Página Selecionada

7 tipos de vinhos e acompanhamentos que harmonizam com a praia

7 tipos de vinhos e acompanhamentos que harmonizam com a praia

Conhecer quais tipos de vinhos e acompanhamentos combinam com praia pode melhorar suas férias. O motivo é que substituir a famosa cerveja por opções elaboradas proporciona uma experiência que contempla os cinco sentidos de maneira única. Ficou curioso? 

Veja só como isso acontece: o olfato e o paladar são aguçados pelo vinho e os pratos que o acompanham. Já a visão fica encantada com o cenário paradisíaco. Enquanto o tato se reflete pelos pés na areia e a sensação refrescante de tocar a taça gelada. E, por último, a audição é o ponto alto do descanso com o som calmo do mar ao fundo. 

Gostou? Veja neste texto 7 dicas de vinhos e iguarias para criar sua própria experiência relaxante. Acompanhe:

1. Chardonnay com lagosta

Quando a ideia é relaxar e aproveitar o cenário paradisíaco do litoral, apostar em um Chardonnay com lagosta pode ser a escolha perfeita. Afinal de contas, os dias de verão representam a chance de sair da rotina em grande estilo ao se aventurar em novas combinações gastronômicas.

Por ter um sabor bastante suave, esse vinho tem um frescor exclusivo que faz toda a diferença enquanto você observa o mar em boa companhia. Além disso, a carne saborosa e encorpada da lagosta traz o contraponto perfeito para que a refeição não seja pesada antes de dar um mergulho, surfar ou até mesmo brincar com seu animal de estimação.

2. Rosé com tábuas de frios 

O vinho rosé gelado se encaixa com as cores acentuadas do fim de tarde em uma praia de águas cristalinas. Ao relaxar cercado de belezas naturais, você deve priorizar cardápios com pratos leves para voltar completamente revigorado dos dias de descanso. 

Tenha em mente que os rótulos de rosé harmonizam com tábuas de frios por conta do equilíbrio entre o sabor salgado dos queijos e o toque cítrico da bebida. Outro ponto alto é que existe uma série de alternativas com saladas de frutas que potencializam as características do vinho e se tornam democráticas até para quem tem intolerâncias alimentares. 

3. Pinot Noir com saladas

Diante de tantos tipos de vinhos, escolher um que case com seu gosto não é uma tarefa difícil. O Pinot Noir costuma ter um sabor mais sofisticado e atende bem até os paladares mais exigentes quando combinado com saladas. 

As notas frutadas que são o carro-chefe do rótulo fazem uma boa harmonização com molhos refrescantes, como maracujá, manjericão e hortelã. A partir disso, a experiência de colocar os pés na areia e segurar uma taça bem gelada faz da praia um refúgio repleto de boa gastronomia. 

4. Espumantes com camarão 

Se só de pensar em camarão fresco você já conta os dias para as férias, saiba que essa delícia fica ainda melhor com um bom espumante. O Brut, por exemplo, é um vinho espumante intenso que se encaixa com praticamente todos os frutos do mar. 

No entanto, o sabor fica ainda mais agradável quando combinado com camarões bem temperados por conta de sua textura mais seca. O mais importante é que a bebida esteja sempre na temperatura adequada com a intenção de alcançar todo o seu potencial. 

Para isso, tenha um balde de gelo com água gelada por perto enquanto estiver nas areias. Isso faz com que as vibrações naturais do líquido sejam preservadas diante do calor intenso e o sabor não sofra nenhuma alteração no momento do consumo. 

Pronto! Agora você já sabe quais são os tipos de vinhos e acompanhamentos que combinam com descanso na praia. Uma boa sugestão para conhecer mais sobre esse universo é ficar atento ao evento “Del Vino Praia do Rosa” que oferece anualmente em agosto uma programação intensa para os amantes da bebida. Tudo isso na paradisíaca Praia do Rosa, em Imbituba-SC.

5. Fondue de queijo: harmonizado com vinhos tintos ou brancos 

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o fondue de queijo – que é a receita mais clássica desse prato – harmoniza muito bem com os dois tipos de vinhos: tintos ou brancos.

Os brancos, de maneira geral, combinam adequadamente com a receita de queijo, entretanto, nós recomendamos as versões mais secas dessa bebida, feitos a partir da chardonnay ou da Sauvignon blanc, para acompanhar seu fondue.

Para quem prefere harmonizar esse tipo de fondue com um vinho tinto, prefira os mais suaves, como os Pinot Noirs.

6. Fondue de carne: prefira vinhos tintos

Receitas preparadas com carne sempre combinam muito bem com vinhos tintos. Para o fondue de carne, que pode ser preparada na chapa ou no óleo, recomenda-se vinhos tintos mais jovens, feitos especialmente com a uva Merlot ou os italianos feitos a partir da uva Primitivo.

Esses vinhos vão harmonizar bem com as carnes vermelhas, de frango ou suíno que podem ser usadas nesse tipo de fondue.

7. Fondue de chocolate: combine sempre com com vinhos doces

O fondue de chocolate não pode faltar quando o assunto é reunir os amigos ou a família em um dia mais frio. Para quem quer acertar na hora de harmonizar o fondue de chocolate, vale a pena pensar em vinhos mais adocicados, que complementam bem o papel de sobremesa desse prato.

A escolha mais clássica para essa harmonização são os vinhos do porto, que sempre vão muito bem com o sabor do chocolate. Mas para quem quer fugir do óbvio, a harmonização com safras de late harvest – que combinam tanto com o chocolate, quanto com as frutas que serão mergulhadas no fondue – pode ser uma excelente alternativa.

Gostou das informações deste artigo? Então deixe seu comentário no post e nos conte sobre sua bebida preferida em um dia de praia.

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

TRILHAS DO ROSA!!!

VAMOS JOGAR!!

BAIXE O E-BOOK!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

PINTEREST CASAMENTOS