6 técnicas de respiração para relaxar em conexão com a natureza
Respirar é uma função do organismo que podemos controlar e isso é capaz de fazer maravilhas pela nossa saúde. No entanto, poucas pessoas aplicam técnicas de respiração capazes de melhorar o funcionamento do cérebro, auxiliar na redução da ansiedade e criar verdadeiros refúgios contra a sobrecarga do dia a dia.
Claro que o processo na hora de transformar exercícios respiratórios em hábitos exige uma boa dose de disciplina. Por isso, a melhor forma de começar é em conexão com a natureza, próximo ao mar e ao ar livre em um destino de férias repleto de possibilidades de relaxamento.
Quer saber mais? Vamos mostrar 6 técnicas de respiração para treinar os seus pensamentos e se desconectar.
1. Respiração diafragmática
Esta técnica envolve respirar de maneira profunda e lenta do fundo do abdômen até encher os pulmões durante a inalação de ar usando o diafragma (grande músculo localizado abaixo da nossa caixa torácica). A respiração somente pelo tórax, que praticamos normalmente, é o oposto da respiração diafragmática e acontece de forma superficial.
Assim, aumentam as chances de desenvolver um quadro de fadiga, sensação de peso no corpo e estresse acumulado. Quando o diafragma fica contraído, a barriga expande para fora. Já no momento de exalar o ar, o diafragma retrai novamente para dentro.
Então, sempre que você estiver sobrecarregado ou extremamente nervoso, lembre-se da máxima de respirar fundo e lentamente para que seja enviada uma mensagem ao cérebro capaz de instigar o relaxamento.
2. Respiração de lábios franzidos
Respirar com os lábios franzidos é uma excelente maneira de desacelerar a respiração e melhorar o funcionamento do pulmão. Se trata de um procedimento simples para iniciantes que pode ser feito em casa ou de preferência em um local ao ar livre, com uma bela paisagem e bastante ar puro.
Esta técnica mantém as vias aéreas abertas por mais tempo e, por este motivo, potencializa a troca de dióxido de carbono e oxigênio. Além disso, reduz o trabalho de respirar e envia mensagens relaxantes ao cérebro. Para praticá-la, é necessário inspirar o ar devagar pelas narinas, apertar os lábios, expirar o mais devagar que conseguir pelos lábios franzidos e repetir durante alguns minutos.
3. Respiração alternada pela narina
A técnica de respiração alternada pela narina costuma ser muito usada no controle de ansiedade e inquietação da mente. Bastam poucos minutos por dia para já sentir uma boa diferença no gerenciamento das emoções, melhora da fadiga, da liberação da tensão acumulada e do sono.
Além disso, ajuda a liberar os canais de energia bloqueados no corpo. O primeiro passo para colocá-la em prática é sentar-se em uma posição confortável com as pernas cruzadas. Coloque a mão esquerda em cima do joelho esquerdo e, em seguida, leve a mão direita em direção ao nariz.
Expire de maneira completa e utilize o polegar direito para fechar essa narina. Inspire pela narina esquerda e logo depois feche a mesma com os dedos. Abra a narina direita e expire. Feche-a e expire agora pela narina esquerda. Continue o processo alternado por três minutos.
4. Respiração com atenção
Sabe aqueles dias em que você só pensa em sair correndo do trabalho para conseguir descansar por cinco minutos? Pois bem, o método da respiração com atenção é um importante aliado na hora de deixar de lado a rotina frenética e recuperar a concentração e o equilíbrio emocional.
Para ter resultados ainda melhores enquanto realiza a técnica, eleve os seus pensamentos em um local de calma, como uma paisagem na praia, uma trilha com muito verde ou repita frases positivas que trazem otimismo.
Escolha um local confortável para sentar-se e feche os olhos. Inspire e visualize na mente o ar que entra em seu pulmão cheio de vitalidade, paz e boas energias. Sinta este ar tomando conta de todas as partes do seu corpo junto de sensações tranquilas. Ao expirar, visualize o ar indo embora e levando com ele toda a angústia, ansiedade e estresse.
5. Respiração ressonante
A prática correta da respiração ressonante precisa ser feita com cinco repetições completas. O processo é muito fácil, basta inspirar e expirar contando até cinco. Este tipo de exercício pode ser feito em mais de um momento por dia, conforme você sentir necessidade.
Durante uma caminhada ao ar livre, por exemplo, é uma boa hora para incluir a respiração ressonante, já que o ritmo dos passos funciona como uma referência que ajuda a manter o corpo na frequência correta de cada respiro.
6. Respiração quadrada
Como o próprio nome sugere, esta técnica se divide em quatro etapas que precisam ser realizadas durante o mesmo período se dividindo entre ações e pausas. Inspire devagar contando até três, segure o ar durante mais três segundos e expire contando também até três.
Depois disso, mantenha o ar preso por mais três segundos. O mais indicado é iniciar a prática com contagens baixas, porém, conforme se sentir mais preparado, elas podem ir aumentando gradativamente, mas sempre devem ser alternadas por igual.
Bônus: potencialize os resultados
As técnicas de respiração podem apresentar resultados ainda melhores quando aplicadas durante as férias para que se tornem hábitos ao voltar para a rotina. Escolha um destino paradisíaco que traga conexão com a natureza, bastante ar puro e a possibilidade de fazer trilhas com vegetação de mata atlântica (excelentes no treinamento de respiração).
Outro ponto muito importante é associar as técnicas à prática de esportes que são essenciais na busca por mais concentração, expansão dos pensamentos e disposição. Então, dê preferência para uma estrutura completa, com o melhor do que a natureza pode oferecer e a chance de aproveitar dias prazerosos tanto no mar com o surfe quanto na areia com o Beach Tennis e o Padel.
Agora você já conhece as principais técnicas de respiração que fazem a diferença nas percepções das emoções. Mesmo que no início pareça complicado acalmar os pensamentos ao colocá-las em prática, tente diariamente e aumente de maneira gradativa o tempo dos exercícios para ter resultados perceptíveis e estimular novos padrões.
Gostou das informações do artigo? Então leia também sobre o que é turismo de experiência e como montar as férias dos seus sonhos.
Reveja
0%
Resumo Respirar é uma função do organismo que podemos controlar e isso é capaz de fazer maravilhas pela nossa saúde. No entanto, poucas pessoas aplicam técnicas de respiração capazes de melhorar o funcionamento do cérebro, auxiliar na redução da ansiedade e criar verdadeiros refúgios.