Página Selecionada

Pontos turísticos de Imbituba: 8 opções para um roteiro completo

Pontos turísticos de Imbituba: 8 opções para um roteiro completo

Fazer uma viagem que passa pelos principais pontos turísticos de Imbituba é realmente uma experiência inesquecível. Isso porque a famosa região do litoral catarinense concentra passeios capazes de deixar os turistas abismados pela enorme quantidade de belezas naturais. 

Vale destacar que, além das praias deslumbrantes, Imbituba ainda tem um forte apelo na preservação cultural, em projetos ambientais e no turismo comunitário. Por isso, diante de tantas opções versáteis, o seu roteiro deve ser pensado cuidadosamente para que nada de importante fique de fora.

A seguir, vamos mostrar 8 opções de pontos turísticos imperdíveis de Imbituba e os seus principais diferenciais. Confira! 

1. Passe pelas dunas da Ribanceira

As dunas da Ribanceira estão no topo da lista dos pontos turísticos mais procurados de Imbituba. Elas ficam situadas entre as praias de Ibiraquera e da Ribanceira e apresentam uma paisagem considerada bastante impactante visualmente. 

Um adicional que costuma atrair muitos aventureiros é a concentração de picos de esportes na região, como o sandboard. Para quem visita Imbituba e deseja passar por lá, a maneira mais simples de chegar é estacionar o carro na frente da praia e fazer a subida a pé. 

2. Faça turismo comunitário 

O turismo comunitário é forte em Imbituba, especialmente em Garopaba, por conta dos diversos sítios arqueológicos presentes na região (os sambaquis). Estes espaços reúnem amontoados de peixes acumulados por vários séculos que contam em detalhes uma série de curiosidades culturais.

Durante a visita aos sambaquis, é possível conferir evidências de costumes específicos do passado, como o meio de armazenagem dos alimentos e o sepultamento dos mortos. Além disso, o Centro Histórico de Garopaba traz muitas riquezas naturais e proporciona um passeio inesquecível.

3. Conheça a sede do projeto Baleia Franca

O projeto Baleia Franca representa uma parada imperdível dentro do roteiro de pontos turísticos de Imbituba. Aqui, os apaixonados por animais e natureza podem se aprofundar na história das baleias e da cidade de modo geral. 

Todas as etapas do passeio são guiadas por uma equipe formada por biólogos e técnicos que tornam a experiência enriquecedora. O ponto alto fica por conta de uma tour até o avistamento das baleias pelo litoral entre os meses de julho e novembro. 

4. Vá até o Farol da Praia da Vila

O Farol da Praia da Vila está localizado em um dos pontos considerados mais legais da região de Imbituba. Sua inauguração aconteceu em 1918 e a construção é feita com colunas de alvenaria de 7 metros de altura. 

Para chegar até o Farol, o visitante precisa pegar uma trilha que foi aberta nos anos 2.000 com o intuito de incentivar o turismo sustentável no litoral catarinense. Em todas as etapas do caminho, o visual da praia é de cair o queixo e faz cada segundo da trilha valer a pena.

5. Visite igrejas centenárias

Imbituba tem diversas igrejas centenárias com arquitetura surpreendente e encantadora. Por meio destas construções é possível ter um olhar diferenciado sobre a história da região e como a fé era estimulada em épocas passadas. 

Entre os principais destaques, estão a Igreja de Sant’Ana de Vila Nova que foi construída por açorianos e é tombada como patrimônio cultural de Santa Catarina e a Igreja de Santa Ana-Mirim, localizada no bairro Mirim que é um dos mais antigos distritos de Imbituba.

6. Aproveite as lagoas 

Em uma viagem focada em diversão e relaxamento, aproveitar as lagoas de Imbituba deve ser o ponto alto do roteiro. Uma das mais famosas, é a Lagoa de Ibiraquera que fica perto da Praia do Rosa e do Centro e é uma das mais procuradas por turistas. O principal motivo do seu sucesso está na combinação de águas tranquilas com um clima agradável que torna o destino perfeito para famílias com crianças e amantes de esportes aquáticos, como o Kitesurf. Outra lagoa que merece destaque é a Lagoa do Meio que fica, justamente, no meio da Praia do Rosa. 

Tem temperatura amena e um visual incrível com muito verde ao redor. É ideal para recarregar as energias, tomar sol ou até mesmo alugar um caiaque. Em alguns momentos do ano, suas águas se encontram com o mar e os peixinhos atravessam para o lado doce, criando um verdadeiro espetáculo.

7. Desbrave as ilhas

Passear pelas ilhas de Imbituba é uma experiência única para quem ama se conectar com a natureza. Uma das mais procuradas é a Ilha do Batuta, que está localizada na Barra de Ibiraquera e é considerada um viveiro natural de espécies de aves encantadoras. 

Possui uma vegetação extremamente rica que faz com que o local seja bastante visitado por biólogos. Mesmo não sendo uma região habitada, a ilha é um importante passeio turístico da região pela tranquilidade e a intensa beleza natural.

Ilha das Araras

Outro destaque fica por conta da Ilha das Araras que está a aproximadamente 3 km da costa de Imbituba. É uma pequena ilha desabitada que pode ser vista da praia e oferece momentos de pleno relaxamento por ser sempre pouco movimentada. 

Existem ainda as ilhas de Santana de Dentro e Santana de Fora que estão na Praia da Vila. As duas pequenas ilhas ficam exatamente no ponto em que nasceu o surf em Santa Catarina entre as ondas que batem na parte do canto da praia. 

Para os visitantes mais curiosos, é possível fazer passeios entre as pedras e, assim, contemplar o visual das ilhas. Em algumas ocasiões, existe a chance de acessar a pé Santana de Dentro quando a maré está baixa.

8. Monte um roteiro dos pontos turísticos de Imbituba com as principais praias 

E como não poderia faltar no roteiro turístico de Imbituba, vamos falar sobre as praias que são o principal atrativo da região e trazem turistas de todo o mundo. A lista conta com, pelo menos, 9 praias que se destacam como verdadeiros paraísos naturais e entregam todas as diversões típicas de destinos litorâneos. Veja abaixo os nomes: 

  • Praia da Luz;
  • Barra de Ibiraquera;
  • Praia Vermelha;
  • Praia da Vila;
  • Itapirubá;
  • Praia do Porto;
  • Praia da Ribanceira;
  • Praia D’Água;
  • Praia do Rosa. 

De modo geral, todas são excelentes pontos para mergulhar, relaxar e apreciar a natureza. A Praia do Rosa, da Vila e de Ibiraquera contam com mais opções de estrutura com pousadas completas, passeios e acesso à gastronomia diferenciada.

Agora ficou claro quais são os principais pontos turísticos de Imbituba e como montar um roteiro super completo para desbravar a região. Inclusive, uma excelente maneira de aproveitar os encantos da Praia do Rosa e toda a sua estrutura é procurar por uma hospedagem no formato “Day Use” que permite ao turista passar um dia na região e ainda descansar com atendimento personalizado. 

Gostou das informações do artigo? Então aproveite e leia também sobre como funciona o “Day Use” na Praia do Rosa.

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

TRILHAS DO ROSA!!!

VAMOS JOGAR!!

BAIXE O E-BOOK!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

PINTEREST CASAMENTOS