Página Selecionada

Trilhas a pé: conheça 8 destinos para desconectar os pensamentos

Trilhas a pé: conheça 8 destinos para desconectar os pensamentos

Que caminhar faz bem para a saúde física todo mundo já sabe, mas pouca gente tem ideia de como esse tipo de atividade ajuda a desconectar os pensamentos. Inclusive, trilhas a pé são uma ótima forma de aproveitar as férias para se revigorar e voltar com o dobro de motivação ao trabalho.

Embora viajar represente uma oportunidade de descanso, isso não significa ficar apenas de pernas para o ar. Montar um roteiro eficiente em meio à natureza é essencial na hora de relaxar a mente. Assim, fica muito mais simples intercalar entre momentos de reflexão e diversão em roteiros com a família. 

Quer saber mais? Vamos mostrar 8 destinos de trilhas a pé no Brasil para se desconectar e ver uma série de belezas naturais. Siga com a leitura!

1. Monte Roraima (RR)

Se você quer um visual de tirar o fôlego, o Monte Roraima precisa estar em sua lista de próximas viagens. Localizado na tríplice fronteira do Brasil com a Venezuela e a Guiana Inglesa, se trata de um ponto turístico que impressiona por seus quase três mil metros de altitude. 

Para a trilha, o ideal é começar pelo lado venezuelano e se preparar para, pelo menos, 40 km de caminhada. Geralmente, o trajeto dura em torno de uma semana e é mais indicado para quem tem bom preparo físico ou experiência no assunto, pois o grau de dificuldade varia entre médio e difícil. 

2. Pedra do Sino (RJ)

Você é um viajante que gosta de acampar? Então imagine sair da sua barraca e ter um lindo nascer do sol em meio às montanhas. É isso que os visitantes encontram na Pedra do Sino, no Rio de Janeiro. O local tem mais de 2 mil metros de altitude e permite uma visão privilegiada da natureza.

Com espaço para camping, a Pedra está na região serrana e em dias de tempo aberto é possível enxergar até a Baía de Guanabara. Apesar da maior parte do trajeto ser complexo, o local oferece trilhas mais simples para passeios em família. 

3. Chapada do Veadeiros (GO)

Recheada de pontos turísticos impressionantes, a Chapada dos Veadeiros oferece diferentes opções de trilhas a pé. Uma delas inclui a Cachoeira Santa Bárbara e sua água cristalina que é capaz de deixar até mesmo os turistas mais exigentes de boca aberta.

Com pouco mais de 6km de distância, o trajeto pode ser feito de carro. Contudo, quando o objetivo é desconectar a mente, a caminhada costuma ser mais eficiente. Ficar apenas 20 minutos na natureza já é capaz de reduzir o estresse e esse efeito é mais significativo em distâncias maiores.

4. Chapada dos Guimarães (MT)

Pertinho de Cuiabá, a Chapada dos Guimarães é outra opção para trilhas a pé e oferece paisagens deslumbrantes durante as férias. Com duração entre 3 e 4 dias, a trilha depende muito de seu preparo físico, embora seja considerada entre fácil e mediana. 

Caso você goste de pedalar, existe também a possibilidade de fazer os trajetos de bike. Em função disso, o passeio acaba durando menos tempo, mas também é repleto de grutas e quedas d’água ao longo do caminho. 

5. Travessia Petrópolis (RJ)

Considerada uma das favoritas dos praticantes de trilhas a pé, a travessia entre Petrópolis e Teresópolis é uma caminhada clássica com muitas montanhas. O trajeto se estende pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos e conta com cerca de 30km. 

A trilha costuma demorar 3 dias para ser completada e é avaliada entre média e difícil. Ao longo do passeio também é possível encontrar cachoeiras e até mesmo passar pela Pedra do Sino que já mencionamos acima. 

6. Vale do Pati (BA)

Saindo do Rio para a Bahia, a trilha do Vale do Pati impressiona por sua grandiosidade. Dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, a travessia possui diferentes trajetos, todos aproveitados da época de escoamento do café pela região.

Protegido pelo Instituto Chico Mendes, o lugar tem três acessos diferentes e algumas famílias de moradores ao longo do trajeto. Com trechos íngremes, se trata de uma trilha mais complexa que demanda experiência. Ao final, porém, a sensação de vitória e seus benefícios se sobrepõem a qualquer dificuldade. 

7. Travessia dos Lençóis Maranhenses (MA)

Os Lençóis Maranhenses estão no topo da lista de locais mais bonitos do Brasil. No entanto, nem sempre é fácil curtir a paisagem com uma visita superficial. Saiba que apostar em trilhas a pé permite se aprofundar na cultura e na natureza local ao conferir todos os detalhes de perto. 

Com uma dificuldade média, o trajeto pelos Lençóis percorre cerca de 30 km. É comum que a travessia seja concluída entre quatro e cinco dias. Ao longo do caminho, é possível encontrar belezas naturais ainda intocadas e também os cenários paradisíacos que tornaram o local tão famoso. 

8. Praia do Rosa (SC)

Considerada um dos principais paraísos de Santa Catarina, a Praia do Rosa possui opções de trilhas igualmente impressionantes. Para quem quer um passeio mais longo, a trilha da Praia Vermelha é um prato cheio. Com dificuldade entre leve e média, há muitas placas e indicações de trajeto, dispensando a necessidade de guias. 

Agora, se a preferência envolve avistar animais, a dica é caminhar e sempre ficar de olho no mar, pois não é raro ver golfinhos e baleias passeando por lá. Enquanto isso, a trilha da Praia do Luz permite uma visão 360° da praia no Rosa Sul. 

Ao contar com várias encostas, a impressão é que a paisagem traz um abraço no mar. Portanto, se trata de uma vista extremamente relaxante e propícia para desconectar os pensamentos. 

Viajar é sempre uma oportunidade de deixar os problemas para trás. No entanto, fazer trilhas a pé vai muito além, sendo uma chance de relaxar a mente por completo e esquecer o estresse da rotina. Basta fazer as malas e escolher o que mais combina com suas preferências e de sua família durante as férias.

Está ansioso para se aventurar nas trilhas? Então leia também sobre como encontrar a hospedagem perfeita na Praia do Rosa e apreciar todas as suas belezas.

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

TRILHAS DO ROSA!!!

VAMOS JOGAR!!

BAIXE O E-BOOK!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

PINTEREST CASAMENTOS