Página Selecionada

O que fazer em Garopaba? 5 dicas para tornar a viagem incrível

O que fazer em Garopaba? 5 dicas para tornar a viagem incrível

Você está em dúvida sobre o que fazer em Garopaba? Saiba que visitar a cidade oferece uma experiência completa com atrações para diferentes tipos de viajantes. Esta grande versatilidade combinada com a beleza natural de praias exuberantes faz com que o local seja admirado e procurado por visitantes do Brasil e do mundo.

Além disso, as riquezas históricas e culturais da região chamam a atenção pelos inúmeros passeios relacionados à imigração de europeus e à chegada de turistas e surfistas na década de 70 que trouxe uma série de evoluções. Mas para aproveitar cada segundo e desvendar tudo o que existe de interessante na cidade, é importante criar uma programação personalizada.

Quer saber mais? Veja a seguir 5 dicas imperdíveis sobre o que fazer em Garopaba. Acompanhe!

1. Faça surf nas praias 

Garopaba recebeu o título de capital do surf catarinense por conta das praias que são verdadeiras máquinas de ondas e do clima extremamente agradável que faz a cabeça dos apaixonados pelo esporte. 

Dessa forma, além de curtir cenários de belezas exuberantes, o visitante pode montar uma espécie de rodízio para pegar onda em todas as praias da região. No entanto, o pico considerado parada obrigatória do esporte é a Praia do Silveira que é super famosa até mesmo para quem nunca subiu em uma prancha. 

Nos dias clássicos, as ondas por lá podem ultrapassar surpreendentes 12 pés entre os meses de maio e novembro. Outros pontos que costumam ser muito procurados pelos surfistas são a Praia do Ferrugem, que é uma das mais famosas do Sul do Brasil, Gamboa, Praia do Siriú, Barrinha e Praia do Centro. 

2. Descubra os sambaquis 

Os sambaquis também são responsáveis por muitas visitas em Garopaba. Na prática, se trata de diversos sítios arqueológicos com amontoados de conchas e peixes acumulados durante séculos que contam detalhes sobre a história cultural da região. De origem indígena, estes espaços datam, aproximadamente, de 4.000 a 2.000 anos atrás e estão atualmente protegidos como patrimônios culturais. 

Existem, por exemplo, várias evidências que mostram costumes curiosos dos habitantes da região, como o tipo de sepultamento usado junto dos resíduos, ossos e carcaças de peixes e os meios de armazenagem de alimentos. Inclusive, os sambaquis de Garopaba são considerados os maiores acervos arqueológicos do litoral sul do Brasil. 

3. Priorize o centro histórico ao buscar o que fazer em Garopaba   

E não é só nos Sambaquis que a história da região é contada. O centro histórico de Garopaba traz muito conteúdo cultural e belezas naturais para que o visitante embarque em uma verdadeira viagem no tempo. Um dos primeiros pontos interessantes é a arquitetura colonial preservada com diversas construções pitorescas. 

Todo o clima do centro histórico conta muito sobre a vida cotidiana na época colonial e apresenta a possibilidade de fazer um roteiro a pé que inclui visitação de museus, casas antigas, igrejas, prédios e monumentos históricos. O comércio local também é bastante forte com muitas opções de passeios personalizados, degustações culinárias, artesanatos e entretenimento. 

Os restaurantes de frutos do mar costumam ser os mais recomendados, mas existe uma grande diversidade de sabores que promete agradar até mesmo aos paladares mais exigentes. Sem contar que a noite da região é bastante animada e referência no litoral catarinense com bares, boates, festivais, shows e música ao vivo ao ar livre.

4. Conheça a fábrica da Mormaii e o Instituto Baleia Franca

As visitas à fábrica da Mormaii e ao Instituto Baleia Franca também fazem parte de um roteiro imperdível para quem procura o que fazer em Garopaba. A fábrica da famosa marca de roupas de neoprene e produtos esportivos oferece um passeio interessante pela história da sua criação e a visão inusitada de mercado do fundador. 

Estamos falando do médico Marco Aurélio Raimundo (Mocorongo) que chegou até Garopaba em 1970 para ajudar os moradores quando a cidade não tinha água tratada e luz elétrica. Com dificuldades para surfar no inverno por conta do frio, ele teve a ideia de criar peças de borracha que logo caíram no gosto dos surfistas. 

Além de ser quase uma aula de empreendedorismo e conhecer as curiosidades da Mormaii, o visitante também consegue comprar os produtos com preços mais atrativos. Já o passeio no Instituto Baleia Franca é ideal para os apaixonados por natureza que desejam se aprofundar na história deste animal e da cidade. Com uma equipe formada por biólogos e técnicos, existe uma tour até o avistamento das baleias francas pelo litoral durante a temporada.

5. Encante-se com a Praia do Rosa

A Praia do Rosa é parada obrigatória para todo mundo que vai até a região de Garopaba. Ela está localizada em Imbituba, há menos de 17 Km de distância, e com opção de ônibus direto saindo de Garopaba em um trajeto bem simples. Motivos não faltam para conhecer este paraíso no litoral catarinense. 

Cercada de muita natureza, a região foi eleita pelo jornal britânico “The Guardian” como uma das dez praias desconhecidas mais bonitas do mundo. E realmente é de impressionar qualquer visitante por reunir cenários deslumbrantes, águas cristalinas, mata atlântica preservada, vida marinha riquíssima e estrutura na medida certa. 

Uma boa sugestão para fazer um bate e volta saindo de Garopaba é usar a hospedagem no formato “Day Use”. Assim, o visitante pode aproveitar o conforto de todas as instalações da pousada escolhida, como piscina aquecida de frente para o mar, hidromassagem, restaurante com deck e chalés privativos pé na areia, e ainda conferir de perto os pontos que tornam o Rosa tão apaixonante. 

Conexão com a natureza

Os encantos da Praia do Rosa são tantos que ela é capaz de transformar uma visita rápida em uma experiência revigorante e inesquecível. Além de tomar banho de mar e relaxar na areia, a sua programação pode incluir conhecer as trilhas da região cercadas por mata atlântica, mergulhar nas piscinas naturais e tomar aquele banho delicioso de cachoeira

Como a cereja do bolo, existem ainda passeios voltados para conhecer a culinária local e aproveitar sabores diferentes em uma vibe bem descontraída. Um bom exemplo disso é o Solar Café & Bar que conta com um cardápio repleto de pizzas, espetinhos, linguiça bola, cervejas, vinhos e, claro, cafés deliciosos.

Agora você já sabe o que fazer em Garopaba e como aproveitar as férias no litoral de Santa Catarina para voltar revigorado ao dia a dia. Cada detalhe na região é apaixonante e traz opções de divertimento, lazer e conexão com a natureza para diferentes tipos de turistas. Sem contar que quem visita Garopaba e a Praia do Rosa, certamente, fica ansioso para voltar mais vezes. 

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e leia também sobre como funciona o “Day Use” na Praia do Rosa e o que priorizar para um dia incrível.

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

TRILHAS DO ROSA!!!

VAMOS JOGAR!!

BAIXE O E-BOOK!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

PINTEREST CASAMENTOS