, desde a escolha dos ingredientes até a harmonização com o vinho ou outra bebida. 

Dependendo do local da sua hospedagem, é possível aproveitar frutas e verduras regionais para preparar pratos típicos para toda a família. Sem contar que se trata de uma forma de estimular as interações com os filhos e passar momentos inesquecíveis. 

7. Aproveitar o destino para fazer trilhas 

Você prefere caminhada ou velocidade? Ambas opções são exemplos de hobby que funcionam em uma viagem. Se a ideia é curtir a natureza, então, busque parques que oferecem trilhas naturais em verdadeiros cenários paradisíacos.

Mas se a intenção é relaxar a mente, que tal aproveitar para sair sem hora para voltar? Desbravar a região onde está hospedado também é uma distração produtiva. Dessa forma, fica mais simples viver novas experiências e ainda treinar a capacidade de concentração mesmo com adversidades pelo caminho. 

8. Correr pela areia da praia

Frequentar uma academia é ótimo durante a rotina. Contudo, ambientes fechados não combinam muito com o período de férias. É quando a corrida na praia se torna uma oportunidade de unir o útil ao agradável. E, sim, tem tudo a ver com descanso!

Um estudo realizado pela Universidade de Michigan revelou que apenas 20 minutos ao ar livre são suficientes para reduzir o estresse naturalmente. Dessa forma, a corrida pela areia funciona tanto como um estímulo ao físico quanto uma ajudinha para a saúde mental. 

Antes de encerrar, vale dizer que viagens de descanso funcionam melhor em estadias prolongadas. Por isso, é importante buscar locais que sejam tranquilos e que ofereçam segurança e diversão para toda a família. 

Em resumo, existem muitos exemplos de hobby capazes de melhorar sua experiência de férias. Basta lembrar daquilo que você mais sente falta durante a rotina e dedicar parte do seu tempo a isso. Dependendo da escolha, é bem possível que esse hobby volte na bagagem e continue sendo parte da sua vida mesmo após o fim da viagem. 

Aproveitou as informações do artigo e já está pensando nas próximas férias? Então leia também sobre como escolher um hotel tranquilo e silencioso para descansar.

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

× Eu posso te ajudar!