Página Selecionada

Piscina aquecida: veja 10 benefícios que valem o mergulho!

Piscina aquecida: veja 10 benefícios que valem o mergulho!

A imersão em piscina aquecida traz uma série de benefícios para a saúde e atua diretamente no relaxamento do corpo e da mente. De fato, se depois de um dia extremamente cansativo, tudo o que você precisa é de um banho quentinho, saiba que mergulhar em água aquecida tem efeitos milagrosos no alívio do esgotamento.

Esse tipo de prática terapêutica não é recente. Durante o século XVII, os europeus criaram o chamado banho turco com o intuito de acelerar a recuperação de doenças e aliviar a retenção de líquido. Já os romanos, disseminaram os efeitos da imersão em água quente com as construções de termas públicas. 

Ficou curioso sobre tudo o que uma piscina aquecida pode fazer pelo seu bem estar e saúde? Então leia o artigo a seguir e confira os 10 principais benefícios. 

1. Redução dos níveis de estresse e ansiedade 

Poucas coisas são tão relaxantes quanto sentir a água quente cair no corpo durante o banho, não é mesmo? No caso do mergulho em piscina aquecida, esta agradável sensação é potencializada e traz excelentes resultados na redução dos níveis de estresse e ansiedade. 

Isso porque o calor manda uma mensagem ao nosso cérebro que diz que é hora de descansar e ativa os hormônios do bem-estar. Sem contar que por nos sentirmos mais leves dentro da água, uma piscina aquecida é o local perfeito na hora de praticar exercícios com efeitos relaxantes.

2. Alívio das dores musculares

Se você sofre com dores musculares, o calor da piscina de água quente também pode fazer maravilhas. O que acontece, aqui, é que a dilatação dos vasos sanguíneos durante o momento de imersão aumenta a passagem do fluxo de sangue e isso alivia as dores localizadas nos músculos, especialmente depois de praticar atividades físicas. 

3. Agiliza a cura do organismo

A água quente em uma piscina aquecida tem o poder de estimular as principais funções do organismo. Assim, as reações químicas se tornam mais rápidas e fazem com que o seu corpo entenda que deve aumentar a velocidade do processo de cura. Tudo isso sem descuidar do equilíbrio necessário para manter a saúde mental em dia. 

4. Auxilia no processo de fisioterapia

Os banhos de imersão em água aquecida ganham cada vez mais destaque na área da saúde e nos processos de fisioterapia de maneira geral. Além de serem considerados essenciais no tratamento adicional em pessoas que tiveram AVC e como potencializadores da qualidade de vida de idosos com dificuldades de locomoção.

5. Regeneração da pele na piscina aquecida

A piscina de água aquecida funciona ainda como um verdadeiro spa para os cuidados com a pele. O calor da água acelera o processo de regeneração celular e faz com que as células mortas sejam substituídas de maneira mais rápida. Outro ponto positivo é que o contato da pele com a água aquecida provoca uma espécie de esfoliação natural que elimina substâncias infecciosas.

6. Redução da pressão arterial

De acordo com uma pesquisa pioneira realizada pelo Laboratório de Insuficiência Cardíaca do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo, os poderes da hidroginástica na água quente foram de grande impacto na redução da pressão arterial. Os benefícios já podem ser sentidos apenas com caminhadas leves dentro da piscina.

7. Opção de lazer no inverno

Durante as férias de inverno, as piscinas ao ar livre se tornam opções inviáveis diante das baixas temperaturas. Por conta disso, a piscina aquecida se transforma em uma excelente maneira de se divertir e aproveitar o tempo livre. Ao viajar com crianças e pets, por exemplo, o espaço pode render uma série de brincadeiras e representa um alto gasto de energia.

8. Redução de sintomas de gripes e resfriados 

Mergulhar em água aquecida é um diferencial na hora de combater os sintomas de gripes e resfriados. Além de sentir de imediato um alívio nos sintomas, como as dores no corpo, ainda é possível auxiliar o organismo a se livrar do vírus.

Este efeito é provocado pelo suor do nosso corpo ao sair da piscina aquecida. O processo de esquenta e esfria no organismo acelera a eliminação de vírus e é um diferencial e tanto no aumento da imunidade.

9. Alívio das dores de cabeça 

Para quem sofre com crises de enxaqueca ou outros tipos de dores de cabeça, o banho de piscina aquecida se transforma em um importante aliado. Depois de cerca de 20 minutos de imersão, o calor da água começa a expandir os vasos sanguíneos das pernas e dos pés e ajuda a circular o sangue que está concentrado na parte de cima do corpo. 

Diferente dos exercícios realizados em ambientes de academia, por exemplo, a movimentação em uma piscina aquecida traz desafios para todo o corpo de uma única vez e isso faz com que as articulações fiquem mais flexíveis. Em função disso, os hormônios que atuam no alívio das dores são liberados e diminuem a incidência de crises. 

10. Melhora a qualidade do sono

É notável a diferença na qualidade do sono depois de tomar um simples banho quente de chuveiro. Imagine só o que pode acontecer ao passar um longo período com o corpo imerso em uma piscina aquecida. 

Se você tem dificuldades de ter noites tranquilas por conta de uma rotina intensa no trabalho que gera ansiedade e estresse, a água quente representa uma forma eficiente de acalmar o corpo e a mente. Isso se deve a melhora da circulação sanguínea e ao estímulo da termorregulação do organismo. 

A nossa temperatura corporal está diretamente ligada ao relógio biológico responsável por orientar o melhor momento para pegar no sono e relaxar a mente. Sendo assim, o melhor caminho em busca dos benefícios do banho de piscina relacionados ao sono é aproveitá-lo por volta de três a duas horas antes de deitar.

Agora você conhece quais são os principais benefícios de um bom mergulho na piscina aquecida. Para fugir das preocupações da rotina e ter momentos de descanso com qualidade no dia de folga, uma opção cada vez mais procurada é o esquema de “Day Use” na Praia do Rosa em que é possível curtir uma pousada com piscina aquecida em condições especiais. 

Gostou da ideia? Então leia também este artigo e saiba mais sobre como funciona o “Day Use” na Praia do Rosa

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

TRILHAS DO ROSA!!!

VAMOS JOGAR!!

BAIXE O E-BOOK!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

PINTEREST CASAMENTOS