Página Selecionada

Saiba como observar baleias na Praia do Rosa

Saiba como observar baleias na Praia do Rosa

O litoral de Santa Catarina possui atrativos únicos. Entre os principais está a possibilidade de observar baleia-franca na Praia do Rosa. Conhecido como um dos balneários mais bonitos do mundo, o local fica no município de Imbituba e recebe uma série de visitantes curiosos para acompanhar as belezas dos animais marinhos de pertinho. 

Vale lembrar também que a natureza inexplorada faz parte de uma área de preservação ambiental que permite passeios em trilhas, agitos no centrinho, prática de surf e até meditação. Ou seja, existem atrações tanto para quem quer aproveitar as férias para descansar quanto para curtição em família. 

Gostou da ideia? Vamos mostrar dicas essenciais para aproveitar o espetáculo das baleias-francas no litoral de Santa Catarina. Acompanhe:

Descubra quando as baleias-francas visitam a Praia do Rosa

Com até 17 metros e cerca de 5 toneladas, as baleias-francas são fáceis de reconhecer. No entanto, não estão presentes nas águas da Praia do Rosa durante todo o ano. Na verdade, elas começam a chegar em meados de julho com intenção de fazer com que seus filhotes nasçam em segurança. 

O que acontece é que a praia mais famosa do litoral sul de SC possui um mar raso e com temperatura amena. Tais características contribuem para a sensação de conforto das baleias que buscam um local longe de predadores até que seus filhotes cresçam o suficiente para se defenderem.

Para quem quer observá-los, a visita ao litoral deve ser entre julho e outubro. É nesse período que acontece a maior concentração dos grandes mamíferos marinhos em alguns pontos da região. 

Leve binóculos e lunetas para a observação

Embora não exista nenhuma garantia de que todos os turistas vão avistar as baleias, a melhor solução é se preparar adequadamente para não perder nada. Uma das dicas mais importantes para quem visita a praia do Rosa é levar binóculos ou lunetas.

Detalhes únicos

Ainda que seja possível ver os animais de longe, os atrativos estão nos detalhes. A baleia-franca apresenta calosidades nas laterais e no alto da cabeça. Essas características funcionam como uma impressão digital, já que cada uma conta com formatos próprios. 

Outra coisa que você não vai querer perder é o momento em que realiza o esguicho em formato de “V”. A água arremessada alcança a altura de até 8 metros em um espetáculo único. 

Para ter uma visão melhor das enseadas, onde as baleias costumam aparecer, é importante encontrar um local alto. Uma pedra ou mesmo um morro facilitam a observação. Dessa forma, vale pedir dicas aos moradores locais ou colaboradores da sua pousada e pesquisar trilhas que levem até os mirantes mais eficientes. 

Invista em hospedagens bem localizadas

Enquanto você espera pela aparição da famosa baleia-franca, é interessante ter alternativas de entretenimento. A Pousada Fazenda Verde, por exemplo, está localizada à beira do mar em um ponto estratégico para as melhores vistas da região.

Assim, além de ficar perto da areia para observar qualquer visita das baleias, o acesso para curtir a praia acontece por um caminho exclusivo. Vale ressaltar também que a equipe experiente consegue oferecer excelentes dicas sobre os mirantes mais disputados. 

Para encerrar, saiba que a Praia do Rosa já foi eleita um dos paraísos mais bonitos do mundo. Portanto, se trata de um destino ainda mais especial por contar com a chance de observar a baleia-franca e se impressionar com o show da natureza bem de perto. 

E se você está em dúvida sobre onde se hospedar para aproveitar cada cantinho da região, aproveite para ler este artigo sobre como encontrar a hospedagem perfeita no litoral sul de Santa Catarina.

Sobre o Autor

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

× Eu posso te ajudar!