Página Selecionada

Viajar com seu pet? Saiba como fazer o transporte com segurança.

Viajar com seu pet? Saiba como fazer o transporte com segurança.

Para amantes dos animais, os pets de estimação são como família e viajar sem eles já não é mais uma opção para as férias em família. Entretanto, para realizar o transporte do seu pet com segurança é necessário ficar atento a fatores como meio de transporte, lei e o conforto do animal, porque você não vai querer nenhum imprevisto na sua viagem, não é mesmo?

 

Legislação sobre o transporte de animais em carros de passeio

 

Quem já colocou seu pet para pegar um ventinho na janela do carro, preste atenção porque esse post é pra você.

Sabemos que os bichinhos adoram ficar soltos pelo veículo e pular de um banco para outro para ver todo movimento que acontece ao seu redor, mas saiba que transportar seu animal solto no carro, além de ser perigoso para ele e para você, também é uma infração de trânsito.

Apesar de não existirem leis concretos sobre o transporte dos animais nos veículos, alguns artigos do Código de Trânsito Brasileiro citam infrações sobre o deslocamento dos pets, por exemplo:

 Art. 235. Considera-se infração grave, com penalidade por multa, perda de pontos na carteira e retenção de veículo para transbordo, “conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo quando devidamente autorizado”. 

Ou seja, pelos ao vento na janela do carro, ou transporte solto em caçambas e pickups é proibido.

Art. 252.  De acordo com o inciso II, considera-se infração média, com penalidade por multa e perda de pontos na carteira, dirigir o veículo “transportando pessoas, animais ou volumes à sua esquerda, ou entre braços e pernas”.

Nesse caso, refere-se ao transporte dos animais no colo do motorista, ou no banco do carona e até mesmo soltos entre as pernas. 

 

Dicas para viajar em segurança com seu pet

 

É importante salientar que a legislação não proíbe o transporte de pet no colo de um passageiro no banco traseiro, mas pela segurança do seu animal e de todas as pessoas no veículo opte por mantê-lo preso em uma caixa de transporte, ou guia peitoral. 

Já existem no mercado pet guias e caixas com encaixe próprio para cintos de carro, dessa forma seu animalzinho também fica protegido contra acidentes e frenagens bruscas.  

Mais algumas dicas importantes para lembrar na viagem do seu pet são:

  • Faça pausas para seu pet beber e esticar as pernas, principalmente em dias quentes. Viagens não são habituais para animais, o que pode deixá-lo bastante estressado.
  • Não o alimente, pelo menos 3 horas antes de viajar, assim você evita que seu parceiro enjoe e faça sujeira no seu carro.
  • Não esqueça de revisar as vacinas antes de viajar, saúde é prioridade.
  • Identifique seu animal para o caso de ele se soltar em alguma parada de sua viagem e não se perder. 
  • Para animais muito estressados, consulte um veterinário para obter calmantes naturais e ajudar seu pet.

Use essa lista como um checklist para sua viagem com seu pet e monitore as reações dele durante o percurso, assim você também vai entender melhor suas necessidades e dificuldades com esse movimento diferente. 

Também é importante lembrar que o destino final da sua viagem deva ser pet-friendly, afinal você também quer que os dias sejam especiais para seu bichinho de estimação. Escolha hotéis e pousadas com estrutura para atendê-los, espaços para brincar e cansar muito nas férias.

Se você gostou dessas dicas, aproveite para ler mais sobre Pousadas pet friendly na Praia do Rosa e curta bons dias com pet.

Neco & Rose Agrifoglio

“Dedicados a entregar a melhor experiência em hospedagem à beira-mar, casamentos, destination weddings e eventos na Fazenda Verde!”

BAIXE O E-BOOK!!

TRILHAS DO ROSA!!!

VAMOS JOGAR!!

BAIXE O E-BOOK!!

Mandioca e Farinha

BAIXE O E-BOOK!

BAIXE O E-BOOK!!

BAIXE O E-BOOK!!

PINTEREST CASAMENTOS