Página Selecionada

Afinal, o ano sabático pode estimular o crescimento profissional?

Afinal, o ano sabático pode estimular o crescimento profissional?

Em um mercado sempre muito acelerado, fazer pausas parece improdutivo. No entanto, tirar ano sabático é um objetivo que vem crescendo no meio corporativo e se tornou tendência entre grandes empreendedores de diferentes segmentos. 

A ideia trata basicamente de interromper as atividades rotineiras e ficar o ano inteiro sem trabalhar ou estudar. Em um primeiro momento, pode soar como privilégio, entretanto, com o planejamento adequado, não é tão inacessível e pode trazer bons frutos. 

Mas, afinal, essa pausa é mesmo capaz de ajudar profissionalmente? Confira a resposta a seguir!

Entenda como funciona o ano sabático

No Brasil, assim que um estudante sai do ensino médio, é comum emendar com a faculdade. Depois, ainda durante a formação, começa a trabalhar e assim continua até a aposentadoria. Claro que existem férias e feriados, contudo, é diferente do ano sabático em que a meta é olhar para si mesmo com atenção e cuidado.

Esse período representa uma etapa de autoconhecimento que faz toda a diferença no crescimento pessoal e profissional. Dessa maneira, família, trabalho, prioridades, tudo deve ser avaliado no prazo de um ano de reflexão. 

Há quem aproveite para viajar e conhecer o mundo. Outros fazem voluntariado ou mesmo investem tempo em projetos sem fins lucrativos. A meta é sair da caixinha e explorar a rotina de forma menos rígida para aumentar a produtividade como consequência natural no retorno.

Saiba quais são os benefícios de fazer uma pausa

Apesar de gerar dúvidas a princípio, o ano sabático é uma oportunidade de viver novas experiências. E o resultado é o crescimento em todas as áreas — principalmente a profissional. Outros benefícios incluem ainda a chance de:

  • evoluir como pessoa: vivenciar novas situações contribui para a evolução pessoal e o aumento de empatia;
  • apostar em novos projetos: tirar sonhos da gaveta é uma forma de sair da zona de conforto e ir além na carreira;
  • viajar para descansar a mente: passar dias em uma praia tranquila ao lada família meditando contribui muito para a saúde mental;
  • perceber novas oportunidades: olhar as situações por outro ângulo permite enxergar soluções diferentes e caminhos inexplorados;
  • criar contatos: a chance de formar uma rede de conexões é mais alta quando você está aberto a encontros e interações.

Além disso, convém mencionar o aumento da inteligência emocional. Afinal, a capacidade de lidar com frustrações e reações inesperadas é essencial para qualquer profissional. 

Veja como o ano sabático ajuda na vida profissional 

Quando se fala em ano sabático, não se trata de pedir demissão e gastar todo o dinheiro que possui. Há quem planeje o período de pausa por anos. O ponto de partida é sempre economizar para conseguir viver sem uma renda fixa por tanto tempo. Além disso, aproveitar a imersão e se especializar em algo relevante na profissão. 

Dessa forma, é essencial encarar esse intervalo como uma chance de agregar valor ao trabalho e não colocá-lo em risco. E isso vai depender, especialmente, de um bom planejamento. Claro que podem surgir incertezas, porém, as vantagens tendem a ser mais seguras do que se imagina.

Em resumo, um ano sabático pode impulsionar tanto o crescimento profissional quanto o pessoal — sendo que ambos cada vez mais se relacionam. Desde que devidamente organizado com antecedência, o período de afastamento é capaz de relaxar a mente e garantir um retorno eficiente.

Já passou pela sua cabeça parar de trabalhar por um ano? Deixe seu comentário no post e nos conte quais são as principais ideias na hora de aproveitar o tempo de maneira inteligente.

Sobre o Autor

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

× Eu posso te ajudar!