Página Selecionada

Praia de Ibiraquera: 5 dicas para aproveitar os encantos da região

Praia de Ibiraquera: 5 dicas para aproveitar os encantos da região

A Praia de Ibiraquera é uma das principais do litoral catarinense e recebe visitantes do Brasil e do mundo que se encantam com as paisagens belíssimas e a conexão com a natureza. Localizada no município de Imbituba, a região se transformou em referência na prática de esportes aquáticos por conta dos fortes ventos. 

Muito de seu crescimento nos últimos anos, inclusive, se deve a grande quantidade de atletas que circulam pelas águas. No entanto, mesmo ganhando em estrutura, Ibiraquera conseguiu preservar o clima tranquilo e relaxante na medida que tanto agrada quem busca aproveitar todas as suas atrações. 

Quer saber mais? Vamos mostrar 5 dicas imperdíveis para descobrir todos os encantos da Praia de Ibiraquera. Acompanhe! 

1. Aproveite os ventos para praticar esportes aquáticos 

A Praia de Ibiraquera recebe muitos turistas em busca dos ventos fortes que são característicos da região e proporcionam boas condições para esportes aquáticos. Entre os principais estão windsurf, surf e kitesurf, que foram fundamentais no movimento de crescimento da estrutura da praia conhecida como um point de atletas há décadas.

Um dos fatores que mais contribui para a alta incidência de ventos é a sua localização privilegiada com uma ampla extensão de águas abertas. Inclusive, a Ibiraquera é o destino da Wave Contest, uma das mais populares competições de vela wave latino-americana que reúne diversos atletas nacionais e internacionais. 

2. Relaxe no encontro das águas do mar com a Lagoa de Ibiraquera

O encontro das águas do mar com a Lagoa de Ibiraquera é um dos pontos mais procurados da região por ser bastante versátil. Mesmo com a água salobra, em determinadas épocas, os moradores abrem um canal de maneira artificial que faz ligação direta entre a lagoa e o mar.

Normalmente, este processo acontece para renovar as águas e ajudar na pesca de tainha que é uma das principais atividades locais. O resultado se transforma em uma opção de lazer que encanta, especialmente, as crianças pelas águas quentinhas e proporciona um ponto de relaxamento aos visitantes de todas as idades.

Sem contar que é na lagoa de Ibiraquera que os apaixonados por caiaque e stand up paddle encontram o clima ideal para esportes menos intensos. E caso os visitantes queiram se aventurar nestas modalidades, existem aluguéis de equipamentos disponíveis em diferentes partes da praia.

3. Tenha boas experiências gastronômicas na Praia de Ibiraquera

Comer bem é um dos principais atrativos para quem visita a Praia de Ibiraquera. A tainha, como citamos no tópico anterior, é um prato imperdível na região e existem alguns lugares que devem entrar no seu roteiro gastronômico. 

O restaurante Zequinha, que é tocado pelos filhos do fundador, traz uma comida deliciosa e fresquinha com opções de receitas típicas de Ibiraquera. Agora, se você gosta de um ambiente mais badalado, o restaurante Tartaruga é uma ótima pedida. 

Com ampla variedade no cardápio, o local costuma atrair muitos clientes por oferecer um revigorante almoço pós-praia. Mas vale lembrar que nem todos os restaurantes abrem fora de temporada e, por isso, é importante consultar previamente a disponibilidade.

4. Caminhe pela areia até a Praia do Luz 

Para os amantes de cenários incríveis e contato com a natureza, é possível caminhar pela areia até a Praia do Luz , que fica entre Ibiraquera e a Praia do Rosa. Por lá, existe um cenário completamente preservado e rústico, com piscinas naturais de águas cristalinas formadas na maré baixa. O mar também é uma atração à parte por conta das pequenas ondas que se entrelaçam com as areias moldadas por pedras em um ambiente de pura tranquilidade.

5. Aprecie o pôr do sol extremamente badalado

O pôr do sol na Praia de Ibiraquera é considerado um grande evento por moradores e turistas. Afinal, muitos dizem que as cores e os níveis de beleza não podem ser reproduzidos com exatidão por vídeos e fotografias. Somente pessoalmente é possível enxergar as nuances e sentir a energia diferenciada.

O charme adicional no pôr do sol de Ibiraquera surge porque o sol se esconde por trás das montanhas da serra do mar e o céu fica completamente dourado. Em seguida, as águas do mar e da lagoa refletem os tons como se estivessem em chamas, o que cria um visual capaz de fazer cair o queixo até dos mais céticos. 

6. Visite a praia do Rosa

Visitar a Praia de Ibiraquera e não conhecer a Praia do Rosa é um dos maiores pecados para os fãs da natureza deslumbrante da região. Existem diversas maneiras de chegar até o Rosa saindo de Ibiraquera e muitas delas se transformam em uma experiência adicional na hora de descobrir os detalhes das paisagens. 

A distância entre as duas praias é de cerca de 18 km e o trajeto leva, em média, 30 minutos de carro. O visitante que optar por rapidez e conforto na viagem, pode alugar um veículo ou usar um dos serviços de transporte disponíveis. Há também a opção de ônibus direto que parte da rodoviária de Imbituba e de alguns pontos específicos na Praia de Ibiraquera. 

No entanto, fora de temporada é importante verificar com antecedência sobre os horários e a frequência de saída. Mesmo que a sua estadia em Imbituba seja de curta temporada, vale reservar pelo menos um dia para se encantar com os diferenciais do Rosa. Depois da primeira vez, certamente, o balneário vai entrar na sua lista de prioridades em destinos de férias.

Day Use na Praia do Rosa

Além do mar de águas cristalinas, trilhas de diferentes intensidades, cachoeiras, piscinas naturais e vistas incríveis, o Rosa também oferece boas opções gastronômicas e uma estrutura completa em hospedagem. Diante disso, uma excelente sugestão para quem sai de Ibiraquera e vai conhecer a região é apostar em uma estadia Day Use. 

É um modelo de reserva de curta duração que costuma começar pela manhã e ser encerrado no final do dia. O hóspede, aqui, pode acessar todas as instalações do hotel ou pousada durante o período e ter uma experiência pé na areia com o máximo de conforto e atendimento diferenciado para priorizar as suas preferências de passeios. 

A Praia de Ibiraquera realmente é um paraíso no litoral de Santa Catarina com possibilidades de relaxamento e diversão para todos os tipos de viajantes. Porém, o seu roteiro turístico só vai ficar completo ao conhecer também a Praia do Rosa que é imperdível tanto pelas belezas naturais quanto pela excelente estrutura. 

Gostou das nossas dicas? Então confira outro artigo que tira todas as dúvidas sobre o formato de hospedagem Day Use na Praia do Rosa

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

TRILHAS DO ROSA!!!

VAMOS JOGAR!!

BAIXE O E-BOOK!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

PINTEREST CASAMENTOS